FLORIANO PESARO ALERTA SOBRE A REALIZAÇÃO DO ENCONTRO INTERNACIONAL EVOLIANO EM SP

224_especial_4

Em pronunciamento na Câmara Municipal no último dia 9, o vereador Floriano Pesaro alerta sobre o perigo e repudia a realização do encontro internacional evoliano em São Paulo (realizado nos dias 10 a 12 de setembro). Leia na íntegra seu discurso.


São Paulo está prestes a se tornar figura importante em um campo deprimente. Infelizmente, amanhã, São Paulo terá mais um marco.

Entretanto, desta feita, não será algo do qual poderemos nos orgulhar.

Afinal de contas, qual é o benefício de recebermos pessoas que advogam o negacionismo e a homofobia?

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de Setembro, acontecerá em nossa cidade o Encontro Internacional Evoliano, cujo movimento cultua Julius Evola, o líder do neofascismo. Não fosse só pelos evolianos, capazes de incitar a intolerância e o fascismo entre nosso povo tão sincrético em seus princípios, este Encontro traz como palestrantes duas figuras extremamente perniciosas para destilarem seus venenos entre nossos jovens.

Uma delas é o sociólogo Alexandr Dugin, conselheiro de Putin, que advoga a simples anexação de toda a Ucrânia, usurpando a independência de todo um país. Dugin é partidário de todo um conjunto de leis homofóbicas hoje vigentes na Rússia. O Encontro também receberá Alain Soral, um famoso sociólogo francês de extrema direita antissemita, com vários processos na França por antissemitismo declarado, e que eu não sei como consegue entrar em nosso país, tendo um ódio tão declaradamente exposto em tantos processos legais.

Os evolianos mesmos, em seu blog, negam o Holocausto como se fosse uma invenção dos seres inferiores.

Como podemos reagir a um evento destes? Denunciando aqui. Nesta casa que representa nossa cidade, alertando contra o perigo que isto representa.

Avisando todos os nossos conhecidos para que boicotem um evento destes, sabendo que lá, a democracia estará sendo pisoteada, pois este é um princípio que os evolianos não respeitam.

Tenho que confessar que me senti enojado ao ler os conceitos filosóficos nos quais se baseiam os princípios de superioridade de raça humana dos evolianos.

Para eles, seres humanos nem sempre são iguais e daí começa toda a sua evolução de pensamento. Aliás, eles contestam a Declaração Universal dos Direitos Humanos emitida pela ONU em 1948.

Como vereador de nossa cidade, e mesmo como pessoa consciente e amante da diversidade, eu não posso deixar de me manifestar contra um evento desta ordem.

Sei que a liberdade de expressão exige de nós uma amplitude desconfortável, mas pergunto-me qual é o limite do bom senso e quando é que a expressão torna-se incitamento ao racismo. É uma linha tênue e preocupa-me as insinuações, as piadas e o calor das discussões.

Amanhã, com um congresso destes a democracia ficará um pouco mais pobre em nossa cidade.

Que tenhamos eventos mais edificantes em nossa gloriosa São Paulo.


Floriano Pesaro – Sociólogo e Vereador.

20
20