CAPTURA DE EICHMANN NA ARGENTINA COMPLETA 60 ANOS

356_especial_4_1Capturado em 11 de maio de 1960, Adolf Eichmann foi enforcado em 31 de maio de 1962, à meia-noite. Suas cinzas foram espalhadas no mar, além das águas territoriais.


Em 11 de maio de 1960, o criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann, que havia se refugiado na Argentina com uma identidade falsa, foi sequestrado por um comando do serviço secreto israelense após uma caçada de vários anos.

Dez dias depois, ele foi drogado e vestido com um uniforme da companhia aérea israelense El Al e agentes do Mossad o levaram para Israel.

Principal responsável pela implementação da “Solução Final” e pelo plano de extermínio dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial, Eichmann foi julgado e enforcado em 1962, aos 56 anos.

“Um criminoso de guerra preso pelos israelenses”

As forças de segurança “prenderam um dos maiores criminosos de guerra nazistas” e em breve ele será julgado por um tribunal israelense, anunciou o primeiro-ministro David Ben-Gurion em 23 de maio.

“O homem com a Solução Final (…) está atrás das grades.” “Um criminoso de guerra preso pelos israelenses”. A imprensa unânime congratula-se com este golpe de Estado do estado hebreu.

Foi durante os julgamentos de Nuremberg (1945-1946) que o nome de Eichmann e seu papel surpreendente na deportação de judeus para os campos da morte na Europa Oriental apareceram. “Um alemão matando um judeu seis milhões de vezes” foi a expressão do escritor e ganhador do Prêmio Nobel Elie Wiesel, um sobrevivente de Auschwitz.

O ex-chefe da seção IV B.4 da Gestapo responsável pela questão judaica desapareceu após a queda do Terceiro Reich, não sem o cuidado de destruir os relatos de suas atividades sinistras, bem como as fotos que permitiam sua identificação.

A pista argentina

Uma caçada começou em 1945, realizada por membros da comunidade judaica, em particular por Simon Wiesenthal, o famoso “caçador nazista”, um sobrevivente de um campo de concentração. Mas foi em 1957, graças ao promotor de justiça alemão em Hesse, Fritz Bauer, que os serviços israelenses descobriram que Eichmann estava escondido na Argentina sob o nome de Ricardo Klement.

Foram necessários mais de dois anos de investigação para saber que sua casa, sem água encanada ou eletricidade, estava localizada no distrito de San Fernando, nos arredores de Buenos Aires.

Durante uma missão em março de 1960, agentes israelenses já com fotos de Eichmann estabelecem com certeza que Ricardo Klement é de fato o homem procurado.

Depois de segui-lo em várias ocasiões, Tzvi Aharoni, um agente do Mossad, senta-se em um ônibus logo atrás dele. “A tentação de se inclinar para frente e estrangulá-lo era praticamente irresistível … mas ele sabia que deveria ser julgado e não morto por aqueles que matou”.

Com a luz verde de Ben-Gurion, a operação é meticulosamente orquestrada pelo comandante-chefe do Mossad, Isser Harel, e implementada por Rafi Eitan. “Quando fui comissionado com essa missão, sabia que se tivéssemos sucesso, entraríamos na história de Israel e na humanidade”.

O plano estava programado para 11 de maio. Como gerente das fábricas da Mercedes-Benz, o ex-coronel nazista voltava para sua casa na rua Garibaldi todas as tardes na mesma rota e no mesmo horário.

Pouco depois das 20h05, Eichmann foi interceptado quando desceu do ônibus. “Lute, peça ajuda antes de ser levado para um carro e escondido debaixo de um cobertor. Pareceu durar um século”, disse Aharoni.

No veículo, Eichmann disse a seus captores em alemão: “Eu já aceitei meu destino”.

Depois, o levaram à uma casa alugada e acorrentado à uma cama, com os olhos vendados.

“Eu descobri seus olhos e verifiquei suas cicatrizes. Quando tive certeza de que era ele, apertei a mão do meu parceiro e disse a ele que havíamos cumprido nossa missão “, disse Rafi Eitan à AFP.

Em 20 de maio, a equipe do Mossad o transportou com um passaporte israelense falso a bordo de um avião especial da delegação israelense que participou do 150º aniversário da independência da Argentina.

“A banalidade do mal”

Em 11 de abril de 1961, Adolf Eichmann, acusado de 15 acusações, apareceu pela primeira vez em público no tribunal de Jerusalém, que deveria ouvir 111 testemunhas de acusação.

“Vestido em um terno preto, com uma gravata escura em uma camisa branca e óculos grandes de concha de tartaruga, o acusado, pele cinzenta, careca, lábios apertados, entrou na caixa de vidro reservada para ele às 9 da manhã”.

“O julgamento dará, pela primeira vez aos sobreviventes do genocídio, a oportunidade de serem ouvidos”, disse o escritor Haïm Gouri.

Cerca de 450 jornalistas estrangeiros e cerca de 100 observadores e diplomatas participaram das audiências.

Junto com Haïm Gouri, os escritores Elie Wiesel, Joseph Kessel, Roger Vailland e Hannah Arendt cobriram o julgamento. O filósofo judeu americano publicaria em 1963 o livro que se tornaria uma referência: “Eichmann in Jerusalem”, um ensaio sobre “a banalidade do mal”.

O associado de Hitler é condenado à morte em 15 de dezembro por crimes contra o povo judeu, a humanidade e crimes de guerra. Em 29 de maio de 1962, seu recurso foi julgado improcedente pela Suprema Corte.

Ele foi enforcado em 31 de maio à meia-noite. Suas cinzas foram espalhadas no mar, além das águas territoriais.


Fonte: https://visavis.com.ar/2020/05/08/el-lunes-11-de-mayo-se-cumplen-60-anos-de-la-captura-de-eichmann-en-argentina/

20
20