CONQUISTA DE JERUSALÉM ORIENTAL EM 5 DE JUNHO DE 1967

Em 5 de junho de 1967, Israel lançou Operação de Foco, em que a Força Aérea Israelense quase aniquilou as forças aéreas do Egito, Jordânia e Síria. Depois de derrotar o Egito no deserto o combate, na Península do Sinai, Israel, voltou a sua atenção para a Jordânia. Veja o vídeo e saiba como foi.


Batalha
O Rei Hussein da Jordânia possuía uma força de comandos iraquianos além de suas próprias forças. O objetivo Israelenses era de capturar Jerusalém Oriental, a qual estava sobre administração Jordaniana. A principal batalha ocorreu em Jerusalém. O combate também ocorreu na Cisjordânia, onde soldados Jordanianos e Iraquianos defenderam suas posições. Os Israelenses tiveram que lutar contra as forças Jordanas, que defendiam suas posições a partir de casamatas e bunkers. A Batalha da Colina da Munição foi uma das batalhas mais ferozes da guerra, na qual tropas israelenses enfrentaram tropas jordanianas em uma colina em Jerusalém ocidental, a qual resultou em 71 soldados jordanianos e 37 israelenses mortos.[1] Tropas israelenses também conquistaram Belém. As tropas israelenses avançaram atrás dos tanques e sem danificar os locais sagrados. Quarenta defensores jordanianos foram mortos, o restante recuou. Os israelenses avançaram para Jerusalém.

Engajando em guerra urbana, em Jerusalém, com o objetivo de chegar à Cidade Velha de Jerusalém. O Portão de Mandelbaum foi o primeiro objetivo. Os israelenses correram para um ninho de metralhadora camuflada, que derrubou cada soldado que tentou atravessar. Até a vinda de um tanque, o qual neutralizou a posição inimiga Após o portão ser conquistado, os próximos objetivos alcançados foram o portão de Damasco e o Museu Rockefeller. Os quais foram capturados. Após combate corpo a corpo, os israelenses conseguiram romper para a cidade velha.
O alto comando israelense emitiu a ordem de não utilizarem blindados na cidade velha. Isto resultou em baixas mais pesadas, mas os israelenses estavam preocupados que muitas relíquias e monumentos judaicos fossem destruídos. Os israelenses acabaram por conquistar a Cidade Velha e puderam voltar a rezar no Muro das Lamentações, após um hiato de 19 anos.

Resultado

Setecentos jordanianos e dez iraquianos foram mortos e 2.500 Jordanianos e 30 Iraquianos ficaram feridos, enquanto 550 Israelenses foram mortos, e 2.400 feridos.[citação necessários] As forças Israelenses se dirigiram em seguida para as colinas de Golã, então território sob domínio Sírio. Depois de combater as tropas Sírias,os israelenses ocuparam as colinas de Golã.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_da_Jord%C3%A2nia_(1967)

20
20