“PEACE ON THE TABLE” NO ALMOÇO DE SHEILA MANN – POR GLORINHA COHEN

Mais um dos concorridos almoços conduzidos por Sheila Mann teve lugar em São Paulo, no bairro de Higienópolis, agrupando mulheres judias, árabes, muçulmanas e cristãs. A meta é propagar a convivência pacífica entre pessoas das mais diferentes raças através da culinária, E isto Sheila vem conseguindo através do POT – PEACE ON THE TABLE, projeto singular que vem ganhando cada vez mais espaço na cidade.

Hoje, o POT se tornou a grande razão de viver dessa judia formada em artes plásticas, nascida no Líbano e crescida em Israel, transformando-a numa ativista pela paz, principalmente entre árabes e judeus, já que é conhecedora das culturas árabe e judaica com fluência em ambas as línguas, o que a torna ainda mais próxima das duas comunidades. Sheila lançou no ano passado um livro de memórias e culinária denominado “ Culinária do Líbano a Israel”. Atualmente dá aulas de culinária em sua escola em São Paulo e palestras.

“A ideia surgiu quando, em 2013, incentivada pelo querido Sheikh Houssam Al Bustani, formei um grupo de mulheres judias e mulheres muçulmanas que começaram a se encontrar com o único propósito de se tornar amigas e demonstrar que a convivência entre os diferentes é possível e que, em vez de importar o modelo de conflito vigente em Israel/Palestina, nós brasileiras, podemos exportar esse nosso modelo. E as amizades foram se consolidando a cada encontro que acontece, em média, uma vez por mês”, explica Sheila.

E continua: “Compartilhar o alimento nos coloca no mesmo patamar que o outro, ou seja, somos iguais como seres humanos e precisamos comer para sobreviver. E em comum entre judeus e outros povos temos a culinária, por exemplo. Todos falam de paz, apoiam a paz, lutam pela paz. Aqui a ideia é comer a paz” .

Para se ter uma noção do naipe de mulheres que prestigiaram o almoço, basta dizer que lá estavam: Miriam Wasserman , Esther Schattan , Raouda Assaf, Reina Rafei, Helena Gerendstat, Sheila Mann, Sahar com Bassam Elkakkis, consulesa Alexandra Loras, Katy Borger, Norma Nigri, Zeinab Mourad, Camilia Mourad, Leila Alameddine, Icnal Yamout e Daniela Bousso, Lucia Violet Sequerra, Yael Steiner, Camilla Schahin , Carla Malouf , Vivian Samara , Raya e Silvana Mattar, Patricia Tolmasquin, Rebecca Tolmasquin e Abir Elkakkis .

Quanto ao cardápio – impecável do começo ao fim -, veja abaixo e saboreie com os olhos os deliciosos pratos apresentados naquela tarde como a salada tabbulé, kibbé frito, peixe assado com molho de tehiné, arroz com lentilhas, charutinhos de folha de uva vegetarianos, alcachofra recheada de carne, baba-ganuj, e como sobremesas, knéfé, maamoul de tâmaras e atayefs de nozes. Isto para citar apenas alguns deles.

Mas, o melhor mesmo é participar do seu curso de culinária libanesa e do próximo almoço. E através do email sheila@peaceonthetable.org você poderá ter mais informações sobre essa experiência inesquecível e saber mais a respeito do POT.

238_sabores_1_1Alexandra Loras, consulesa da França, e Sheila Mann.

238_sabores_1_2Miriam Wasserman , Esther Schattan , Raouda Assaf, Reina Rafei, Helena Gerendstat, Sheila Mann, Sahar com Bassam Elkakkis, consulesa Alexandra Loras, Katy Borger, Norma Nigri, Zeinab Mourad, Camilia Mourad, Leila Alameddine, Icnal Yamout e Daniela Bousso (em pé), e Lucia Violet Sequerra, Yael Steiner, Camilla Schahin , Carla Malouf , Vivian Samara , Raya e Silvana Mattar, Patricia Tolmasquin, Rebecca Tolmasquin e Abir Elkakkis (sentadas).

238_sabores_1_3salada tabbulé

238_sabores_1_4kibbé frito

238_sabores_1_5peixe assado com molho de tehiné

238_sabores_1_6arroz com lentilhas

238_sabores_1_7charutinhos de folha de uva vegetarianos

238_sabores_1_9alcachofra recheada de carne

238_sabores_1_10baba-ganuj

238_sabores_1_11knéfé

238_sabores_1_12maamoul de tâmaras

238_sabores_1_13atayefs de nozes

20
20