PRECISO SAIR DE CASA – RABINO ARIEH RAICHMAN

357_História_4_1Estar em quarentena nos lembra não apenas de nossas lutas pessoais, mas também das lutas dos outros. Podemos ter ido longe demais em nossos focos pessoais, então D’us colocou essa missão aparentemente em “espera”. Agora, também precisamos nos concentrar nos outros.

“Preciso sair de casa. Eu não aguento mais. Faz dois meses e estou ficando louco só de olhar para as paredes e fazer as mesmas coisas novamente. Rabino!! Ajude-me!”

Pode parecer um sentimento que você tem, mas foi o que um membro da comunidade me disse. Eu poderia simpatizar com ele, que estamos nisso juntos e que ele deveria se concentrar no benefício da quarentena. No entanto, eu realmente precisava lhe dar um significado para estar trancado em sua casa.

Cada pessoa foi criada com uma missão neste mundo. E esse propósito somente ele ou ela pode realizar. Como nossos Sábios ensinaram: “Se eu não sou para mim, quem será para mim?” Nossos Sábios vão ainda mais longe ao dizer que o objetivo não se aplica apenas à missão de vida, mas também a todas as horas do dia. Há algo a ser feito nesta hora que não pode ser feito mais tarde. Como o ensinamento continua, ‘Se não for agora, quando?”

“Rabino, é exatamente por isso que preciso sair de casa e arrumar meus negócios, fazer contatos e continuar vivendo. Ninguém pode fazer isso por mim e não foi para isso que fui criado”, respondeu o homem. Eu lhe disse: “É verdade que aparentemente as realizações pessoais de alguém no mundo estão limitadas durante a quarentena. No entanto, isso não significa que uma hora em quarentena não seja uma hora de chance de realização neste mundo. É um tipo diferente de hora e refinamento.”

“Hillel foi o Sábio que ensinou a afirmação acima e ele continuou sua afirmação, dizendo: “Se eu sou para mim, o que sou eu?” Ele quis dizer que todos nós temos coisas específicas e pessoais que precisam ser realizadas lá fora e em nossas casas, mas isso não deve terminar aí. Não podemos simplesmente nos concentrar em nós mesmos e esquecer o resto de nossos irmãos e irmãs. Há pessoas em nossa comunidade que não têm o que comer, a parede deles não é tão bonita quanto a sua, e alguns deles não têm internet ou gostam de ler.”

“É isso que o Midrash quer dizer quando explica o versículo dos Salmos 119: “Eu considerei meus caminhos e voltei meus pés aos Seus testemunhos.” Todos os dias eu saio pensando que estou indo a este e a este lugar (para fazer meu refinamento pessoal), mas meus pés me levam de volta à Sinagoga (a casa de reunião onde o público geral é o foco).”

Estar em quarentena nos lembra não apenas de nossas lutas pessoais, mas também das lutas dos outros. Podemos ter ido longe demais em nossos focos pessoais, então D’us colocou essa missão aparentemente em “espera”. Agora, também precisamos nos concentrar nos outros. Ligue para um amigo, vizinho ou membro da comunidade. Eu garanto que pode fazer o dia deles, e certamente fará o seu.

Shalom!

Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com – chabadmanaus@gmail.com

20
20