A COMEMORAÇÃO DO DIA DO HOLOCAUSTO EM SP E EM DIVERSAS CAPITAIS DO PAÍS

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto reuniu políticos de proa em torno da nossa comunidade. Veja aqui como foi em várias capitais do País e em São Paulo.


COMEMORAÇÃO EM SÃO PAULO, NA CIP

DIA DO HOLOCAUSTO EM DIVERSAS CAPITAIS: MG, RJ, RS, RN E PE



COMEMORAÇÃO EM SÃO PAULO, NA CIP

Por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP), promoveram no dia 25 de janeiro, na Congregação Israelita Paulista (CIP), um ato solene em memória às vítimas do Holocausto.

Além de lideranças judaicas e de sobreviventes do Holocausto, o evento contou com a presença de autoridades políticas, religiosas, comunitárias e diplomáticas, como a senadora Marta Suplicy, o ex-ministro Celso Lafer, a diretora do Instituto Lula, Clara Ant, os deputados Fernando Capez e Coronel Telhada, o presidente da OAB, Marcos da Costa e o presidente do Lide, João Doria Jr., cônsules e representantes diplomáticos de Israel, Itália, França, Alemanha, Portugal, Espanha, Irlanda Peru e Países Baixos. Também marcaram presença os diretores do KKL Brasil, Marcelo Schapo, José Luiz Goldfarb, Deborah Kamkhagi Supino, Ana Rosa Rojtenberg, Alexandre Chut e Tina Turkie, além de Dom Odilo Scherer e Dom Raymundo Damasceno além de representantes de outras religiões.

Também foram lembrados Ben Abraham e Aleksander Laks, sobreviventes falecidos em 2015. Miriam Necrycz, esposa de Ben Abraham, acompanhada da sua filha e netos, recebeu como homenagem um certificado de plantio de árvores das mãos do presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi. A organização ambiental também presenteou os demais sobreviventes com Hamsas.

Representando os cerca de 20 sobreviventes que participaram do ato, Rachela Gotthilf relatou os horrores que presenciou no Holocausto e alertou para a reedição do livro Mein Kampf de Adolf Hitler. “Eu vi com os meus próprios olhos o sangue vermelho com explosões no Gueto de Varsóvia. Eu vi levarem minhas amigas. Eu senti o cheiro das câmaras de gás. Sinto a obrigação moral de contar ao mundo e dizer em voz alta: eu estive lá. Peço a vocês, cidadãos do mundo, para que interfiram com tudo o que é possível para impedir a reedição deste livro”, disse.

A solenidade conduzida pelos rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein contou com o acendimento de seis velas em homenagem aos sobreviventes e com discursos de Bruno Laskowsky, presidente da Fisesp, do deputado Fernando Capez e da senadora Marta Suplicy.

“Muita gente pergunta o por que de realizarmos este ato todos os anos, e eu respondo que temos quatro motivos: primeiro por que o mal está presente na natureza e na história da humanidade, também por que quando o mal é banalizado ele passa a ser permitido, em terceiro pela nossa obrigação com o futuro e com a juventude, uma vez que as testemunhas vivas estão indo embora e por último faço o alerta de que o mal não vem de outro planeta. Ao fazer um acordo com o Irã, o mundo civilizado está fazendo uma aposta que põe em risco toda a região, o mundo democrático e em particular Israel”, declarou o presidente da Fisesp, Bruno Laskowsky.

Quem compareceu ao evento pôde conferir a exposição “Memórias do Holocausto”, com fotos, documentos e objetos cedidos pelo Museu Judaico de São Paulo, que também faz a curadoria da mostra, como cédulas de dinheiro do gueto de Theresienstadt e que mostram o personagem Moisés escondendo o mandamento ” Não matarás”, documentos de conversão emitidos pela igreja católica a judeus, a estrela amarela usada pelos judeus franceses no campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha, além de instrumentos médicos usados no campo de concentração de Vapmarca, na Romênia, entre outros.

O ato solene em memória às vítimas do Holocausto contou com o apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo, da Beth-El e Shalom, Unibes, KKL Brasil, Agência Judaica para Israel, Sherit Hapleitá e Museu Judaico de São Paulo.

Fotos: Eliana Assumpção

258_fc_2.1

Marcos da Costa, Guita Zarenczansky, Deputado Fernando Capez, Tatiana Kulikowsky, Bruno Laskowsky e Jairo Haber

258_fc_2.2

 Eduardo Wurzman, Bruno Laskowsky, Fernando Lottenberg, Claudio Lottenberg e João Doria Jr.

258_fc_2.3

 Fernando Capez, Ricardo Berkiensztat e o rabino Ruben Sternschein

258_fc_2.4

Eduardo El Kobbi, presidente do KKL Brasil, entrega para Miriam Necrycz um certificado de plantio de árvores em Israel.

258_fc_2.5

Miriam Necycz exibe seu diploma ladeada por Alexandre Chut, Eduardo El Kobbi, Marcelo Schapo, Deborah K. Supino e Tina Turkie.

258_fc_2.06

 Tina Turkie, Deborah Kamkhagi Supino, Edite Nekrycz Wertzner, Miriam Necrycz, Alexandre Chut, Benoir Toivy Wertzner e Eduardo El Kobbi.

258_fc_2.7

 Acendimento da quarta vela por Celso Lafer e George Leman.

258_fc_2.8

Claudio Lottenberg, Marcos da Costa e vereador Gilberto Natalini acedem a quinta vela.

258_fc_2.9

 Marta Suplicy acende uma das velas.

258_fc_2.10

Vista geral da CIP



DIA DO HOLOCAUSTO EM DIVERSAS CAPITAIS: MG, RJ, RS, RN E PE

258_fc_2.11

Em Belo Horizonte, o evento organizado pela Fisemg ocorreu dia 27. Entre os presentes, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; o cônsul-honorário de Israel, Sílvio Musman; O presidente da Fisemg, Salvador Ohana, os sobreviventes Thomas Venetier e Henry Katina.


258_fc_2.12

O Cônsul Honorário de Israel, Osias Wurman, entre os componentes da mesa na cerimônia no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, Bnai Brith e Museu Judaico organizaram um ato, com a presença do professor Renato Lessa, da Universidade Federal Fluminense.


258_fc_2.13

Ahmad Ali, Ricardo Breier e Rabino Guershon Kwasniewski na cerimônia em Porto Alegre.

Em Porto Alegre, também no dia 27, participaram o prefeito José Fortunati; o presidente da OAB-RS, Ricardo Breyer; o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto. Foram homenageados Bernard Kats, Curtis Henry Stanton, Max Wachsmann Schanzer e Johannes Melis, sobreviventes, e também o Grupo de Diálogo Inter-Religioso da cidade.

258_fc_2.14

Componentes da mesa na cerimônia em Natal. Foto: Cirn.

Em Natal, participaram do ato organizado pelo Centro Israelita (CIRN), o presidente da Câmara Municipal, Franklin Capistrano; o deputado Jacó Jácome, representando a Assembleia Legislativa, e Doutor Paulo, representando a Prefeitura do Natal.


Em Pernambuco, a FIPE organizou um ato em parceria com a Conib, com a presença da antropóloga Rita Ribeiro Voss, que preside o grupo ‘Mulheres de Kipá’; Moisés Monteiro Neto, professor da Universidade Federal de Pernambuco, e o promotor de justiça Maxwell Anderson Vignolli.

20
20