7 MOTIVOS PARA IR AO MÉDICO ANTES DA PRÁTICA ESPORTIVA – DR. GUSTAVO ARLIANI

178_medicina1.01

 


Atividade física quando realizada de maneira inadequada apresenta um elevado risco de lesões.

178_medicina1.1

O esporte no Brasil é praticado em diversas modalidades. Sendo a mais praticada o futebol. No entanto, outros esportes apresentam considerável popularidade como o basquete, volei, handebol, judô , tênis e artes marciais.

O homem moderno apresenta um índice cada vez maior de sedentarismo. Associado a isto ainda temos a má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas cada vez mais presentes na sociedade.

A ciência do esporte já demonstrou que a prática constante e controlada de uma atividade física conduz a uma vida mais saudável.

No entanto, atividade física quando realizada de maneira inadequada apresenta um elevado risco de lesões. Para evitar estas lesões, sugerimos diversos motivos para um individuo procurar um médico antes do inicio da prática de qualquer esporte:

– Orientação sobre os fatores relacionados com lesões esportivas. Estes fatores podem ser próprios do individuo, como idade, sexo, composição corporal, ou extrínsecos, como condições da prática esportiva e modalidade praticada.

– Avaliação e orientação nutricional. Uma boa dieta antes e depois da prática esportiva é fundamental para evitar lesões, bem como uma hidratação adequada.

– Avaliação e orientação médica. A avaliação cardiorespiratória antes da prática de qualquer esporte, principalmente competitivo, é fundamental para evitar problemas sérios como a morte súbita, que atingiu diversos jogadores de futebol profissional recentemente.

– Orientação sobre os calçados e acessórios adequados para cada modalidade esportiva, bem como acomodações desportivas, visto que piso em más condições, irregular, e pisos sintéticos muito aderentes podem ser responsáveis por diversas lesões esportivas.

– Esclarecimento sobre as principais lesões existentes na modalidade praticada pelo individuo. O indivíduo pode assim receber dicas e orientações para preveni-las.

– Correção de possíveis gestos esportivos inadequados que podem vir a gerar lesões futuras. Um exemplo é a batida de backhand com o cotovelo parcialmente fletido no tênis que pode levar a uma epicondilite lateral ou tennis elbow no cotovelo.

– Avaliação e orientação física. Esta visa a análise de possíveis desequilíbrios entre grupos musculares, falta de alongamento muscular e nível de aptidão física, bem como planejamento da periodicidade e intensidade de treinamentos adequadas.

Dr. Gustavo Arliani – Médico ortopedista formado pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Saiba mais...

 www.drgustavoarliani.com.br

drgustavoarliani@gmail.com

 

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4521

Tel: (11) 38875077/ 38877420

Redes Sociais:

Facebook: Dr Gustavo Arliani

Twitter: @drortopedista

Instagram: @ggarliani

20
20