LIVROS: “EDUCAR FILHOS – ENTRE A RENÚNCIA E A URGÊNCIA” DE LEONARDO POSTERNAK E “NÓS E NOSSOS PERSONAGENS” DE LUIZ CONTRO

“Educar filhos – Entre a renúncia e a urgência” provoca reflexão, faz questionamentos e traz informação, instigando o leitor a pensar e, se possível, mudar a maneira de educar os filhos. E o livro “Nós e nossos personagens – Histórias terapêuticas” é composto do encontro das experiências do autor como educador e na atividade em consultório, concebidas de forma literária.


>EDUCAR FILHOS – ENTRE A RENÚNCIA E A URGÊNCIA – DE LEONARDO POSTERNAK

>NÓS E NOSSOS PERSONAGENS – HISTÓRIAS TERAPÊUTICAS – DE LUIZ CONTRO


EDUCAR FILHOS – ENTRE A RENÚNCIA E A URGÊNCIA – DE LEONARDO POSTERNAK

356_fique_3_1Um dilema permeia a realidade da maioria das famílias: como agir na educação das crianças, entre a superproteção e a terceirização.O livro sugere que os pais tenham espaço para pensar e fornece ferramentas para que exercitem a função de educador, sem ditar regras e sem cobranças.

Em tempos de compartilhamento de soluções práticas ao alcance dos smartphones, a puericultura é uma área também sujeita às dicas de ações criativas e receitas infalíveis. Ocorre que, invariavelmente, os manuais, carregados de leis e verdades absolutas, nem sempre dão conta de suprir as reais necessidades quando se trata de educar os filhos. Ciente dessa dificuldade e atento aos paradigmas atuais, o pediatra e humanista Leonardo Posternak apresenta uma visão bem realista dessa árdua missão. No livro Educar filhos – Entre a renúncia e a urgência (104 p., R$ 42,80), lançamento da Editora Ágora, ele provoca reflexão, faz questionamentos e traz informação, instigando o leitor a pensar e, se possível, mudar a maneira de educar os filhos.

“O diferencial está em não ser dogmático, não procurar culpados. É ser respeitador das ideias dos pais, não tem uma postura parcial ou unidirecional. Não acredito que a responsabilidade seja toda dos pais, nem que as crianças contemporâneas sejam todas tiranas ou ditadoras de forma inata. Existem causas bidirecionais que se influenciam mutuamente. A sociedade, como um todo, também tem uma parcela de responsabilidade”, define o doutor Leonardo.

Apesar de existirem inúmeros livros sobre educar filhos, o autor ressalta a importância de reavaliar e atualizar as atitudes segundo conceitos contemporâneos.Já que a dinâmica de conduzir uma criança pela vida prática está em constante evolução, o pediatra explica que é natural os pais ficarem em conflito e sentirem insegurança perante os comportamentos diários e ao defender valores perenes. Acima de tudo, ele destaca que é preciso entender que os pais são falíveis e imperfeitos, mas estão fadados à sua função edu­cativa.

Nesse processo, a eficiência da educação está em constante e intenso questionamento, entre crianças dependentes ao extremo, ou acusadas de manipuladoras e pais condescendentes demais, ou de menos. “Os pais não podem trocar o prazer pelo gozo (prazer excessivo, perigo­so e doloroso). Não podem deixar de mostrar aos filhos que a frustração é parte da vida e que, se bem existe o princípio do prazer, este tem de ser confrontado com o princípio da realidade. Os adultos precisam sa­ber que, ao negar algo ao filho, criam uma falta, e é justamente a falta que estimula a criança a crescer”, afirma o médico.

Com toda a expe­riência acumulada em clínica, Leonardo Posternak ajuda o leitor a refletir sobre a situação e aborda as diversas formas de educação ao longo da história, analisa os atores envolvidos na educação familiar, explica as consequências nefastas do consumismo para a cons­trução psíquica da criança e fala das crises normais por que passam todos os pequenos ao longo de sua evolução.

Com bom humor e sinceridade, o pediatra propõe um caminho do meio entre a superproteção e a terceirização – dicotomia cada vez mais comum em nosso mundo.

