O ACASO TAMBÉM PRECISA DE AJUDA-MERALDO ZISMAN

MERALDO ZISMAN

O mensalão já não tem mais tanta importância. É fácil de entender. As notícias, por mais gritantes que sejam, cansam. São as mesmas coisas e, ao fim de pouco tempo, causam saturação. É preciso algum fato novo, uma renovação.  O povo demanda e aprecia algo diferente, muito embora, aparentemente, seja uma variação do mesmo tema.  As novas são quase sempre (ou sempre) as mesmas, com distintas roupagens. E urge distrair o público com novos assuntos.

Organizar uma boa sublevação de ordem pública, por exemplo, é uma velha e histórica maneira de promover novos acontecimentos, sem nada mudar. Agora, com a inovação da faminta internet para ser alimentada, torna-se, ainda, mais importante, as pseudo-inovações.  E, pior, em vez de findarem ou serem substituídas, permanecem incólumes à televisão, ao rádio e, até, à decadente/esclerosada mídia escrita. A eutanásia é proibida, mas permitem que ela sobreviva. É considerada antidemocrática ou uma falta de humanidade. O que tentar? A única maneira é lançar mão de velhos remédios, para tratar as mesmas doenças.

Faz-se necessário reacender as chamas democráticas. Como admitir uma nova semana sem notícias impactantes? Como os servidores da mídia ganharão o leite de sua prole?

Uma ameaça à democracia (?) é sempre um motivo importante. Os fazedores de desordens possuem um velho lema: “Que importam as vítimas se o gesto foi belo?”. Qual o montante de raiva contida nas grandes metrópoles? Então, surge uma boa saída: o transporte público.

Os transportes públicos sempre foram a pièce de résistancedas revoltas urbanas. Sem falar na estudantada, esta massa de manobra conhecidíssima e facilmente inflamável. Falar de estudantes é o mesmo que dizer: jovens. Tanto os que estudam, quanto aqueles que são “estudantes profissionais dos protestos”. Pode-se, inclusive, misturar uns velhinhos desempreg ados ou, mesmo, empregados e outros tipos de “trombudos”, para que a massa já esteja no ponto de ser mexida. Nem é preciso colocar fermento para que cresça.

Juntando-se uma turba, com facilidade, (no presente, mais fácil de ser convocada via internet) e, depois, introduzir alguns especialistas em desordem pública… Quando o espetáculo vai esquentando, só é preciso alguns contingentes policiais para a festa pegar fogo. Em qualquer parte do mundo, nada melhor que a polícia para estimular a turba às paixões belicosas.

Voam-se algumas pedras, ouvem-se gritos, e são acionadas bombas de efeito moral, de fumaça, ou balas de borracha. Um transeunte que passava na rua, por acaso, é atingido. Melhor, ainda, se a vítima for jornalista: daí, a festança está completa. A vítima fica ao dispor de todos. Qualquer vítima serve: dá no mesmo! Que dirá se for um profissional da própria mídia?

E a pacífica manifestação passa aos estágios de violentos protestos populares, turbulentos, de sublevação, e finda como o indício de uma revolução para acabar com nossa suposta democracia. Transmuta-se em matéria para as primeiras páginas, as manchetes dos meios de comunicação, para os quais o mais importante é manter o movimento. E, adeus, à pobre vitima.

Algumas pessoas filosofam: “nada acontece por acaso”. Acredito, porém, que o acaso precisa de um pouco de ajuda, para poder acontecer.


Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Saiba mais.

 meraldozisman@uol.com.br

20
20