GASTRONOMIA COM SAÚDE – ZIVA BAHBOUTH

180_sabores_2.3


Típico da cozinha mediterrânea, o alho é um condimento essencial por sua ação múltipla.

Alho

Benefício saúde

Típico da cozinha mediterrânea, o alho é um condimento essencial por sua ação múltipla: ele melhora a fluidez do sangue, abaixa a taxa de colesterol e é um poderoso aliado contra a hipertensão arterial. Graças às suas substâncias antioxidantes, o alho desempenha um papel importante na prevenção do envelhecimento e do câncer. Ele possui propriedades vermífugas, entre outras.

Como escolher

As cabeças de alho devem conter bulbos firmes e bem secos.

Como conservar

A réstia de alho deve ser suspensa em um local seco. Os dentes podem ser conservados no refrigerador.

Você sabia?

O alho é mais ativo no plano terapêutico, quando cru. No Sudoeste (da França) ele é degustado apenas com sal ou friccionado em um pedaço de pão! Para melhor digeri-lo, retire sempre o seu bulbo.


PEQUENOS FLANS DE ALHO AO CREME DE SALSINHA

 

180_sabores_2.1

Modo de fazer

  1. Lave a salsa e tire os cabos. Mergulhe-a por dois minutos em água fervente levemente salgada. Tire-a e mergulhe-a imediatamente em água gelada. Seque-a em um pano de prato e depois a deixe secar um pouco mais sobre um papel absorvente.
  2. Descasque os alhos, corte-os em dois e retire o bulbo. Mergulhe-os por dois minutos na água fervente e escorra a água. Repita a operação por mais duas vezes. Bata os alhos no liquidificador por 2 ou 3 minutos com o creme e o leite. Adicione o ovo e as gemas batidas em omelete, coloque o sal e a pimenta e misture.
  3. Pré aqueça o forno a 150oC (termostato 5). Divida o creme de alho entre 4 pequenas formas refratárias untadas, coloque-as em uma travessa refratária grande e despeje água quente até a sua metade. Coloque no forno e deixe cozinhar por volta de 40 minutos, até que os pudins estejam firmes
  4. Prepare o creme de salsinha. Ferva o leite, acrescente a salsa e deixe cozinhar por 2 minutos. Fora do fogo, acrescente o leite em pó e bata no liquidificador por 2 ou 3 minutos para obter um creme bem liso. Coloque o sal e a pimenta.
  5. Retire os pudins das formas e sirva-os quentes, como entrada, circundando-os pelo creme de salsinha.

Informações dietéticas:

A ação benéfica do alho, para o sistema cardiovascular, é reforçada nesta receita pela presença do óleo de oliva e da salsa.


TOURIN* DE ALHO

180_sabores_2.2

Modo de fazer

  1. Descasque os dentes de alho, corte em dois e retire os bulbos. Esmague-os grosseiramente com o garfo. Esquente o óleo em uma pequena panela, adicione o alho e frite-os em fogo bem baixinho por 5 minutos, mexendo regularmente com uma colher de pau.
  2. Despeje o caldo, salgue e apimente, mas bem pouco (uma vez que o caldo já está temperado) e deixe em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo, cubra e deixe cozinhar por 30 minutos. Durante este tempo, grelhe as fatias de pão no gril do forno (ou na torradeira elétrica) e coloque-as em 4 pratos fundos.
  3. Quebre os ovos e separe as claras das gemas. Misture as gemas com o vinagre.
  4. Adicione as claras ao caldo, batendo energicamente. Retire uma concha do caldo e misture-a com as gemas e jogue a mistura na panela, deixando no fogo moderado, mais alguns instantes. Desligue o fogo, assim que começar a ferver novamente.
  5. Coloque a sopa bem quente sobre as fatias de pão grelhado e sirva imediatamente.

Informações dietéticas:

Para esta sopa escolha de preferência um pain de campagne**. Ele conserva-se bem e alimenta mais que o pão branco, em razão do seu alto teor em proteínas, fibras, magnésio e vitaminas.

Notas:

*Tourin: sopa típica do Sudeste da França.

** Pain de campagne: pão de fazenda feito com farinha de trigo, sal, fermento, água e farinha de centeio.


ZIVA BAHBOUTH – Faz pesquisa permanente de assuntos relacionados com uma alimentação saudável. Saiba mais.

 

zivaba@hotmail.com

 

20
20