ROSH HASHANÁ, MUITO MAIS QUE O INICIO DO ANO – RABINO RUBEN NAJMANOVICH

Rabino Ruben'


Rosh Hashaná, o início ou princípio do ano, é o principio do ciclo anual do ano religioso judaico. Os dez dias que vão de Rosh Hashanáh (literalmente “cabeça do ano”) até Yom Kipur (o Dia da Expiação) são conhecidos como os “Dez Dias do Arrependimento”.

Estes são os dias mais solenes do ano, pois se trata do período em que, na imagem da tradição, todo mundo é julgado diante do Trono Celestial.

Todavia, por mais sério e solene que o Rosh Hashanáh seja não é sombrio. É o período do arrependimento – e da fé em que D’us aceita e perdoa os corações arrependidos.

No nome “Rosh Hashanáh” temos a chave para a compreensão do Novo Ano Judaico, e a natureza do julgamento de D’us nesse dia.

O Dia do Julgamento não foi chamado o primeiro do ano, ou o começo do mesmo, mas “Rosh”, a Cabeça do Ano. Nessa palavra há um grande significado.

Qual é a relação da cabeça com o resto do corpo?A cabeça é, naturalmente, o líder do Corpo. Todos os membros seguem a vontade da mente, como os homens obedecem à vontade de seu líder.

Num sentido mais profundo, porém, a própria vida e o poder de todos os membros estão contidos na mente. Mas na verdade, a fonte do poder e do movimento esta centralizada na cabeça, pois que cada porção do corpo está ligada, através de muitos minúsculos nervos, ao cérebro. Em suma, a mente contem tudo que pertence ao homem espiritualmente.

É a vida do corpo. A partir deste fato, podemos entender a natureza do dia do Julgamento, a cabeça de todos os dias do ano. Assim como a cabeça é a fonte e a raiz da vida e da força do corpo, também Rosh Hashanáh contem a fonte primeira de dia do ano novo.

Que seja Rosh,“cabeça”, Hashanáh,“do ano”, o começo de nossa mudança em nosso interior, que nos leve a um crescimento, que abandonemos o errado, que aprendamos do passado e não vivamos do passado, que costuremos fios de união e ligação com o Criador, e sem duvida deixaremos, de ser “pobres” para ser ricos.

TIZKU LESHANIM RABOT!!!

“QUE D’US LHES CONCEDA MUITOS ANOS DE VIDA”


RUBEN NAJMANOVICH – Rabino, Professor da Ciência da Religião, Mestre em Ciências Sociais e humanidades menção educação. Saiba mais.

rubenaj@terra.com.br

20
20