RECEITAS DA BRANCA

176_sabores_2.1


Feijão branco com peru e mousse de damasco diet são as receitas da semana, além de dicas, truques e curiosidades da culinária que facilitam sua vida.

FEIJÃO BRANCO COM PERU

180_sabores_1.1

Ingredientes:

2 coxas de peru
4 linguiças de peru defumadas
500 gramas de feijão branco
1 colher (de sopa) de sal
1 colher (de chá) de pimenta do reino
2 dentes de alho
1 cebola
½ molho de cheiro verde

Modo de fazer:

Deixar o feijão branco de molho em água por, no mínimo, duas horas. Escorrer e reservar.Bater a cebola, alho, sal, pimenta e cheiro verde no liquidificador. Se necessário, acrescentar algumas colheres de água. Temperar o peru com um pouco deste tempero. Refogar as coxas de peru e as lingüiças em um pouco de azeite. Juntar o feijão branco com 2 litros de água. Tampar a panela e deixar cozinhar até que o feijão esteja bem cozido. Refogar o tempero restante em azeite e ir temperando a feijoada a gosto. Esta feijoada fica ótima servida com crisp de couve e arroz.


MOUSSE DE DAMASCO DIET

180_sabores_1.2

Ingredientes

250 gramas de damascos, 2 envelopes de gelatina diet de abacaxi, 6 claras, 4 colheres de sopa de adoçante em pó (sucralose ou Tal e Qual), 2 copos de água

Modo de fazer:

Cozinhar o damasco com a água e o adoçante até amolecer bem. Bater no liquidificador para que vire um purê. Dissolver os envelopes de gelatina com 500 ml de água fervente e misturar ao purê de damascos. Bater as claras em neve e misturar, delicadamente com o purê. Colocar em forma molhada com água gelada. Levar à geladeira até o dia seguinte.


DICAS, TRUQUES E CURIOSIDADES

Feijoada mais leve

Para obter uma feijoada mais leve, com menos gordura, existe um pequeno segredo. Coloque as carnes em um tabuleiro (sendo um tabuleiro para carnes defumadas e outro tabuleiro para carnes salgadas – mas já sem o sal). Asse as carnes no forno e o excesso de gordura ficará derretida no tabuleiro. Jogue essa gordura fora e coloque as carnes para cozinhar no feijão.

– Molho encaroçado

Se um molho à base de farinha encaroçar, basta passá-lo pela peneira.

– O molho ficou salgado. E agora?

Se o molho ficar salgado demais, junte uma fatia de pão e cozinhe mais um pouco.

– Palmito em conserva

Quando você quiser escolher palmito em conserva, escolha o vidro onde os palmitos estiverem “boiando”, não encostando no fundo do vidro.

– Pepino

Corte as pontas do pepino e esfregue a ponta cortada no pepino para que saia a “gosma”. Isso vai tirar o amargor do pepino. Depois, não descasque para usar: corte em rodelas finas, com casca, que é onde está a maior parte de seus nutrientes.


Branca Sister é carioca, formada em Administração de Empresas, com especialização em Psicopedagogia e sempre foi uma eterna apaixonada pela gastronomia. Já foi dona de um pequeno restaurante, de um bufê de sobremesas e, atualmente, trabalha com consultoria em gastronomia. É autora de dois livros, ambos sobre alimentação infantil. O primeiro, “Alimentação Infantil: um guia prático para as mães”, foi lançado pela Editora LTC em 1989. O segundo, “Socorro, meu filho não quer comer”, foi lançado pela Editora Campus-Elsevier em 2004

Fonte: www.receitasdabranca.com.br

20
20