GASTRONOMIA COM SAÚDE – ZIVA BAHBOUTH

ziva

A berinjela é uma grande aliada na luta contra o colesterol e possui propriedades diuréticas e laxativas em razão de sua riqueza em potássio e fibras.

 

E nesta edição tem a receita de uma compota de berinjelas ao vinagrete de tomilho


BERINJELA

196_sabores_3.1

Benefício saúde

A berinjela tem muita água sendo por este motivo pobre em calorias. Ela é uma grande aliada na luta contra o colesterol e tem propriedades diuréticas e laxativas em razão de sua riqueza em potássio e fibras. Seu consumo contribui com a drenagem do fígado, do pâncreas e dos rins. As fibras (pectinas) que ela contém melhoram o trânsito intestinal, sem contudo agredir intestinos sensíveis.

 

Como escolher

Escolha uma berinjela de tamanho médio, de casca bem lisa e brilhante e de polpa bem firme.

 

Como conservar

A berinjela deve ser manipulada com cuidado. Ela conserva-se por uma semana no refrigerador e  congela-se melhor depois de cozida com outros legumes.

 

Você sabia?

Segundo estudos americanos, a berinjela teria a propriedade de limitar o aumento do colesterol no sangue e ajudaria também na proteção das artérias e na prevenção de doenças cardiovasculares.

 


Compota de berinjelas ao vinagrete de tomilho

3.2

 

MODO DE FAZER

1.       Preaqueça o forno a  210o C (termostato 7).

2.       Disponha as berinjelas e o pimentão inteiro em uma forma grande. Coloque no forno e deixe o pimentão cozinhar entre 15 e 20 minutos e as berinjelas em torno de 45 minutos, revirando-os durante o cozimento. Retire do forno e deixe esfriar

3.       Descasque os alhos e cozinhe-os no vapor durante 5 minutos. Abra-os ao meio e retire o bulbo.

4.       Abra as berinjelas, retire a polpa e com um garfo, esmague-a juntamente com o alho, o cominho, o sal e a pimenta. Guarde na geladeira.

5.       Tire a pele do pimentão, abra-o em dois, retire as sementes e corte-o em quadradinhos. Guarde no refrigerador.

1.       Prepare o molho vinagrete batendo o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta. Acrescente então o tomilho desfolhado.

2.    Com a ajuda de 2 colheres de sopa forme bolinhos com a berinjela amassada e coloque 3 em cada prato de maneira que formem uma rosácea. Espalhe o pimentão cortado por cima e tempere com o molho vinagrete de tomilho.

 

Informações dietéticas:

O tomilho e o cominho perfumam admiravelmente esta entrada,  sem que seja  necessário  fazer uso de gordura,  para que tenha um sabor agradável.


Ziva Bahbouth – Pesquisa permanente de assuntos relacionados com uma alimentação saudável. Saiba mais.

 

 

20
20