UNIÃO DE VINTE ENTIDADES EM YOM HAATZMAUT

O evento União em Yom Haatzmaut vem ganhando mais força e maior participação comunitária a cada ano. Vinte entidades judaicas se uniram para comemorar os 68 anos da Independência do Estado de Israel, com uma extensa agenda de atividades que marcaram esta importante data. Apresentação musical no Colégio Renascença e harkadot (danças judaicas) na CIP e na Hebraica, cerimônia especial de Shabat na Comunidade Shalom, além de Shuk com especialidades da culinária judaica, Feira da Comunidade da Na’amat Pioneiras São Paulo, Exposições e Jantar do Azul e Branco, que aconteceram na Hebraica, fizeram parte da extensa programação cultural e festiva que aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio.

Um dos destaques da programação foram as apresentações do Mega Coral da Comunidade Judaica, com mais de duzentas vozes, sob regência do Maestro León Halegua, Sima Halpern ao piano, chazan Gerson Herszkowicz, solo de Regis Karlik e participação especial de Margot Lohn Kullock, que se apresentou na escadaria do Teatro Municipal e no Ato Solene que encerrou as comemorações.

A programação contou ainda com a Exposição dos quadros vencedores do Concurso WIZO de Pintura e Desenho Brasil – Israel, das fotos da Campanha “Eu Me Amarro em Israel” do Fundo Comunitário, dos 80 anos da CIP, além da Exposição Israel Tecnologia, da Wizo.

O Ato Solene, que lotou o Teatro Arthur Rubinstein de A Hebraica, contou com discursos de Avi Gelberg (presidente da Hebraica), Bruno Laskowsky (presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo), Fernando Lottenberg (presidente da Confederação Israelita do Brasil), Yoel Barnea (cônsul de Israel em São Paulo), Floriano Pesaro (Secretario de Desenvolvimento Social – representando o governador Geraldo Alckmin) e de Marcos Pereira ( Ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio). O vereador Gilberto Natalini também esteve presente. Em seus pronunciamentos, todos destacaram a importância das entidades judaicas trabalharem unidas e de como a diáspora é importante para Israel, um país com poucos recursos naturais, e que em 68 anos tornou-se um modelo de superação e um grande exemplo para o mundo.

“Tantas foram as vezes que estive em Israel, que já não consigo contá-las. Se minha agenda permitisse, iria todos os anos ao Estado Judeu, pois entendo a importância que o Estado de Israel tem para a tecnologia mundial, a economia e o comércio exterior. As portas do nosso ministério estão abertas às lideranças judaicas e ao Estado de Israel e vamos trabalhar para que Israel seja um dos primeiros estados a ser visitado pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Indústria e Comércio. Deixo aqui o meu compromisso de reforçar os laços comerciais com Israel”, destacou o Ministro Marcos Pereira, efusivamente aplaudido pelo público presente.

266_first_1_1Floriano Pesaro, Secretário de Desenvolvimento Social representando o governador paulista Geraldo Alckmin, Ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Marcos Pereira e Bruno Laskowsky

266_first_1_2Sheila e Leonor Szymonowicz e Fernando Lottenberg

266_first_1_3Fernando Lottenberg, Gilberto Natalini, Clarice S. Jozsef e Clarisse Edesltein

266_first_1_4Elisa Nigri Griner, Karen D. Sasson, Nancy e Fernando Lottenberg, cônsul Yoel Barnea, Floriano Pesaro e Sergio Rosenberg

266_first_1_5Apresentação de dança ao ar livre encantou a todos


IOM HAATZMAUT IN CONCERT NO RENASCENÇA

Como parte das comemorações dos 30 anos da Sinagoga do Colégio Renascença e para prestar uma homenagem ao Estado de Israel, seu diretor Jaime Cimerman recebeu com a galhardia de sempre para o Iom Haatzmaut In Concert. Foi um encontro emocionante engrandecido pela participação artística/musical de Regis Karlik, Richard Bauer, Daniel Grabarz, Dudy Slivskin, Ilan e Paulinho Fainzilber e Sabrina Shalom.

 

266_first_1_6Jaime Cimerman, diretor da Sinagoga

 

266_first_1_7Leon Feuerstein, João Carlos Martins e Marcelo Kauffmann

 

266_first_1_8Dudy Slivskin

 

266_first_1_9Ilan e Paulinho Fainzilber

 

266_first_1_10Dalia, Ariela, Daniel, Julia e Diana Grabarz

 

266_first_1_11Richard Bauer, Daniel Grabarz, Pedro Daniel Katz, Ilan Fainzilber, Regis Karlik, Sabrina Shalom, Dudy Slivskin e Paulinho Fainzilber.

 

266_first_1_12Gilberto Meiches

 

266_first_1_13Cônsul Yoel e Lucia Barnea

20
20