EXPOSIÇÃO “FUSÕES” DE GREGORIO GRUBER E DEBORA MUSZKAT

Abertura dia 9 de setembro, como parte das comemorações dos dez anos da casa.

 

Série de obras produzidas em dupla com os temas memória e resiliência integram a mostra que será inaugurada em setembro.

196_fique_2.1

O Centro da Cultura Judaica recebe, a partir do dia 9 de setembro, a exposição Fusões, assinada por Gregório Gruber e Debora Muszkat. A mostra apresenta obras nas quais os artistas trabalharam em conjunto por mais de um ano e integra as comemorações de dez anos da sede própria da instituição.

As telas retratam personalidades que têm, como traço comum em sua formação, valores essenciais à tradição judaica como a cultura no sentido de educação, a formação artística e a dedicação aos estudos. Dentre as cinquenta personalidades retratadas, destacam-se Hannah Arendt, Lucien Freud e Marina Abramovich. Estas foram protagonistas de seu tempo e colaboraram para transformar a História não somente da comunidade judaica, mas de toda a Humanidade.

O projeto foi idealizado a partir da maneira como Debora lidou com a convalescência de seu pai, que teve início em junho de 2012.Fusões parte de uma homenagem a ele – quem a artista considera um viabilizador de transformações fundamentadas em seus princípios, crenças e vivências.

Sob este aspecto, a mostra é também uma ode ao poder que a Arte possui em colaborar para que possamos nos compreender melhor e enfrentar nossos medos e angústias para, deste modo, superar as demandas incompreendidas de nossa existência.

Com fascínio por culturas distintas e pelas mais profundas emoções humanas, Gregório Gruber, que naquele momento concluía um trabalho para a exposição que realizou com Debora no Museu do Perfume, foi convidado pela artista a participar do projeto que ainda não havia tomado forma definitiva.

196_fique_2.2

A ideia inicial da homenagem ao pai de Debora evoluiu naturalmente para Fusões. O tema foi acrescido também por uma reverência ao desenvolvimento da cultura judaica em nossa sociedade atual, uma vez que esta tem como uma de suas características a fusão de culturas.

Refletindo sobre trabalhos artísticos coletivos ou em dupla que marcaram a História da Arte, Gregório e Debora observaram que, em determinados períodos, ocorre uma atração que potencializa a troca de informações. Parcerias como as de Pablo Picasso e Georges Braque, Auguste Rodin e Camile Claudel e, mais recentemente, o convite que Maria Bonomi fez ao público para participar de sua obra, são emblemáticas deste fenômeno.

No desenvolvimento do trabalho a quatro mãos, espontaneamente emergiu também a fusão de materiais e de linguagens. Tendo por suporte telas e papéis engessados, materiais como carvão, sanguínea, pastel, tintas a óleo e acrílica, que se somam, ainda, a recursos de colagem e fotografia para melhor expressar a essência de cada personagem em questão, compondo, assim, o perfil psicológico do retratado.

Durante o processo, ideias e materiais foram se misturando e se transformando, o que teve por resultado uma série de obras com características diferentes dos estilos individuais de cada artista.


Os artistas

196_fique_2.3

Debora Muszkat é formada em Artes Plásticas. Em sua primeira exposição, realizada em 1986, a artista deu início ao trabalho com reciclagem em vidro. Buscando sempre o aperfeiçoamento, em 1989, Debora aprofundou seus estudos na Faculdade de Arte em Vidro, na Inglaterra. Desde então, a artista vem expondo trabalhos elaborados com vidro em instituições como Secretaria de Estado da Cultura; Paço das Artes; MAM – Museu de Arte Moderna; MAC – Museu de Arte Contemporânea; Centro da Cultura Judaica e Projeto Escola Aprendiz. Apesar de ser mais conhecida por esculturas em vidro, correu em paralelo durante todos esses anos com o desenho e a pintura, menos apresentados em exposições, mas já exibidos no Brasil e na Inglaterra.

196_fique_2.4

Gregório Gruber é pintor, desenhista, gravador, escultor e fotógrafo. Possui iniciação e formação artística em Música e Artes Plásticas. Após viagens de estudos no exterior, realizou sua primeira exposição individual em 1974, no MASP, a convite do professor Pietro Maria Bardi. Após isso realizou dezenas de exposições no Brasil e no exterior. Com estágios de Artes Gráficas e Fotografia no Ateliê Mário Gruber, o artista passou a ministrar cursos de modelo vivo e a editar livros. Foi contemplado com o prêmio de Melhor Gravura da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA em 1976. Sua obra foi objeto de quatro filmes: O Gesto Criador (1977), eRetrato do Artista Quan do Jovem (1978), ambos de Olívio Tavares de Araújo; Uma Tarde com Gregório (1987), de Nelson Pereira dos Santos e Gregório (1992), do Instituto Itaú Cultural. Atualmente trabalha entre pintura, desenho, artes gráficas e assemblages.


Serviço:

 

Fusões
de Gregório Gruber e Debora Muszkat

 

Abertura: 9 de setembro de 2013 (às 19h30 – convidados/ 20h30 para o público)

Até: 9 de fevereiro 2014

Local: Centro da Cultura Judaica/1º andar

Horário de funcionamento: 3ª a domingo e feriados, das 12h00 às 19h00

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado da Estação Sumaré do Metrô)

Entrada gratuita

Mais informaçõeswww.culturajudaica.org.br

20
20