“SE D’US QUISER” – RABINO DOVI GOLDBERG

355_história_4_1Hoje percebemos o quão pouco sabemos e controlamos. Encontramo-nos todos no escuro. Mas, às vezes, não saber nos mantém focados. Então, reconhecemos que tudo vem d’Ele.


Bernie Marcus, cofundador da “The Home Depot”, é considerado um dos maiores filantropos dos EUA e um grande doador para causas em Israel.

Ele foi responsável por criar um dos maiores aquários do mundo, o Aquário da Geórgia, nos EUA, com fundos próprios, doando 350 milhões de dólares!

Ele conseguiu algo inédito: reunir oito tipos de tubarões. É o único aquário do mundo a ter isso. Mas, durante a construção do aquário, manteve isso em segredo, pois queria usar esta exclusividade como publicidade.

Inicialmente, Bernie pediu para que construíssem um tanque capaz de conter um milhão de galões de água, mas não explicou o porquê. Os arquitetos não quiseram fazer, afirmando que não seria necessário um tanque tão grande. Então, ele os demitiu.

Ele contratou outros arquitetos sem experiência em projetos de aquários. Eles aceitaram o desafio de construir um tanque com essas dimensões, dizendo “Por que não?!” E assim, o projeto deu certo, graças à falta de experiência! Às vezes, a ignorância é uma bênção.

Há cerca de três meses e meio, todos tínhamos muitos planos: celebrar Pessach com os pais, ou em um hotel no exterior; pedir aumento salarial; mudar de apartamento; expandir os negócios; viagens de férias, etc, etc. E, de repente, tudo mudou. É difícil viver com incertezas. Queremos planejar, definir eventos, fazer negócios, fazer investimentos, etc.

Hoje percebemos o quão pouco sabemos e controlamos. Encontramo-nos todos no escuro. Mas, às vezes, não saber nos mantém focados. Então, reconhecemos que tudo vem d’Ele.

Esse reconhecimento traz humildade aos nossos corações. Não governamos o mundo, nem nós mesmos. Podemos e devemos agir, mas, no final das contas, o sucesso está com o Criador.

É por isso que nós, judeus, costumamos dizer: “Se D’us quiser” e “Com a ajuda de D’us”.

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

dg@chabadmorumbi.org.br

20
20