PONTOS & CURVAS – DANIELLE CURIA

dia das mães


Outro ponto fora da curva é o sigilo sobre os gastos da presidência nas viagens ao exterior.

O tal do ponto fora da curva mencionado pelo novo ministro do STF, sobre o Mensalão, deixou os condenados esperançosos. Todavia, para os que acreditavam que finalmente haveria punição, independente de cores partidárias e de companheirismos, a frase causou  apreensão.  Infelizmente, apesar do mantra da total independência para julgar, desde o inicio foi revelado o lado para o qual pendiam as decisões. Eram dois os nitidamente defensores dos réus políticos, aos poucos foram incorporados mais dois. Os últimos nomeados ainda estão em observação. Vamos esperar para conferir- contudo as pistas não são as melhores.

O STF lidera o nível de confiança, na última pesquisa, exatamente por ter colocado o ponto fora da curva ao ser rigoroso . Ministros independentes (a maioria) e principalmente pela atuação irretocável do relator Joaquim Barbosa. Se o Julgamento for agora desfigurado por interesses escusos, a decepção será imensa. Basta ver, na mesma pesquisa, que a credibilidade do Legislativo é  zero .Também o Executivo comandado pelo PT está desacreditado e ficou  em sétimo lugar…  Dos Três Poderes apenas o STF tem credibilidade – se orquestrarem o “Mensalão”  a curva será descendente e o ponto  vai para o espaço literalmente.

A propósito de descrédito a senhora Presidente está sendo identificada como incompetente, prepotente e previsível  .A curva da popularidade está com viés negativo e os pontos fora da curva são muitos. A entrevista do Min. Toffoli  contem críticas veladas e é no mínimo enigmática – ” o Pres. Lula tinha muitas dúvidas, a pres. Dilma tem muitas certezas (??)  – dizem que  ele  foi o porta voz dos petistas descontentes com a atuação da “presidenta” –  por certo quando o barco começa a fazer água e um salve-se quem puder…   Bajuladores debandam rapidamente  e os admiradores das virtudes passam a enxergar os defeitos . Tentam escapar para onde os aceitarem. Na verdade pelo conjunto da obra, ou a falta dela, as dúvidas de um e as certezas da outra não foram boas para o País- Hoje pode-se dizer, sem medo de errar, que a década foi perdida. A arrogância na tentativa de fazer diferente, fez com que o Brasil dançasse um eterno bolero – dois pra lá dois pra cá- sem sair do lugar. Usaram e abusaram do dinheiro público enquanto os ventos sopraram a favor e a herança de FHC não tinha sido exaurida –  Quando a crise mundial atingiu a todos, disseram que a culpa dos problemas governamentais seria do exterior, embora os demais países emergentes  tenham tido melhor sorte, provavelmente por mais eficiência e menos desgoverno…. O ponto saiu inteiramente da curva e agora estão correndo ferozmente atrás do imenso prejuízo.

A popularidade da ‘presidenta” caiu. Por enquanto eles dizem que será facilmente revertida com a nova campanha  ilusionista de João Santana que está  sendo preparada com as recorrentes mentiras sobre o tanto e o quanto o Brasil venceu e vencerá as dificuldades com o comando da  inigualável gerente – mãe dos PACs  e cara crachá de Lula. A nova temporada de inverdades estrelada pela candidata petista vai prometer  tudo ,desonerar tudo e dizer que a culpa da inflação, da corrupção e do baixíssimo crescimento   é… do mordomo./ A tal da Ministra Belchior já fez o preview : disse que a “presidenta Dilma” não pode ser responsabilizada pela Infraestrutura ruim ,que é responsabilidade dos 30 anos de governos anteriores (??) os últimos 10 anos do PT não contam,né?  E sobre o Pac 2 falou dos milhões já investidos anexando o valor “do minha casa minha vida” na conta dos investimentos ,omitiu que o dinheiro é emprestado pela Caixa e não pode ser colocado na conta dos investimentos.

Realmente depois de 10 anos no poder não é admissível , nem crível, jogar a culpa dos erros, das falhas e dos esbulhos nos governos anteriores –

Outro ponto fora da curva é o sigilo sobre os gastos(???) da presidência nas viagens ao exterior. Certamente o segredo serve  para que o povo  não saiba o quanto e o tanto poderia ser usado em benefícios de suas necessidades se não fosse desperdiçado em luxos e que tais.  Disseram que o motivo seria por Segurança Nacional, a piada é prontíssima!

Para colocar o ponto dentro da curva seria preciso melhorar a Economia, não com remendos e favores pontuais. Sim com o enxugamento da máquina pública .Com privatizações mais efetivas -(finalmente iniciadas) Com profissionais eficientes no lugar dos aspones companheiros. Com uma verdadeira faxina na corrupção. Com o fim dos favorecimentos pessoais e a outros países (como o perdão aos africanos, bondades a vizinhos e empréstimos a fundo perdido)

No entanto nada disso será feito. Dificilmente a inflação será controlada com fórmulas paliativas. O que compromete não apenas esse período de governo quanto o próximo-/ Quem vencer a eleição ,desta vez, receberá realmente uma herança além de nefasta totalmente maldita –  De todo modo que não seja uma reeleição, pois o Brasil não resistiria a mais um desgoverno como o dos últimos anos (!!)


Antes do ponto:

O Afif conseguiu ficar com um pé em cada embarcação- francamente não dá para entender, eu o encontrei e perguntei, mas ele desconversou… É tão inadmissível que o ponto saiu correndo da curva!

Está circulando um cordel divertidíssimo na Internet sobre o affaire Lula&Rose- vale ver.


Danielle Curia é artista plástica e jornalista – Saiba mais…

dancuria@uol.com.br

20
20