O autor

Leonardo Posternak formou-se­ em Medicina pela Universidade Nacional de Buenos Aires (Unba) em 1972. Atuando como pediatra na cidade de São Paulo desde 1978, tem formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Presi­dente-fundador do Instituto da Fa­mília, entidade sem fins lucrativos que trabalha com famílias caren­tes, é autor de O direito à verdade – Cartas para uma criança (vencedor do Prêmio Jabuti 2003, segunda edição no prelo) e coautor de E agora, o que fazer? (Ágora, 2004) e Livro dos avós (Primavera, 2010).


Título: Educar filhos – Entre a renúncia e a urgência

Autor: Leonardo Posternak

Editora: Editora Ágora

Preço: R$ 42,80 (Ebook: R$ 27,30)

Páginas: 104(14 x 21 cm)

ISBN: 978-85-7183-253-4

Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890

Site: www.editoraagora.com.br


NÓS E NOSSOS PERSONAGENS – HISTÓRIAS TERAPÊUTICAS – DE LUIZ CONTRO

356_fique_3_1Ao lançar mão da literatura em interface com a psicologia para contar casos reais, a obra faz um convite para que o leitor visite seus próprios personagens e enredos.

O encontro das experiências como educador e na atividade em consultório, concebidas de forma literária, compõe o livro Nós e nossos personagens – Histórias terapêuticas (Editora Ágora, 136 p., R$ 51,00), do psicólogo Luiz Contro. O resultado é um compilado de casos de pessoas que passaram por processos de transformação, partindo da noção de que personagens são representações dos sentimentos, valores, ideias, tradições, normas, enfim, as diferentes faces do humano. Esses casos, oriundos da psicoterapia e da área da educação, são apresentados com linguagem não técnica, mas enriquecida com referências para eventuais aprofundamentos.

A obra evidencia a ideia de que todos temos personagens que nos habitam e que é importante conhecê-los. O psicólogo parte do princípio de que todos passamos por momentos difíceis ou inusitados e que poder vislumbrar algumas das alternativas que os protagonistas retratados alcançaram reverte-se em conhecimento estimulante. Segundo o autor, a descrição de vivências e reflexões de um profissional pode servir como referência pela simples oportunidade de mergulhar em histórias significativas em diversos sentidos.

Com base no pensamento de Friedrich Nietzsche e de Fernando Pessoa, Contro convida o leitor a dividir com ele uma série de histórias terapêuticas. Assim, ele escolheu reproduzir as diversas reações diante da vida e as particularidades que levam a contar com o apoio de um terapeuta, eterno pesquisador da alma humana.

“Na poesia do filósofo e na filosofia do poeta se entrelaçam, entre outras coisas, a importância da pluralidade, do perspectivismo. A complexidade da vida, dos serese de suas relações, vai muito além dos enquadres dicotômicos e rasos. Os preconceitos, a preguiça intelectual, a acomodação simplista, os valores que se pretendem únicos e certos a ecoar vozes de catequização não dão conta da natural diversidade da natureza,do humano”, define Contro.

O autor

Luiz Contro é psicólogo e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),além de professor, terapeuta didata e supervisor pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (SP). Coordena grupos em instituições, ONGs e empresas. Autor de artigos em periódicos científicos, escreveu Psicossociologia crítica – A intervenção psicodramática (CRV,2011) e Nos jardins do psicodrama – Entre o individual e o coletivo contemporâneo(Alínea, 2004). Autor de Por dentro das equipes (Ágora,2014), é coautor de From-one-to-one psychodrama to large group socio-psychodrama (versão digital,2009), Práticas grupais contemporâneas (Ágora, 2006), Psicodrama –Ciência e arte (Ágora, 2011) e Por uma vida espontânea e criadora: psicodrama e política (Ágora, no prelo).


Título: Nós e nossos personagens – Histórias terapêuticas

Autor: Luiz Contro

Editora: Editora Ágora

Preço: R$ 51,00(Ebook: R$ 32,60)

Páginas: 136(14 x 21 cm)

ISBN: 978-85-7183-248-0

Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890

Site: www.editoraagora.com.br


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