“ADOTADOS”- SÉRIE SOBRE BRASILEIROS CRIADOS POR ISRAELENSES, ESTREOU DIA 9, NO CANAL INVESTIGAÇÃO DISCOVERY

Gravada em Israel, produção da Iracema Rosa Filmes aborda a história de crianças que foram para Israel nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente com idades entre 30 e 40 anos, os adotados buscam por suas origens, sobretudo pelos pais biológicos.


352_fique_1_1Jovem mostra foto da época em que era criança na esperança de que alguém se recorde dela

(Crédito Divulgação/Iracema Rosa Filmes)


Na segunda (9/3), às 19h20, ocorreu a estreia, no canal Investigação Discovery, da série “Adotados”. Gravada em Israel, a produção, da Iracema Rosa Filmes, aborda a adoção de crianças brasileiras por famílias locais nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente com idades entre 30 e 40 anos, os adotados buscam por suas origens, sobretudo pelos pais biológicos.

A primeira temporada da série possui sete episódios, a serem exibidos semanalmente, no mesmo dia (segunda) e horário, consecutivamente.

Cada um deles tem 25 minutos de duração e duas histórias diferentes, ambas relatadas pelos próprios personagens. Um dos trunfos adicionais à narrativa são os depoimentos de especialistas e autoridades envolvidas com o tema, entre eles o então tenente-coronel de Santa Catarina Marcos Roberto (in memoriam), que era coordenador do programa SOS Desaparecidos. Além disso, cada programa conta, ainda, com dramatizações realizadas por atores profissionais e figurantes para reproduzir fielmente os fatos descritos.

Outro destaque da produção está no ineditismo temático. De acordo com o diretor Anderson Jesus, “apesar de já termos visto várias reportagens especiais sobre essa temática, nunca foi lançada uma série inteira dedicada a esse tema”. De acordo com a produtora executiva e diretora-assistente da série, Nídia Gabrielle, a ideia de produzir “Adotados” surgiu durante a produção de outro documentário. Em 2017, a mesma equipe viajou até Israel para gravar com o personagem Lior Vilk para “Desaparecidos”, série documental que falava sobre o desaparecimento de pessoas. Após a chegada a Tel Aviv, eles souberam da existência desses brasileiros que desejavam conhecer seus pais biológicos: “Decidimos gravar com essas pessoas. Pedi ao Lior que anunciasse o dia da gravação em um grupo que eles têm em uma rede social. Imaginei que viriam poucas pessoas, mas, no dia marcado, não parava de chegar gente. Até pessoas de outras cidades apareceram para participar. Nós trabalhamos dois dias seguidos”, lembra Nídia.

Com vários depoimentos gravados, o diretor começou a estudar a viabilidade da série contando somente casos de brasileiros adotados por famílias de Israel. Vale destacar que nem todas as pessoas do documentário foram adotadas ilegalmente, assim como muitas dessas pessoas já sabiam que eram adotadas. O que une todos eles é a vontade de conhecer suas famílias biológicas. “A série acaba assumindo um papel de opção única para que muitos deles tentem encontrar suas famílias. A esperança deles reside em uma possível identificação, por telespectadores, de semelhanças entre alguns deles com pessoas aqui no Brasil ou que alguém que tenha vendido ou doado seu filho e tenha se arrependido entre em contato”, afirma Anderson.

As histórias retratadas no primeiro programa, em 9/3, são as de Moran e Dana. Confira as sinopses dos episódios, que estão organizadas na ordem em que serão exibidos.

SINOPSES – EPISÓDIOS ADOTADOS

EPISÓDIO 01 – MORAN / DANA

Um casal israelense decide adotar uma criança. Mas a burocracia de seu país os encoraja a buscar a adoção no Brasil. E ainda: ao assistir um programa de TV, uma jovem descobre que o mistério de sua adoção é idêntico à história de outros adotados de seu país.

EPISÓDIO 02 – LUCIANA / DANIELA

Uma jovem em busca de seus pais biológicos decide gravar um vídeo contando seu caso e a história viraliza nas redes sociais. E também: no Rio de Janeiro, um recém-nascido ainda com o cordão umbilical preso ao corpo é entregue a um casal estrangeiro em um porta-malas.

