QUE É UM AMIGO? – RABINO KALMAN PACKOUZ Z’L

357_História_1_1

Um verdadeiro amigo importa-se tanto conosco que nos diz quando agimos errado, mas o faz de um modo que possamos ouvi-lo e com amor. Um verdadeiro amigo nos ajuda a crescer como seres humanos e a atingirmos nossas metas.

Eis uma questão fascinante: Qual a essência da amizade? Talvez seja verdadeiro dizer que a maioria das pessoas tem muitos amigos, pessoas com quem se socializam, praticam esportes, viajam, compram, jantam, etc. São eles verdadeiros amigos?

Há uma velha historia, talvez seja um Midrash, que nos conta sobre um homem de negócios de antigamente que foi acusado de espionagem. Depois de ser condenado à morte, o homem pediu 30 dias para voltar para casa, para colocar seus negócios em ordem e despedir-se da família. O juiz riu da ridícula proposta. O homem então falou ao juiz que tinha um amigo que ficaria na cadeia em seu lugar até que voltasse – e se não voltasse, seu amigo morreria em seu lugar.

Isto o juiz queria ver. Mandaram chamar o amigo. Na mesma hora, com toda a presteza, o amigo concordou em ficar preso no lugar dele todo o tempo, até a hora da forca.

O negociante voltou para casa, arrumou seus negócios, despediu-se da família e partiu bem antes de vencer os 30 dias. Infelizmente, porém, houve uma tempestade no mar e ele atrasou-se. Chegou um pouquinho antes da hora da execução. Correu para a praça da cidade, onde seu amigo já estava com a corda no pescoço e gritou: “Parem, sou eu que devo ser executado!” E seu amigo gritou de volta: “Não, você está muito atrasado!” Eles criaram tal comoção e confusão, que o rei mandou trazê-los ante ele.

Cada um apresentou seu caso e logo começaram a discutir um com o outro sobre quem deveria ser executado. Finalmente, o rei interrompeu-os e disse: “Eu perdoarei os dois, porém, com uma condição: que vocês me tornem o vosso terceiro amigo!”

Qual a essência da amizade? Lealdade. Um verdadeiro amigo está sempre disponível. Ele pode não – e provavelmente não deve – aceitar cada aspecto de nosso comportamento, mas sempre estará por perto, tanto nas más como nas boas horas. Um verdadeiro amigo importa-se tanto conosco que nos diz quando agimos errado, mas o faz de um modo que possamos ouvi-lo e com amor. Um verdadeiro amigo nos ajuda a crescer como seres humanos e a atingirmos nossas metas.

Ninguém escolhe um cirurgião apenas porque parece ser um cara legal. Da mesma maneira, escolher um amigo é um negócio sério: os amigos influenciam nossas vidas, o que incorre em responsabilidades também. Saibamos quais características pessoais desejamos em um verdadeiro amigo antes de sairmos atrás de novas amizades. Asseguremo-nos de escolher bons amigos por serem realmente bons!

O Pirkei Avót, Ética dos Pais, (um compendio de sabedoria Judaica encontrado no final da maioria dos livros de orações) dá o seguinte conselho: “Kone l’cha haver”, que pode ser traduzido como ‘Compre para você um amigo’. Obviamente, uma pessoa não pode comprar um amigo – embora eu tivesse um amigo que sempre me dizia: “Amigos permanecem amigos por mais tempo quando se dão presentes (o problema é que ele queria sempre ser o lado recebedor…)”.

Entretanto, a amizade requer investimentos. Se quisermos que alguém seja nosso amigo, então devemos dar-lhe nosso comprometimento e lealdade para recebermos sua amizade em troca (é muito parecido com o casamento). Precisamos cuidar pelos melhores interesses de nossos amigos e estar próximos a eles. A propósito, se quiser descobrir quem o ama e está preocupado com você, examine quem gosta de seus filhos. Se seu amigo importa-se com seus filhos, ele realmente se importa com você! Eis um ABC da amizade:

UM AMIGO …

nos Aceita como somos

nos Beneficia

Caminha ao nosso lado

Diz coisas boas a nosso respeito

Eleva nosso espírito

Faz diferença em nossas vidas

Grita quando não queremos ouvir

Honra nossa amizade

Incentiva nossas boas atitudes

Julga-nos pelo lado positivo

Luta por nós

Mantém-nos junto ao seu coração

Não perde as esperanças conosco

Oferece apoio

Perdoa nossos erros

Quer o nosso bem sempre

Reconhece o nosso valor

Silencia nossos temores

Telefona para dizer um simples ‘Olá’

Utiliza seu bom senso ao nos aconselhar

nos Valoriza

não é Xereta

Zela por nosso bem estar


Pensamento: “O verdadeiro amigo é aquele que sabe tudo sobre nós – e mesmo assim, nos ama!”


RABINO KALMAN PACKOUZ Z”L – De abençoada memória, ele era do Aish Hatorá e foi o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas.

20
20