O GOVERNO IDEAL – RABINO YACOV GERENSTADT

yacov

O único governo capaz de equilibrar com êxito as necessidades individuais e comunitárias é um governo justo, fundado na crença em Deus.


Nesta época conturbada em que nos encontramos, onde o povo manifesta e reivindica das lideranças atitudes de justiça, honestidade e sentimento humanitário, é preciso refletir a fim de encontrar o caminho para uma verdadeira “ordem e progresso”.

Ao longo dos séculos, a humanidade enfrentou várias formas de governo. No passado, as monarquias imperialistas dominaram o mundo. Em um tempo mais recente, presenciamos o colapso do comunismo e, hoje, vivemos em um sistema de democracia capitalista.

De uma maneira geral, percebemos que os sistemas mudaram, mas os conflitos permanecem. A diferença é que, no passado, o povo oprimido era obrigado a se calar, enquanto que hoje o povo sai às ruas, manifestando publicamente seus anseios, suas angústias e decepções.

Em todo caso, a humanidade continua atormentada pelo mesmo conflito básico: direitos individuais versus o bem maior de uma nação. O papel do governo é de atingir um equilíbrio entre os dois, mas nenhum sistema político ao longo da história foi capaz de consumar este equilíbrio.

O defeito essencial de todos os regimes de governo é que eles são baseados em regras humanas. Pessoas possuem crenças, ideias e convicções extremamente diferentes umas das outras; portanto, qual congresso é capaz de definir padrões de justiça, solidariedade e moralidade para todas as pessoas? Como podemos evitar o abuso de poder por parte das autoridades?

A Bíblia nos revela que o alicerce da civilização reside nos princípios éticos transmitidos pelo Criador a Moisés na revelação do Monte Sinai, conhecidos como as “Sete Leis de Noé”, que são: não cometer idolatria, não assassinar, não roubar, não cometer imoralidades sexuais, não blasfemar, não maltratar aos animais e estabelecer sistemas e leis de honestidade e justiça.

Sendo assim, sistemas baseados em regras formuladas por seres humanos, sejam eles democráticas ou fascistas, capitalistas ou comunistas, estão fadados ao fracasso. O único governo capaz de equilibrar com êxito as necessidades individuais e comunitárias é um governo justo, fundado na crença em Deus.

Rabino Yacov Gerenstadt é coordenador do Instituto Gal Einai no Brasil. Saiba mais.

20
20