DANIEL ANNENBERG – SUA TRAJETÓRIA E TRABALHO POR UMA GESTÃO PÚBLICA TRANSPARENTE – POR GLORINHA COHEN

B

Sua mãe Debora Takser, viveu por cerca de quatro anos num kibutz (Guivat-Oz), no fim dos anos 1950 e início da década de 1960. Neste período, conheceu todos os cantos de Israel e serviu o exército israelense por um ano e meio. Antes disso, entretanto, ela já era bastante ativa na comunidade judaica em São Paulo. Seu avô foi o fundador do Hashomer Hatzair no Brasil. Debora também lecionou no tradicional Colégio I. L. Peretz, na Vila Mariana (SP), no final dos anos 1950. Mais tarde, de volta ao Brasil, casou-se com Sasha, seu pai, e teve dois filhos. Daniel é o mais velho e na infância estudou no Colégio I. L. Peretz, da Avenida Brasil.

“Vivenciei, em casa, durante toda a infância e adolescência, a atmosfera judaica — com todos os costumes e valores que nos norteiam, tais como a ética, a preocupação com o próximo e o envolvimento com as questões sociais. Carrego esta herança viva comigo, orgulhosamente, até hoje”, diz Daniel.

Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Daniel Annenberg fundou a Res Pública, consultoria em qualidade e serviços públicos, na qual atuou por cinco anos. Trabalhou ainda na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e como Assessor na Secretaria de Administração Federal. No início da carreira, foi Assessor da Secretaria de Administração e da Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde ajudou a criar o Guia de Serviços Públicos e do planejamento dos projetos referentes à Reforma Administrativa, Desburocratização e criação das Subprefeituras.

BDaniel é gestor público há 26 anos, trabalhou nas três esferas de governo e sempre pautou seu trabalho pela ética, melhorando processos e trabalhando para que cada cidadão tivesse um tratamento digno. Foi isto que ele fez ao criar o Poupatempo, que é o serviço público mais bem avaliado do Estado de São Paulo e referência mundial em qualidade no atendimento. E também aplicando toda esta bagagem nos últimos cinco anos como diretor presidente do Detran-SP, combatendo a corrupção, descentralizando trabalhos, capacitando os colaboradores, criando serviços eletrônicos e simplificando a vida das pessoas.

Ele foi o responsável pela implantação do chamado “Padrão Poupatempo” no Detran-SP, com amplo investimento em tecnologia e infraestrutura, criou mais de 27 serviços eletrônicos, instituiu a prova eletrônica, o que contribuiu muito para redução da corrupção. Criou canais de comunicação, tais como Disque Detran, Fale com o Detran, Ouvidoria e envio de SMS e cartas. Com um time muito competente criou a lei dos desmanches e desenvolveu um aplicativo que ajuda a identificar peças roubadas, o que reduziu o número de roubos de carro no Estado em 23% , garantindo maior transparência ao cidadão. E isso é só um pouco do que ele fez durante o tempo em que presidiu o Detran-SP (2011-2016), o maior órgão de trânsito da América Latina.

Candidato a vereador pelo PSDB, Daniel Annenberg milita a favor da gestão pública transparente que inova e oferece serviços de qualidade ao cidadão. E o que foi feito no Detran prova que a informatização pode muito bem ser aplicada a outros órgãos da administração pública, sempre visando facilitar a vida das pessoas.

A trajetória profissional dele comprova essa luta e o trabalho efetivo a favor da ética e contra a burocracia que, na prática, abre oportunidades para irregularidades.

20
20