A HARMONIA E A QUARENTENA – RABINO DOVI GOLDBERG

356_história_4_1É o tempo ideal para apreciarmos este presente maravilhoso, a família, transformando o limão que D’us nos mandou em uma doce limonada!


A administração da Casa Anne Frank em Amsterdã, Holanda, produziu uma série baseada no “Diário de Anne Frank”. São 15 vídeos curtos em que parece que a própria Anne Frank está nos contando a sua história. Este trabalho demorou alguns anos, e o lançamento aconteceu justo agora, durante a pandemia do COVID 19.

No início do Diário, Anne Frank observa que está encarcerada em casa, e precisa aprender a se dar bem com a sua mãe, irmã e as outras pessoas na casa. Alguma semelhança com o que nós estamos vivendo agora?

Na quarentena, nos demos conta que crianças pequenas ficam felizes de estar em casa com seus pais, porém os adolescentes não. Esta série de Diário de Anne Frank faz com que eles se identifiquem e entendam com mais facilidade o que Anne Frank viveu…

A Parashá desta semana é sobre lepra. Pela nossa tradição, essa doença era uma punição divina por falar mal dos outros. A fofoca causa a separação de amigos, e por isso, o leproso era condenado ao isolamento completo, inclusive dos outros leprosos.

Era um “tempo para repensar”. Enquanto isolado, ele refletia e percebia o quanto a família e os amigos são importantes para todos.

Faz dois meses que D’us deu ao nosso mundo “um tempo” para conviver com a nossa família. Talvez a mensagem final seja que devemos fortalecer o respeito, a harmonia conjugal e os laços familiares como eram “antigamente”.

É o tempo ideal para apreciarmos este presente maravilhoso, a família, transformando o limão que D’us nos mandou em uma doce limonada!

Um abraço e Shalom.

Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20