HEBRAICA MEIO-DIA: DUO PIANO E PERCUSSÃO

194_hebraica_1.1

Dia 25 de agosto, no Teatro Arthur Rubinstein, com entrada gratuita, DUO Piano e Percussão com Heloísa Fernandes (piano) e Ari Colares (percussão).

O duo de piano e percussão formado por Heloísa Fernandes e Ari Colares apresenta no Teatro Arthur Rubinstein, dentro do projeto Hebraica Meio-Dia, o trabalho que vem desenvolvendo à partir das raízes da música do Brasil. A parceria entre Heloísa e Ari teve início em 2001.

O diálogo entre os dois aparece também nos álbuns “Fruto” e “Candeias”, de Heloísa, que revelam o forte envolvimento da pianista – durante seu processo de criação- com as melodias populares brasileiras, tema central da pesquisa de Ari.

O percussionista, além da relação íntima com a música instrumental paulista, sempre valorizou os fundamentos da música das culturas populares do Brasil, transpondo para o ambiente estético e trazendo as matizes brasileiras para um ambiente que, historicamente, mantém o jazz como principal referência.

No repertório deste show, o duo apresenta composições dos trabalhos de Heloísa e Ari, além de arranjos para esta formação de composições de Hermeto Pascoal,Caetano Veloso, Pixinguinha e Edu Lobo .


Heloísa Fernandes

Heloísa Fernandes vem desenvolvendo parcerias ao longo de sua carreira, com um contraste de nomes que dá, por si, a medida da originalidade de seu trabalho – entre eles estão Naná Vasconcelos e Cláudio Cruz, que fazem parte do seu primeiro álbum, Fruto, com direção artística do maestro Gil Jardim.

A pianista e compositora encontra sua maior inspiração nas raízes da música brasileira. A pesquisa das melodias populares brasileiras registradas por Mário de Andrade e colaboradores entre 1936 e 1938, às quais se dedicou, foram o ponto de partida para a criação de suas novas composições, registradas no segundo álbum, Candeias, gravado ao lado dos mestres Zeca Assumpção e Ari Colares.

Finalista do Prêmio Visa em 2001, ex-aluna de Paulo Gori e Gilberto Tinetti, Heloísa está construindo um trabalho sólido e de grande sensibilidade, realizando concertos no Brasil e exterior. Entre eles, destacam-se os solos no Spoleto Jazz Festival em Charleston, EUA, onde fez sua estréia internacional com grande sucesso e reconhecimento da critica especializada.


Ari Colares

Músico e educador especializado em percussão brasileira, ministra cursos e workshops por todo o Brasil e exterior. Leciona há 18 anos na Tom Jobim Emesp – Escola de Música do Estado de São Paulo.

Como percussionista já atuou em diversos países com importantes nomes da música mundial, como Naná Vasconcelos, Egberto Gismonti, Winton Marsalis, Monica Salmaso, Zizi Possi, etc

É membro dos grupos brasileiros A Barca e Abaçaí, e ainda do coletivo de músicos de vários países latino-americanos América Contemporânea. Esses dois últimos com o pianista Benjamim Taubkin. Faz parte, ainda, do trio de Heloisa Fernandes.

20
20