EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Daniela Spielmann, Sheila Zagury, Bernardo Sorj, Benjamin Netanyahu, Presidente Bolsonaro, Henrique Goldberg, Zeila Sliozbergas, David Vidal Israel, Anne Gimol Benzecry Benchimol, Salomão Israel Benchimol, Leila Sterenberg, Abraham Weintraub e Deia Cypri, dentre outros.


DANIELA SPIELMANN E SHEILA ZAGURY REVISITAM A OBRA DE JACOB DO BANDOLIM EM NOVO CD

357_first_4_1Com participações de Soraya Ravenle (voz), Almir Côrtes (bandolim), Catherine Bent (Cello), Clarice Magalhães e Roberta Valente (percussão), dentre outros, saxofonista e pianista lançam “Entre mil…Você!”, pela gravadora Kuarup, em formato de CD físico e digital, provendo eruditismo e liberdade jazzística à riqueza harmônica do choro

Amigas de longa data e parceiras musicais há 20 anos, a saxofonista Daniela Spielmann e a pianista Sheila Zagury debruçaram-se sobre a extensa obra de Jacob do Bandolim, juntas a um invejável time de músicos, imprimindo frescor e contemporaneidade. O disco “Entre mil..Você!” (gravadora Kuarup) chega em formato de CD físico e digital – o lançamento nas plataformas digitais foi no dia 24 de abril, um dia após o Dia Nacional do Choro – com participações especiais de Almir Côrtes (bandolim),Soraya Ravenle (voz), Catherine Bent (violoncelo), Clarice Magalhães (pandeiro, caixa de fósforo), Roberta Valente (pandeiro), Rodrigo Villa (baixo acústico e elétrico) e Xande Figueiredo (bateria).

Instrumentistas refinadas e experientes, a dupla aproxima a brejeirice, a virtuose e a dolência do choro com a liberdade criativa do jazz e a acuidade da músicade câmara, além de prover uma delicada e sensível feminilidade que abraça por completo, inclusive, a própria trajetória do homenageado – lembrando que foi a mãe de Jacob do Bandolim, Raquel Pick, quem lhe deu o primeiro bandolim; sua esposa Adylia administrava seu arquivo e Elena, sua filha, foi a fundadora e 1ª presidente do Instituto que leva o seu nome, além do fato de, aos 18 anos, ter descoberto a maior cantora do Brasil, Elizete Cardoso, com quem gravou marcantes LP´s.

Daniela Spielmann

Saxofonista, flautista, compositora, arranjadora, pesquisadora e professora, tem como grandes trunfos a força interpretativa somada à criatividade de suas composições e arranjos. Em 2001, lançou seu primeiro CD solo – BRAZILIAN BREATH, indicado ao Grammy Latino em 2002. Fez parte da banda “Altas Horas” do programa homônimo, comandado pelo apresentador Serginho Groisman, do ano 2000 à 2014 na TV Globo elaborando arranjos semanais. Já lançou doze Cds de carreira em grupos como Rabo de Lagartixa, Mulheres em Pixinguinha e o último em 2018, “Afinidades”, inteiramente autoral. Em 2019, foi convidada para tocar no primeiro Rio Montreux Festival.

Sheila Zagury

Pianista de formação eclética, com passagem na música erudita e no jazz, já atuou com vários artistas e grupos de renome como Eduardo Dussek, Ângela Rorô, Rio Jazz Orchestra, UFRJazz, Neti Szpilman, Áurea Martins, Marianna Leporace e em numerosos espetáculos de teatro e shows em todo o Brasil e no exterior. Com a saxofonista Daniela Spielmann,lançou, em 2007, o CD intitulado “Brasileirinhas”. Mantém também um duo com José Staneck,há 20 anos, participando da gravação do CD do gaitista, “A Poética de uma Harmônica Brasileira”, Em 2010, o duo se juntou ao violoncelista Ricardo Santoro, formando o Harmonitango, trio dedicado à obra de Astor Piazzolla, apresentando-se em várias cidades pelo Brasil, lançando seu primeiro CD em 2017. Além de participações em outros discos – como o CD de Edu Kneip, “Da Boca prá Dentro” –a pianista é integrante de grupos como a Cyclophonica, Orquestra Lunar e Orquestra de Gafieira, esta exclusivamente composta por mulheres, cujo CD de estreia, de 2007, foi indicado ao Premio Tim de Música em 2008.

