RECEITAS DA BRANCA

176_sabores_2.1

A carioca Branca Sister ensina como fazer bolo de batata com carne, quiche de alho poro e maças assadas diet, e ainda dá dicas e truques que ajudam a cozinhar melhor.


 

BOLO DE BATATA COM CARNE

176_sabores_2.2

Ingredientes:

500 gramas de batatas cozidas e amassadas, 300 gramas de carne moida, 1 gema, 4 colheres de sopa de queijo parmezão ralado (opcional)

Modo de fazer:

Refogar a carne com molho de tomate. Se quiser pode acrescentar algumas colheres de petit-pois. Amassar as batatas e forrar o fundo e laterias de um refratário com as batatas amassadas. Rechear com a carne. Cobrir com o restante da batata amassada. Pincelar com gema e polvilhar com o queijo. Levar a assar até dourar.

Obs:

Rende um refratário pequeno.


 

 QUICHE DE ALHO PORÓ

176_sabores_2.3
Ingredientes:

1 receita de massa para quiche
2 unidades de alho poro cortado em rodelas
50 gramas de manteiga com sal
50 gramas de queijo parmesão ralado
500 grs. de creme de leite fresco
5 ovos
Sal
Pimenta-do-reino
Modo de fazer:

Derreter a manteiga e juntar o alho poró. Refogar bem, juntar o creme de leite e os temperos. Quando começar a ferver nas bordas, desligar o fogo e juntar os ovos e o queijo. Rechear a massa e levar a assar em forno a 200° C, até que esteja firme.

Obs:

 


 

MAÇÃS ASSADAS DIET

176_sabores_2.4

Ingredientes:

2 maçãs verdes (ácidas), 4 colheres de chá de adoçante em pó (sucralose ou Tal e Qual), 100 ml de água

 

Modo de fazer:

Retire, cuidadosamente e tampa e o miolo das maçãs. Coloque 1 colher de chá de adoçante em cada miolo. Fure as maçãs com um garfo e coloque-as em um refratário. Coloque a água no fundo do refratário com 2 colheres de chá de adoçante. Leve a assar em forno a 150°C, até que estejam começando a murchar e amorenar. Pode ser servida quente ou fria.

 

Obs:

Ficam ótimas acompanhadas de algumas colheres de creme de leite light bem gelado.


 

DICAS, TRUQUES E CURIOSIDADES

 

Como fritar uma polenta para ficar crocante

A polenta frita fica mais macia e com uma crosta crocante se você passar na farinha de trigo antes de fritar.

- Como limpar vôngoles

Os vôngoles tem uma areia dentro da concha, que é muito difícil de limpar. Lave as conchinhas e coloque-as em uma panela com água, sal e uma pitada de açúcar. Tampe bem a panela e leve a geladeira por 24 horas. Neste período, os vôngoles vão “cuspir” a areia para fora. Escorra a água, lave bem e leve e cozinhe, em água fervente por 3 minutos, até que as conchas se abram e você possa retirar o molusco com facilidade. Essa dica preciosa é de Ronald Cavaliere.

- Como retirar a pele dos tomates

Faça um X na base dos tomates, com uma faca afiada. Em seguida mergulhe-os em uma panela com água fervente. Basta deixar alguns segundos. Retire e mergulhe-os em uma vasilha com água bem gelada. Retire a pele dos tomates puxando as pontinhas daquele X que você fez inicialmente.

- Como tirar o cheiro de seu microondas

Se o seu microondas ficou com cheiro da outra comida que você fez, coloque um refratário com água e meio limão dentro do forno e ligue-o na potência máxima por aproximadamente 3 minutos. Deixe o refratário esfriar dentro do microondas com a porta fechada.

- Como tirar o soro do creme de leite

Para separar o soro do creme de leite em lata, coloque a lata de creme no congelador, virada de cabeça para baixo, por cerca de 15 minutos. Desvire a lata, abra e o soro estará separado.

- Couve-flor branquinha

Para que a couve-flor fique branquinha quando cozinhar, coloque um pouquinho de leite na água do cozimento.

 


 

Branca Sister é carioca, formada em Administração de Empresas, com especialização em Psicopedagogia e sempre foi uma eterna apaixonada pela gastronomia. Já foi dona de um pequeno restaurante, de um bufê de sobremesas e, atualmente, trabalha com consultoria em gastronomia. É autora de dois livros, ambos sobre alimentação infantil. O primeiro, “Alimentação Infantil: um guia prático para as mães”, foi lançado pela Editora LTC em 1989. O segundo, “Socorro, meu filho não quer comer”, foi lançado pela Editora Campus-Elsevier em 2004

Fonte: www.receitasdabranca.com.br