EXPOSIÇÕES DE FABÍOLA M. SAMARA E FLORIAN FOERSTER | Glorinha Cohen

EXPOSIÇÕES DE FABÍOLA M. SAMARA E FLORIAN FOERSTER

A Galeria Gravura Brasileira abre no próximo dia 11 de junho, das 19 às 22h, as exposições “Livro Aberto” de Fabíola Magno Samara (São Paulo) e “Luz- Decadência e Transformação”de Florian Foerster (Berlim), permanecendo até o dia 11 de agosto.

178_fique_2.1

Livro Aberto

”Gravuras, tendo como suporte películas fotográficas de poliéster, Livro Aberto foi concebido a partir de longas tiras de papel, que ao serem trabalhadas chegam à formas escultóricas e a gravuras tri-dimensionais. Criando uma poética própria, a tira, a curva, o redondo, o mole e a espiral se repetem em diferentes situações e dimensões. Sua imagem, o antigo, o início, a pré-imagem, as garatujas e o sânscrito. A cor, a da terra, ora seca ora úmida, ora com o ocre quase amarelo do dia ora com o escuro quase negro da noite.”

Texto da artista Fabiola Samara.


 

178_fique_2.2

Luz — Decadência e Transformação

“Estas 15 gravuras de uma série de 22 foram feitas com a mesma placa de cobre entre 2012 e 2013. A série versa sobre impressões e memórias do Jardim da Luz em São Paulo ao revisitar a mesma matriz de impressão, uma ação similar as sucessivas visitas feitas ao Parque que me levaram a mergulhar com mais profundidade em sua atmosfera. A placa de 25x25cm foi repetidamente gravada no ácido e um mínimo de 3 provas foram impressas em cada estágio. Cada gravação destruiu o estágio anterior da placa. Enquanto a densidade e as camadas da impressão aumentavam, a densidade da placa diminuia até a completa desintegração da matriz. A distancia entre a primeira e a última imagem ilustra a resposta da matriz de cobre a mais de 80 horas de exposição aos efeitos corrosivos dos banhos de ácido. As gravuras também mostram como a imagem inicial se dilui e, ao mesmo tempo, se transforma em formas inteiramente novas. Luz- Decadência e Transformação é parte de um grupo maior de trabalhos em andamento – desenhos, gravuras, escritos e pinturas – investigando e re-imaginando o Jardim da Luz. Eu comecei esta série pouco após a minha primeira visita ao Jardim da Luz em 1996. “

Texto do artista Florian Foerster

 

SERVIÇO:ABERTURA

11 de JUNHO | terça-feira | 19-22hs

GALERIA GRAVURA BRASILEIRA

Abertura- 11/06/2013, terça-feira, de 19 às 22hs

Visitação- de 11 de junho a 03 de agosto de 2013.

seg a sex- das 10h às 18h | sáb- das 11h às 13h

GRÁTIS

GALERIA GRAVURA BRASILEIRA

R. Dr. Franco da Rocha, 61 |  Perdizes | f. 11 3624 9193 | 11 3624 0301

www.gravurabrasileira.com