É professora da Escola de Música da UFRJ. Ela também atua na área de pesquisa em música, participando de vários congressos de pesquisa em música no Brasil e no exterior, como a ANPPOM e a IASPM. Terminou em 2014 seu Doutorado em Música na UNICAMP, defendendo tese sobre choro nos anos 1990 no Rio de Janeiro.

CD “Entre mil…Você!” (gravadora Kuarup)

Daniela Spielmann e Sheila Zagury

Preço médio: R$25,00

Ouvir o CD online nas plataformas digitais – https://orcd.co/j22movj


BERNARDO SORJ LANÇA A VERSÃO ELETRÔNICA DO SEU NOVO LIVRO “EM QUE MUNDO VIVEMOS”

357_first_4_2O livro é um esforço de compreensão das relações entre democracia e capitalismo. Nele o autor analisa os diversos conflitos que elas produzem – econômicos, políticos e culturais -, o substrato de valores e interesses que eles comportam, e os desafios colocados pela ascensão de tendências autoritárias a nível nacional e internacional.

Este trabalho pode ser reproduzido gratuitamente, sem fins comerciais, em sua totalidade ou em parte, sob a condição de que sejam devidamente indicados a publicação de origem e seu autor: http://www.plataformademocratica.org/Arquivos/Em_Que_Mundo_Vivemos.pdf

Sobre o autor

357_first_4_3Bernardo Sorj é sociólogo, professor titular aposentado de Sociologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e do Projeto Plataforma Democrática.

Bernardo Sorj publicou 30 livros e mais de 100 artigos sobre desenvolvimento político da América Latina, relações internacionais, o impacto social das novas tecnologias, teoria social e judaísmo, entre eles A Nova Sociedade Brasileira, A Democracia Inesperada: direitos humanos, sociedade civil e crise da representação política e, com David Goodman e John Wilkinson, Da lavoura às biotecnologias: agricultura e indústria no sistema internacional.

Sobre a Plataforma Democrática

Plataforma Democrática (www.plataformademocratica.org ) é uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, dedicada ao fortalecimento das instituições e da cultura democrática na América Latina, através do debate pluralista de ideias sobre as transformações na sociedade e na política da região e do mundo.


NETANYAHU E BOLSONARO CONVERSARAM POR TELEFONE

357_first_4_4Na quarta (27 de maio), o Primeiro Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou ao Presidente Bolsonaro a solidariedade do povo de Israel ao povo brasileiro pelo sofrimento devido ao coronavírus. Também ofereceu ajuda e cooperação na fabricação de equipamento médico, adquirida pela experiência que Israel desenvolveu devido ao coronavírus.

O presidente brasileiro agradeceu e ao mesmo tempo, cumprimentou o Netanyahu pela formação do novo governo, lhe desejando sucesso e a continuação de cooperação entre os dois países. (Nota enviada pelo jornalista David S. Moran, direto de Israel)


B’NAI B’RITH SÃO PAULO

Henrique Goldberg e Zeila Sliozbergas, respectivamente presidente e vice-presidente da B’nai B’rith São Paulo, estão comunicando que farão uma gestão compartilhada durante o biênio 2020-2021.


ELEITA NOVA ADMINISTRAÇÃO DO CIAM PARA O BIÊNIO 2020/2022

Comandada por Asher Benzaken, foi realizada (19 de maio) a Assembléia Geral Ordinária do CIAM – Comitê Israelita do Amazonas, que além de aprovar o balanço de 2019, elegeu a nova diretoria para a gestão 2020/2022.

