ENCONTRO DA WUPJ AMÉRICA LATINA REÚNE MAIS DE 200 PESSOAS EM SP

Judaísmo e Democracia no presente

Encontro regional da World Union for Progressive Judaism América Latina reúne mais de 200 pessoas em São Paulo

A diversidade de temas e a dinâmica adotada para as apresentações durante o 5º Encontro da WUPJ América Latina cativaram a plateia. Com o tema “A continuidade democrática como valor judaico”, foram realizadas atividades na Congregação Israelita Paulista (CIP), Unibes Cultural, Residencial Israelita Albert Einstein e A Hebraica, de 23 a 26 de junho.

“É importante mostrar que os propósitos das instituições da América Latina estão alinhados com a WUPJ Internacional”, afirmou a Chair Carole Sterling, enfatizando que se trata da maior entidade religiosa judaica no mundo, presente em mais de 50 países.

O presidente da WUPJ América Latina, Raul Cesar Gottlieb, apresentou projetos importantes na região, como um curso para formação de rabinos em Buenos Aires e a tradução para o português do Chumash – os Cinco Livros da Torá e parte do Livro dos Profetas – com interpretações à luz do judaísmo reformista.

“Decidimos adotar um formato diferente desta vez. Em vez de ter várias atividades paralelas, buscamos o objetivo de todo mundo aproveitar junto a troca de ideias”, afirmou Gottlieb.

Judaísmo e política

O Ministro Rabino Sergio Bergman, responsável pela pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Argentina, falou ao público em diversas ocasiões. Na abertura do encontro, esteve ao lado de Yaron Shavit, advogado e vice-presidente da WUPJ. No segundo dia, falou ao lado do rabino Roberto Graetz, presidente da Força Tarefa Yad B’ Yad, grupo que apoia as comunidades judaicas na região há mais de uma década. Nas duas oportunidades, a mediação foi da jornalista Mona Dorf. Por fim, Bergman participou de um bate-papo com jovens.

“A melhor coisa que eu posso fazer como ministro do Meio Ambiente do governo argentino é ser rabino. As questões técnicas podem ser observadas e cuidadas por pessoas muito bem capacitadas. Como rabino, eu tenho de ser um mestre e líder deste grupo com valores e uma direção clara a ser seguida”, explicou ao ser questionado sobre o que ele próprio define como “duplo ministério, o religioso e o de ministro de Estado”.

A respeito do judaísmo reformista, o Ministro Rabino Sergio Bergman ressalta a importância da prática comunitária. “Precisamos acabar com as denominações. No judaísmo e na vida em geral. Não precisamos sempre falar judaísmo reformista. Judaísmo é judaísmo. Nossa função é criar comunidades e deixar as portas abertas para quem quiser entrar. E essas portas também servem para que a gente se integre à sociedade ao nosso redor. Sem confundir integração com assimilação”, alerta.

Sobre a necessidade de atrair os jovens para as instituições judaicas, Bergman acredita que é preciso apostar no presente, conhecer o passado e pensar no futuro. “Mas o presente é fundamental. Se ficar só no passado, é só nostalgia. Se ficar só no futuro, é só expectativa. No judaísmo reformista, oferecemos aos jovens a possibilidade de questionar. Não temos respostas fechadas para tudo. Isso é difícil para algumas pessoas”, conclui.

Diversidade

Com palestras de até 13 minutos e mesas de discussão durante o almoço, os participantes do Encontro da WUPJ tiveram acesso a uma ampla variedade de temas, desde o funcionamento das instituições judaicas na região até a política internacional, envolvendo a Europa e Israel. Outros assuntos apresentados foram o papel da mulher e de homossexuais no judaísmo, a inclusão e a cobertura jornalística do Oriente Médio.

No total, foram mais de vinte convidados abordando até mesmo pontos dissonantes relacionados aos seus posicionamentos políticos, justamente como se define no conceito de “Democracia”.

A WUPJ

A World Union for Progressive Judaism, fundada em Londres em 1926, é o maior grupo de judeus religiosos do mundo. Os seus principais objetivos são criar uma base comum entre os seus constituintes e promover o Judaísmo Reformista em lugares onde indivíduos e grupos estejam procurando maneiras autênticas e modernas de se expressar como judeus. A WUPJ trabalha com congregações e comunidades em mais de 50 países, englobando cerca de 1.200 congregações Reformistas, Progressistas, Liberais e Reconstrucionistas e mais de 1,8 milhão de sócios por todo o mundo. Na América Latina, a WUPJ começou a ganhar força após uma visita de integrantes do grupo Força Tarefa Yad B’Yad à região, com o objetivo de desenvolver projetos de apoio às comunidades judaicas locais.

Veja abaixo alguns flagrantes colhidos nas várias entidades em que foi realizado o evento.

269_especial_3_1

269_especial_3_2

269_especial_3_3

269_especial_3_4

269_especial_3_5

269_especial_3_6

20
20