POULETS COCOTTE GRAND’ MÈRE

182_sabores_2.1

Galeto assado com batatas é uma receita francesa e rende 8 porções.

Ingredientes

2 unidade(s) de galeto
150 gr de cebola pequena(s)
180 gr de champignon fresco
1,2 kg de batata bolinha
60 ml de vinho branco
180 ml de caldo de frango
24 gr de manteiga
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca

Como fazer

Prepare os galetos: amarre, com o auxílio de um barbante, as pernas e asas, para que não abram durante o cozimento. Tempere com sal e pimenta branca. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e, com o fogo bem alto, doure os galetos de todos os lados. Arrume-os, com as costas para baixo, em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno baixo (160º) por aproximadamente 45 minutos**. Elimine os barbantes e reserve aquecido.

Faça a guarnição Grand’Mère: ferva as cebolinhas em calda de açúcar e refogue na manteiga os champignons. Corte as batatas, cozinhe, escorra e refogue rapidamente no azeite (rissoler).

Confeccione o caldo de acompanhamento: desengordure levemente a forma em que foram assados os galetos, faça uma deglaçage com o vinho branco, levantando assim o seu fundo, e transfira para uma panela. Deixe reduzir por 1 a 2 minutos e acrescente o caldo de frango Peneire e verifique o tempero.

Termine a guarnição: Esquente a manteiga, acrescente as batatas, os champignons, verifique o tempero e coloque as cebolinhas por último.

** A temperatura pode variar de forno para forno. Para saber se o galeto está totalmente assado, basta fazer um furo na junção das sobrecoxas. Se sair um líquido límpido e translúcido, estará assado. Se sair um líquido opaco e com presença de sangue, deixe maIs um pouco no forno.

 

Rendimento: 8 porções

Cozinha: Francesa


 

Fonte: www.cybercook.terra.com.br

20
20