Veja a composição da chapa PONTE – GUESHR, que será responsável pela administração dos próximos dois anos do COMITÊ ISRAELITA DO AMAZONAS:

Presidente: David Vidal Israel

1ª Vice-Presidente: Anne Gimol Benzecry Benchimol

2º Vice-Presidente: Salomão Israel Benchimol

1º Secretário: Moysés Vidal Israel

2ª Secretária: Denise Benchimol de Resende

1º Tesoureiro: Sérgio Band

2º Tesoureiro: Ezra Azury Benzion Manoa

Diretor de Patrimônio: Ricardo Samuel Benzecry

Diretor de Chevrá: Abraham Meir Benmuyal

Diretora de Educação: Rebeca Benzecry Benchimol Neman

Diretor da Sinagoga: Davis Benzecry

Diretora de Assistência Social: Lucia Regina de Vasconcelos Dias Assayag

Diretor de Comunicação: Rogério Perales Rabello

Diretor de Relações Públicas: Ralph Baraúna Assayag

Diretora de Juventude: Júlia Bensoussan Serruya

Diretor de Segurança: Lívio Baraúna Assayag

1º Diretor de Culto: Noval Benayon Mello

2º Diretor de Culto: Rafael Frank Benzecry

Diretora de Eventos: Patrícia Benoliel Malcher

Chazan/Shaliach Tsibur: Isaac Dahan

Shaliach Assistente: Shalom Dahan

Na mesma oportunidade foram eleitos os membros da Mesa da Assembleia Geral, membros do Conselho Consultivo e Diretoria da Hebraica Manaus, de acordo com a seguinte composição:

Assembleia Geral

Presidente: Asher Benzaken

1º Vice-Presidente: Frank Benzecry

1º Secretário: Samuel Messod Benzecry

2º Secretário: Paulo Stélio Sabbá Guimarães

Conselho Consultivo

David Benzecry – Jaime Samuel Benchimol – José Benzecry Benchimol – Joshua Rahim Neman – Juarez Frazão Rodrigues Junior – Julia Cohen Israel – Marcos Jacob Cohen – Michell Vidal Israel – Nora Benchimol Minev – Raphael Vidal Israel – Sarah Foinquinos de Melo e Yoram Yaeli.


LEILA STERENBERG EM EVENTO DO MIDRASH

357_first_4_5A jornalista global Leila Sterenberg será a mediadora do FILME DEBATE – ALMA IMORAL, dirigido por Silvio Tendler e baseado no livro de Nilton Bonder.

Dia: 08 de junho | segunda | 20h | gratuito

Assista AO VIVO no canal do YouTube

O Filme está disponível no Canal Curta no YouTube


O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ABRAHAM WEINTRAUB, CAUSA INDIGNAÇÃO DA COMUNIDADE JUDAICA

Para se referir à ação da PF iniciada a partir da determinação do STF em virtude de suas alegações na fatídica reunião ministerial de abril, Abraham Weintraub, Ministro da Educação, fez alusão à “Noite dos Cristais”, causando indignação em toda comunidade judaica.

Veja abaixo o que ele postou em sua rede social.

357_first_4_6


APRESENTADORA DEIA CYPRI REALIZA ENSAIO ÍNTIMO À DISTÂNCIA COM FOTÓGRAFO ‘QUERIDINHO’ ENTRE AS FAMOSAS

357_first_4_7Em pleno domingo (24 de maio), no ‘Dia Nacional do Café’, a apresentadora Deia Cypri realizou um ensaio íntimo diretamente do aconchego de sua casa, sendo produzida pelo reconhecido fotógrafo João Passos, querido entre as celebridades – Karina Bacchi, Marina Ruy Barbosa, Galisteu e outras estrelas estão no time clicadas por ele. Amante do grão e da bebida, Deia usou a temática para produzir as fotos.

A musa está em isolamento social ao lado do marido, o sertanejo Edson, da dupla com Hudson , e a pequena Bella – primeira filha do casal que acaba de completar um ano de idade.

20
20