PESSACH ESTÁ CHEGANDO – RABINO KALMAN PACKOUZ Z”L

352_história_2_1Que tipo de Seder desejamos para este ano? A resposta depende de nós. A decisão está em nossas mãos!


Nossos Sábios nos orientam para, antes de cada festividade, nos prepararmos para recebê-la. Os dois Seders serão no dia 8 de abril, quarta-feira à noite e no dia 9, quinta à noite. É hora de pensar em como fazer um Seder mais agradável e efetivo, criando uma experiência familiar entusiasmante. Muitos pais gostariam que seus filhos se sentissem felizes em ser Judeus. Entretanto, não podemos transferir nossos sentimentos por osmose. O que sim, podemos, é criar uma atmosfera e uma oportunidade que gerem sentimentos positivos. Todos com quem conversei, que adoram e se orgulham de ser judeus, relembraram seu avô na ponta da mesa de Shabat ou de sua avó acendendo as velas de Shabat… e do Seder. Todos nós somos um elo nesta corrente!

Como posso tornar meu Seder mais Agradável, Criativo e Significativo?

Como tudo que fazemos na vida com a intenção de ter sucesso, precisamos estabelecer um plano e ter a disciplina de segui-lo. Quanto mais nos prepararmos e entendermos o que estamos fazendo, maior será o benefício e a alegria durante o Seder, alem da oportunidade de ajudarmos os demais participantes a crescerem com esta experiência.

O primeiro passo é investirmos tempo antes do Seder. Troque sua Hagadá simples por outra com comentários de nossos Sábios. E, então: leia-a! Veja o que lhe intriga. Procure nos comentários passagens interessantes para compartilhar com seus familiares e convidados. Se deseja uma Hagadá realmente incrível e atual, que deixará sua família eletrizada e empolgada toda a noite, tente a Hagadá Torah Tavlin, de autoria do Rabino Dovid Hoffman. Simplesmente excelente!

Leia tudo o que puder sobre Pessach, para torná-la mais interessante para você, seus familiares e convidados. Informe-se! Cheque nossa incrível homepage www.aish.com/holidays/passover/default.asp (em inglês) ou www.aishlatino.com/h/pes/ (em espanhol). Os sites www.artscroll.com e www.feldheim.com trazem ótimas opções de Hagadá em inglês!

Fixemos um tempo para estudar a Hagadá diariamente. Não deixe isto para depois, pois três semanas passam muito rápido! Quanto maior o preparo, maiores os dividendos para sua família.

O segundo passo é tornar esta empreitada um ‘caso de família’. Peça a cada uma das pessoas que participarão do seu Seder que preparem um pequeno trecho da Hagadá (não se esqueça de enviar-lhes uma Hagadá ou uma cópia do trecho solicitado). Isto dará mais motivação aos participantes e os transformará de meros espectadores em ativos membros do Seder!

Outro ponto muito importante: Lembre-se que o Seder é para as crianças, para transmitir nossa história e nossa abordagem de vida. Temos de fazê-lo de uma forma interessante e intrigante, para que as crianças perguntem e se interessem. Se alguém faz uma pergunta, já está inclinado a ouvir a resposta! A única maneira de transmitir nosso amor e sentimento pelo judaísmo é compartilhando experiências agradáveis

Os pais devem apenas três coisas a seus filhos: exemplo, exemplo e exemplo! Que exemplo gostaríamos de imprimir na alma de nossas crianças? O de pais que amam Pessach e que se envolvem em cada aspecto de seus preparativos, ou a de pais que se esquivam dizendo: ‘Não sei o que significa, estou me sentindo incomodado e deslocado – vamos correr com isto e comer logo!’?

Conta-se a história de um garoto que ouviu falar sobre um ‘rabino milagroso’, que conseguia enxergar as profundezas da alma e fazer milagres. Decidido a expor o rabino como uma farsa, o garoto bolou um plano: traria um pássaro em sua mão, com a mão atrás das costas, e perguntaria ao rabino ‘O que tenho em minha mão?’ Se o rabino adivinhasse corretamente que era um pássaro, o garoto perguntaria ‘E esta vivo ou não?’ Se o rabino respondesse ‘vivo’, ele mataria o pássaro e o jogaria na frente do rabino. Se dissesse ‘morto’, abriria as mãos e deixaria o pássaro voar.

Trazido perante o rabino, o garoto perguntou: ‘O que tenho em minha mão?’ ‘Um pássaro’, respondeu o rabino. E o garoto continuou: ‘Vivo ou morto?’ O rabino olhou nos olhos do garoto e ficou em silêncio por alguns segundos. Então respondeu: ‘Isto depende de você, meu jovem. A decisão está em suas mãos!’

Que tipo de Seder desejamos para este ano? A resposta depende de nós. A decisão está em nossas mãos!


VOCÊ GOSTARIA DE PROPORCIONAR ÀS FAMÍLIAS CARENTES UM PESSACH MELHOR?

Dezenas de famílias não têm condições de adquirir produtos para Pessach. As duas instituições abaixo estão se esforçando muito para prover Matsá, vinho e outros produtos casher para Pessach a estas famílias carentes. São instituições muito sérias e eu também as ajudo com dinheiro. Envie sua contribuição para:

UNIÃO O JUDAICA KEH HAYREIM – BANCO ITAÚ – AG. 0064 – C/C 44.122-3

Maiores informações com o Rabino Horowitz – tel: 011-3224-8639 – CNPJ: 05.112.407/0001-24

ORGANIZAÇÃO ISRAELITA O.I.S.E.R. – BANCO ITAÚ – AG. 8252 – C/C 16206-3

Maiores informações com a Sra. Rivka – tel: 011-3062-9710 – CNPJ: 45.884.426/0001-93

Cumpra esta mitsvá especial de Maót Hitim, de ajudar os carentes a terem alimentos para Pessach!


Pensamento: Não é a nossa posição que nos faz felizes ou infelizes, mas sim a nossa disposição!

20
20