AS MELHORES COISAS DO SHABAT – RABINO RUBEN NAJMANOVICH

Rabino Ruben'


Alguns pensamentos pessoais que fazem com que o Shabat seja um dia de destaque em todas as semanas.

Eis algumas respostas à pergunta, “O que é a melhor coisa do Shabat?”.

“Você pode focalizar o que realmente gosta de fazer no Shabat”.

“As noites… são bastante contemplativas. Para mim é maravilhoso chegar a casa sexta-feira de noite, vendo as velas acesas, cantando “Shalom Aleichem” e abençoando meus filhos”.

“O descanso. Logo que inicia o Shabat, eu descanso. Aquele sentimento de sexta-feira à noite realmente me dá um sentimento de repouso que realmente parece estar em toda parte”.

“A família. Sextas-feiras à noite estão todos juntos e a comida é tão especial porque todos comemos na mesma hora”.

“O que você sente depois de acender as velas: Uau!! É um sentimento de dever cumprido! Desse minuto em diante, são 24 horas de paz – 24 horas que me sinto a rainha, pronta para aproveitar tudo que preparei. Você sabe, nem me lembro de que fui eu que fiz a comida”.

“Cada um aproveita para ver e falar com o outro sem interrupções externas. Não têm reuniões, sem telefonemas, sem compromissos. Só nós”.

“O cochilo… não o sono físico, mas a ideia do que ele representa: Não tenho que ir a lugar algum! Sentados em volta da mesa, discutindo coisas triviais durante horas, interrompidos somente pelas canções nos faz sentir que é um dia de festa”.

“O Shabat te afasta do resto do mundo por um dia e te dá bastante energia para seres forte por mais três dias pelo menos…”

“O Shabat carrega a semana, a semana não carrega o Shabat”.

“No Shabat me sinto tão mais perto da comunidade, existe nesse dia um verdadeiro “estar com”.

“Eu me sinto verdadeiramente em outro mundo no Shabat. Ele faz com que me sinta separada, de um modo positivo, de minha vida cotidiana. Não uma fuga no sentido de sair correndo, somente, bem… parece que estou num oásis”.

“É o foco do cotidiano de minha vida que me deixa sobrecarregada”.

“Sexta-feira à noite. É a hora que me sinto mais protegida. Quando o Shabat está chegando, sinto uma abertura para algo muito mais espiritual”.

“Fazemos longos passeios no Shabat. Isto me traz um sentimento de controle sobre o meio ambiente e uma apreciação de nossas próprias fontes físicas”.

“Você pode comer e dormir… e isto já é uma “mitzváh”!

SHALOM!


RUBEN NAJMANOVICH – Rabino, Professor da Ciência da Religião, Mestre em Ciências Sociais e humanidades menção educação. Saiba mais.

 rubenaj@terra.com.br

20
20