ROSH HASHANÁ – MENSAGEM DO EMBAIXADOR DE ISRAEL, RAFAEL ELDAD

195_especial_3.1

Mensagem de s. Exa. Rafael Eldad, Embaixador de Israel, à Comunidade  Judaica Brasileira, por ocasião do Ano Novo Judaico 5774  

195_especial_3.2

O Ano Novo está próximo e estamos todos fazendo um balanço do ano que se passou e preparando uma nova lista de objetivos a serem cumpridos no ano vindouro! Rosh Hashaná, o ano novo judaico, traz sempre a esperança de um novo e melhor recomeço, com muitas realizações, prosperidade e felicidade, tanto pessoal quanto nacional.

Alegramo-nos com as conquistas das relações diplomáticas entre o Brasil e Israel, embora saibamos que há pela frente um grande desafio, que é o de elevar essas relações ao nível do imenso potencial dos dois países. Isto requer muito trabalho, mas estou confiante de que junto aos inúmeros amigos que Israel tem no Brasil, alcançaremos esse objetivo.

Israel tem uma importante e combatente aliada que é a comunidade judaica brasileira, que prioriza não só a promoção dos valores culturais e espirituais judaicos, como também se preocupa com a segurança de Israel e vibra com suas conquistas.

Israel está vivenciando momentos significativos, onde por um lado, goza de solidez econômica e tecnológica muito grande, podendo-se afirmar que é um dos países líderes mundiais em ciência e tecnologia e, por outro lado, ainda luta para poder viver em paz e tranquilo, como qualquer outro país no mundo.

Não existe, no século XX, uma história de sucesso maior do que a de Israel. Quando consideramos as condições nas quais o país foi criado e as dificuldades que enfrentou e, ainda enfrenta e, ao vermos hoje um país vibrante, democrático e desenvolvido, ficamos admirados e orgulhosos.

Nestes dias foram retomadas as negociações de paz entre Israel e os palestinos. Desejo relembrar que o nosso objetivo maior é o de conquistar a paz e uma convivência pacífica com todos os nossos vizinhos.

Espero que o espírito de Rosh Hashaná e das festas inspire estas negociações para que elas avancem no caminho da criação de uma melhor realidade no Oriente Médio.

Desejo a todos os membros da comunidade judaica brasileira, que o ano de 5774 seja próspero e feliz, com muita paz e realizações, assim como de união e respeito mútuo.

Shaná Tová Umetuká e Shalom!

20
20