PARTICIPASAMPA – POR DANIEL ANNENBERG

263_especial_4_1

Resolvi  lançar  a  Rede ParticipaSampa, uma plataforma digital de conteúdo, aberta e colaborativa para debater propostas, soluções, necessidades e prioridades nas mais diversas áreas. Demos um passo inicial, criando uma página da comunidade no Facebook (facebook.com/participasampa/) para reunir amigos, estudiosos e todos que queiram participar ou acompanhar debates propositivos sobre a cidade de São Paulo.


Nos últimos tempos, tenho pesquisado e me aprofundado no tema cidades inteligentes, ou cidades digitais. O conceito é bastante amplo e dinâmico, e pode ser aplicado em diversas áreas, inclusive de forma transversal, passando por todas. A abordagem mais atual é a do “cidadão inteligente”, que sugere um elo bem próximo —que pode ser digital ou mobile— entre população e poder público. São vários projetos inovadores e criativos em todo o mundo, e diversos sistemas que, ao estabelecer uma comunicação direta entre cidadãos, gestores, vereadores, secretários, ONGs e empresas, cria novas oportunidades, abre caminhos para o desenvolvimento e a igualdade social, ao mesmo tempo em que deixa menos espaço para a burocracia e, por consequência, para a corrupção.

Na teoria, entretanto, tudo parece mágico. Quando a gente vê experiências e projetos e bem-sucedidos em outras cidades, como Melbourne, Barcelona ou Cingapura, chega a ser encantadora a ideia de replicar em São Paulo. Mas, antes, é preciso saber: o que precisamos fazer? O que já foi implantado mas não funciona e por que? É preciso contextualizar antes de lançar uma boa ideia, que precisa ser viável para não virar desperdício de recursos ou ação de marketing sem efeito real na vida das pessoas. É preciso investigar, com seriedade, o que os diversos grupos da população querem e precisam, como se comportam com as diversas ferramentas e, de fato, o que é prioritário nas várias “cidades” que há dentro da capital de São Paulo, uma megalópole diversa e de grandes dimensões.

Por isso, resolvi lançar, com apoio de alguns amigos e parceiros, a Rede ParticipaSampa, uma plataforma digital de conteúdo, aberta e colaborativa para debater propostas, soluções, necessidades e prioridades nas mais diversas áreas, além de criar elos importantes: entre pessoas, entidades, ideias, legisladores e gestores públicos.

Demos um passo inicial, criando uma página da comunidade no Facebook (facebook.com/participasampa/) para reunir amigos, estudiosos e todos que queiram participar ou acompanhar debates propositivos sobre a cidade de São Paulo. É, portanto, um espaço público, de todos. Vamos compartilhar, comentar, se posicionar e colaborar com esse projeto, que só faz sentido se for construído coletivamente.

Vamos pensar e trabalhar juntos por uma SP melhor!


Daniel Annenberg, sociólogo e gestor público, foi diretor-presidente do Detran-SP de 2011 a 2016 e é pré-candidato a vereador pelo PSDB nas próximas eleições.

20
20