EPISÓDIO 03 – HADAS / DHANA

Uma ligação no meio da noite muda para sempre a vida de um casal e dá início a uma jornada misteriosa entre Brasil e Paraguai. E mais uma jovem viaja de Israel para o Brasil em busca da verdade sobre seu nascimento.

EPISÓDIO 04 – MAYA / OZ

Em São Paulo, um casal israelense recebe uma criança com a saúde debilitada. Eles correm contra o tempo para salvá-la. E também: um homem de 30 anos começa a investigar seu passado para tentar entender as informações nebulosas que envolvem sua adoção.

EPISÓDIO 05 – ADI / CHEN

Em Israel, uma mulher quer adotar uma criança, mas não consegue por ser solteira. Ela parte para o Brasil em uma arriscada viagem para realizar seu sonho. E ainda: em Tel Aviv, um casal lida com a crise de sua filha de 10 anos ao questionar sua adoção.

EPISÓDIO 06 – LIMOR / EFRAT

Uma israelense desembarca no Rio de Janeiro para adotar uma criança e acaba se envolvendo em uma perseguição policial. E mais: um casal israelense consegue realizar o sonho de adotar dois bebês brasileiros, mas eles desconfiam de que há algo errado no processo de adoção.

EPISÓDIO 07 – OSHRI / FABIANA

Um adolescente de 15 anos descobre por acaso que é brasileiro e adotado ao ter em mãos um documento de sua escola. E ainda: uma jovem de 18 anos começa a investigar suas origens e percebe que sua adoção esconde muitos segredos.

Serviço:

Estreia: 9 de março, às 19h20

Onde: Canal Instigação Discovery, disponível nas operadoras Oi TV (canais 70 e 71), Claro TV (canais 139 e 639), Algar TV (canal 549), TV Alphaville (canal 52), NET (canais 139 e 639), Vivo TV (canais 96, 361, 658 e 825) e SKY (canais 149 e 549).

Episódios: 7

Duração: 25 minutos cada

SOBRE A PRODUTORA

A Iracema Rosa Filmes é uma empresa consolidada do ramo audiovisual que está há 10 anos no mercado. Com produções em vários Estados brasileiros, além de países como Argentina, Congo, Benin, África do Sul, Espanha, Israel, Peru e França, também é responsável pela série “Desaparecidos”, maior sucesso do canal pago A&E no Brasil, além de outros trabalhos produzidos para canais como Sony, AXN e UOL.

SOBRE O DIRETOR

Formado em Artes Cênicas e Dramáticas, Produção Audiovisual e pós-graduado em Cinema e TV pela Faculdade Belas Artes. É sócio-fundador, produtor executivo e diretor da Iracema Rosa Filmes, hoje responsável por séries de sucesso em canais como A&E, Sony e Discovery, além de plataformas como Netflix, Crackle e UOL. Em 2016, fundou o portal TNM – Todos Negros do Mundo, voltado à produção de conteúdo para o público negro na internet e que, hoje, conta com mais de 400 mil seguidores nas redes sociais.

FICHA TÉCNICA

Direção: Anderson Jesus

Assistente de Direção: Nídia Gabrielle e Luanda Moraes

Diretor de Fotografia: Michel Souza

Edição: Alan M Oliveira

Direção de Arte: Nídia Gabrielle

Assistente de Arte: Nádia Letícia

Produção Executiva: Anderson Jesus e Nídia Gabrielle

Produção: Thais Barbosa e Vanessa Sudré

Ass. Produção: Dany Rosa

Ass. de Set: Patrick Salles

Cabelo e Maquiagem: Bia Silva e Gleice Diana

Motion Grapics: Helga Silva e Michel Souza

Figurinista: Gabriela Damaceno

Finalização: Michel Souza

Prod. Elenco: Juliana Azevedo

Som e Mixagem: Lundu Audioworks

Roteiro: Edu Maranhão e Antônio Oliveira

Locução: Rubens Macedo

Produção Israel: Sharon Rosemberg e Flávia Schnitzler

Tradução: Joyce Szlak

Realização: Produtora Iracema Rosa Filmes

20
20