BANDEIRA DE ISRAEL EM MANIFESTAÇÕES

Ao lado das bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos, também a de Israel aparecia em atos realizados em Brasilia e em diversas capitais no último dia 3 de maio. Veja o que disseram a CONIB e a B’nai B’rith do Brasil.


CONIB FAZ ALERTA SOBRE USO DE BANDEIRAS DE ISRAEL EM MANIFESTAÇÕES

355_fique_3_1Após a exibição de bandeiras de Israel em atos pelo país nos últimos dias que confrontam pilares da democracia brasileira, o presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Fernando Lottenberg, divulgou a seguinte nota:

“A comunidade judaica brasileira é plural. Há judeus e judias em todos os campos do espectro político, da direita à esquerda, de centro, apoiadores e opositores do governo. Também entre apoiadores de Israel há uma grande diversidade. O uso constante de bandeiras de Israel, em manifestações como as de ontem, pode passar uma mensagem errada sobre a composição pluralista da comunidade judaica brasileira e representar de maneira equivocada nossa posição em relação à agenda dos manifestantes e do governo.

A Conib tem um firme compromisso com a democracia e com as liberdades públicas e lamenta a presença de bandeiras de Israel, uma democracia vibrante, em atos em que ocorrem ataques às instituições democráticas”.


MANIFESTAÇÕES EM BRASÍLIA – 03 DE MAIO DE 2020 – B´NAI B´RITH DO BRASIL

Realizaram-se, em 03 de maio, atos em várias cidades brasileiras em apoio ao posicionamento do presidente brasileiro, Jair Messias Bolsonaro.

Num ambiente democrático, manifestações públicas, pacíficas sem promoção de ódio e destruição, são normais, devem e podem de fato ocorrer. Se elas acontecem com muita frequencia, é uma clara indicação de que partes relevantes da sociedade não têm os seus direitos constitucionais e∕ou suas aspirações, como cidadãos, respeitados pelo governo estabelecido.

Os manifestantes de hoje, notadamente em Brasília, demonstraram a sua preocupação com a estabilidade da relação atual entre o presidente Bolsonaro e os demais poderes.

Envolveu, entre outros, a responsabilidade pelas decisões de como lidar com a pandemia do COVID-19, que coloca em risco, em diversos níveis, a saúde da população brasileira e os impactos numa economia já tão afetada pelos desequilíbrios de recentes gestões publicas. Outro importante elemento a observar é a interpretação constitucional que vem ocorrendo entre a visão e objetivos do presidente e a do Supremo Tribunal Federal além de parte do Congresso Nacional. Mas esse cenário deve ser superado pelo diálogo entre os representantes dos três poderes em pleno respeito e interpretação à nossa Constituição, como foi citado pelo próprio presidente Bolsonaro na ocasião.

E a nossa gloriosa e competente força armada obedece a Constituição Brasileira.

O que não fez sentido é notarmos a presença de bandeiras de outros paises na manifestação de questões exclusivamente brasileiras. Bandeiras de outros países só compartilham com a nossa nacional em momentos específicos, como eventos comuns, visitas de autoridades e convidados especiais. E não cabe, por melhor que seja a relação de amizade com outros governos de países, envolvê-los em nossos assuntos.

Rogamos que as questões das relações políticas assim como a gestão transparente e integrada do impacto da pandemia que nos afeta sejam resolvidos de forma republicana e em respeito à Constituição e realidade.

Saúde, paz e boas notícias a todos!

Abraham Goldstein
Presidente da B´nai B´rith do Brasil

20
20