COLESTEROL É REALMENTE O VILÃO? – DR. SÉRGIO VAISMAN

  sergioW


Segundo alguns especialistas mundiais, a dieta com baixo nível de gordura é um mito no que diz respeito à proteção para o coração. De fato, colesterol é uma substância fundamental para a manutenção da vida e todas as estruturas celulares do corpo necessitam imensamente dele.

Após estudar por mais de 60 anos problemas de saúde que afetam o coração, o professor Fred Kummerow da Universidade de Illinois, com 98 anos de idade, afirma que o colesterol é benéfico para todos nós e não causa doenças cardíacas, conforme muitos defendem. O que prejudica é apenas o colesterol oxidado através de frituras e alimentos processados, tìpicamente encontrados nas “fast-foods”. Este tipo deve ser fortemente evitado pois contem altas concentrações de colesterol oxidado chamados de oxisterois. Uma forma de detectar se o colesterol medido no sangue possui alta quantidade de oxidação e, por isto nocivo, é a dosagem da APOLIPOPROTEINA B que mede a fração oxidada da fração LDL.Podemos ver que a pesquisa é mais minuciosa do que, simplesmente, se receitar remédios para colesterol acima dos valores de referencia e, consequentemente, amedrontando os pacientes quanto a este problema. Caso a apolipoproteina B esteja dentro dos limites normais, a necessidade de se tomar medicamentos para baixar o colesterol passa a ser desnecessária principalmente se a fração HDL (chamada de “bom” colesterol) estiver elevada.

Os médicos deveriam se acostumar a solicitar a dosagem da apolipoproteina B de forma rotineira, da mesma forma que passaram a se preocupar com as frações HDL e LDL nos anos 60 quando apenas o colesterol total era avaliado.

A maneira mais eficiente de cuidar dos excessos de colesterol no sangue e, principalmente da fração oxidada, é o que diz respeito às mudanças no estilo de vida.Alem de se preocupar com a alimentação, atividade física regular e manutenção do peso corporal são também medidas importantes para a manutenção da SAUDE.


Dr. Sérgio Vaisman – Médico formado pela faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Rio de Janeiro em 1.970; Especialista em Cardiologia pela Escola Médica de Pós-Graduação Carlos Chagas. – Saiba mais…

 

 

www.sergiovaisman.med.br

 

 

 

20
20