COMO SER UM PAI – RABBI TZVI FREEMAN

182_HR_4.1

 

Estas palavras são tudo o que você precisa saber para ser um verdadeiro pai judeu:

“Eu estou aqui, meu filho. Tudo de mim, para você. O que há?”

 O resto se seguirá.

 

 

182_HR_4.2Caro Rabino,
Eu sou pai, e eu não tenho ideia de como criar um menino judeu. Tudo o que eu sei é “não fazer como meu pai fez”. Apesar de que, geralmente é exatamente o que eu acabo fazendo. Eu quero que meu filho cresça forte em seu judaísmo e confiante em si próprio.
Assinado: Pai

Shalom Pai,
Há apenas duas linhas curtas que você precisa saber. É o primeiro diálogo que existe entre um pai e seu filho na Torá escrita:
Então Isaac disse a seu pai: “Meu pai?”
E Abraão disse: “Eis-me aqui, meu filho.”
Há mais, mas precisamos parar aqui primeiro para que você possa ver o mapa.

Tivemos essas palavras antes, apenas uma vez antes, no início deste mesmo conto. Abraão está respondendo a seu filho com as mesmas palavras que ele usou antes, como resposta a D´us.

Então, foi depois de todas estas coisas, que D´us tendo testado Abraão, disse-lhe: “Abraão!” E Abraão respondeu: “Estou aqui!”

E então D´us pede a Abraão para fazer algo que vai contra cada célula do seu corpo e da alma: endureça o seu coração, desligue sua mente, tome seu filho e “levanta-o para um sacrifício em uma das montanhas que vou mostrar a você. “

Os homens conhecem esta modalidade. Dormência. Preciso fazer o que tenho que fazer. Fazemos isso quando vamos para a guerra, quando vamos para o trabalho, quando despedimos um empregado e quando disciplinamos uma criança. Há uma pequena voz interior, gritando: isso não é o que eu sou! Como posso fazer isso? E nós apenas dizemos para se calar, para que possamos fazer o trabalho.

Todos nós temos sido assim. Você tem prazo no trabalho. Uma reunião importante sobre um grande contrato. Perturbações que deixam você louco. A hora do rush atordoa seus nervos. 7h30 da manhã seguinte e você não quer ir. Nenhuma célula do seu corpo quer ir. Mas, você tem que ir.

Ok, não é isso que você é, você é um homem de família com as prioridades da família. Mas, para alimentar uma família, um homem tem que fazer sacrifícios. Não sente o que você sente, não pensa o que você pensa. Isso é o caminho da loucura. Sufocar a voz de dentro. Seja um homem, como os homens têm sido desde que pisaram na terra fria e dura. Apenas isso.

O pai interior fica desligado. E assim, junto com ele, seus filhos.

“Pai?”

“Pai?”

“Eu estou ocupado agora.”

“Pai?”

“Desculpe, filho, eu estou ocupado. Vá falar com a mãe. “

Isso é o que este mundo bizarro pode fazer a um homem: no caminho do sustento de sua família, ele sacrifica-os em seu próprio altar.

Então aqui é Abraão, no meio de seu maior teste. Ele pode ter apenas um foco: fazer o que lhe foi dito. E é aí que ele é 100 por cento. Afinal, isto não é apenas ganhar a vida. Trata-se de ouvir a voz de D´us. E assim, Isaac chama por ele, não está certo de que seu pai esteja realmente lá.

“Meu pai?”

“Eu estou aqui, meu filho. Tudo de mim, para você. O que há? “

Talvez esse tenha sido todo o teste. Talvez, com isso sozinho, Abraão provou que ele estava apto para ser o pai da nação que traria compaixão de D´us para o mundo.

Talvez. Mas isso eu sei com certeza: Com essas palavras, Abraão passou a tocha para a próxima geração. Porque quando Isaac viu que seu pai era tudo para ele, da mesma forma e com a mesma intensidade que ele estava lá para D´us quando D´us falou com ele, então ele estava pronto para ser tudo o que há para o seu pai e para o D´us de seu pai.

Essas palavras são tudo o que você precisa saber para ser um verdadeiro pai judeu. O resto se seguirá.

“Aqui estou eu, meu filho. Tudo de mim. “


Rabbi Tzvi Freeman – É diretor da peça O rabino para o Chabad.org, e autor de dois volumes de Trazendo o Céu Down to Earth – coleções de meditações com base nos ensinamentos do Rebe -, assim como de numerosos artigos e ensaios sobre misticismo judaico, filosofia e prática. Ele também escreve para o Chabad.org e é amplamente aclamado com suadose diária de sabedoria, enviada diariamente para dezenas de milhares de assinantes.

20
20