EM MANAUS, A EXPOSIÇÃO “ANNE FRANK: UMA HISTÓRIA PARA HOJE”

 

 192_fique_1.1

Realizada pelo Comitê Israelita do Amazonas (CIAM). a exposição será exibida em Manaus durante todo o mês de agosto, depois de passar por cidades do sudeste do País, além de Brasília e Portugal.

Produzida pela Anne Frank House, de Amsterdã, a exposição usa a história de vida da adolescente judia, autora de um diário traduzido para mais de 60 idiomas, como fio condutor para estimular reflexões sobre a tolerância, respeito pelas diferenças, direitos humanos e democracia.

“Quando falamos desses temas, contribuímos para que tragédias como o Holocausto não se repitam. Além disso, o objetivo dessa atividade é manter vivo o legado da Anne, porque os dizeres dela continuam sendo atuais quando o assunto são os direitos humanos”, declarou a presidente do Ciam, Anne Benchimol. “Em sua sabedoria juvenil, ela era muito profunda e otimista em relação às pessoas. Que esse otimismo seja o grande aprendizado desta exposição”, completou.

A exposição é acompanhada de uma série de palestras. A primeira, sobre “Compromisso de diálogos entre etnias e respeito às minorias”, está marcada para o dia 5 de agosto. No dia 7, a palestra é “O direito à felicidade e às políticas públicas”; dia 14 é a vez de “Anne Frank: uma história para hoje”; no dia 21, Rossieli Silva e Anne Benchimol participam da palestra “Anne Frank: uma vida”; o último debate ocorre no dia 28 de agosto, com Márcio Souza, Bernardo Monteiro e Márcio Braz falando sobre o Holocausto.

 192_fique_1.2

Fotos da família e reproduções de documentos fazem parte da mostra (reprodução)

Ao todo, “Anne Frank, uma história para hoje” conta com 30 painéis que retratam cinco aspectos dos acontecimentos em torno da Segunda Guerra Mundial: a ascensão do nazismo, o expurgo dos seres considerados diferentes, a atitude individual das pessoas, o Holocausto e a importância dos direitos humanos.

Os fatos, que se confundem com os acontecimentos da própria vida de Anne, são contados em ordem cronológica e vêm acompanhados de reproduções de arquivos históricos e fotografias dos álbuns da família Frank.

O famoso diário, escrito pela jovem durante os dois anos em que se refugiou junto com os familiares em um “anexo secreto”, em Amsterdã, é o foco do primeiro painel. Ele se debruça sobre a persona de Anne, ora vista como um símbolo do sofrimento de milhões de pessoas, ora como escritora e disseminadora de ideais. Enquanto isso, o último painel mostra as impressões de quem passou pela casa de Anne Frank, na Holanda.

Anne Frank nasceu em Frankfurt, em 1929, e morreu no campo de Bergen-Belsen, em 1945. Dois anos depois, o pai dela, único da família a sobreviver, publicou o diário da filha.


Serviço

Exposição “Anne Frank, uma história para hoje”

Local: Piso Tucumã do Manauara Shopping

Até 31 de agosto; segunda a sexta, 10h às 22h; domingos, 14h às 21h

 

20
20