INSTITUTO OLGA KOS LANÇA EXPOSIÇÃO E LIVRO DE RUBENS MATUCK

Evento, que aconteceu no Istituto Europeo di Design, em São Paulo, faz parte do projeto “Resgatando Cultura”.

O Istituto Europeo di Design (IED), em São Paulo, recebeu a exposição do artista Rubens Matuck. Ilustrador, pintor, escultor, desenhista e designer gráfico, ele trabalhou para diversos jornais e revistas, como O Estado de S. Paulo, Playboy, Claudia e EXAME, e ilustrou uma série de livros infantis, entre eles o “O Sapato Furado”, de Mario Quintana — obra que lhe rendeu, em 1993, o Prêmio Jabuti. Tanto a exposição quanto o livro “Diário dos Vestígios dos Dias”, de Jacob Klintowitz, sobre a vida e obra de Matuck e que foi lançado na ocasião, fazem parte do “Resgatando Cultura”. No projeto, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) edita livros sobre a arte brasileira com intuito de divulgar a diversidade cultural e artística do nosso país. Já participaram artistas como Takashi Fukushima, Marcello Grassmann, Ivald Granato, Inos Corradin, Mário Gruber e Guto Lacaz, entre outros.

Em contrapartida, os artistas visitam as oficinas de arte do Instituto, que promove por meio da arte e do esporte a inclusão de cerca de 3.500 pessoas com deficiência intelectual, como autismo e síndrome de Down. No caso de Matuck, ao longo de nove oficinas os participantes foram apresentados aos trabalhos e à trajetória do artista, assim como sua ligação com a natureza. Em um dos trabalhos, eles plantaram sementes e foram acompanhando e registrando, em um papel para aquarela, o crescimento das plantas. As atividades também contemplaram momentos de música e trabalhos corporais e sensoriais.

Sobre Rubens Matuck

Nascido em São Paulo, em 1952, o ilustrador, gravador, pintor, escultor, desenhista, designer gráfico e professor formou-se, em 1977, em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Frequentou ateliês de pintura de Aldemir Martins e Flexor; de gravura de Evandro Carlos Jardim e Renina Katz, e de escultura de Van Acker. Na década de 1980, completou a sua formação com cursos de fotogravura, com Thereza Miranda; de linguagem fotográfica, com Cláudio Kubrusly; de fabricação de papel artesanal, com Otávio Roth; e de pintura a óleo, com Jorge Mori. Entre 1968 e 1994, trabalhou como ilustrador para diversos jornais e revistas, como Última Hora, Jornal da Tarde, Folha da Tarde, O Estado de S. Paulo, Playboy, Visão, Exame, Claudia, IstoÉ, entre outros. Produziu logotipos, trabalhos de tipografia, além de ilustrações e capas para livros infantis. Em 1979, fundou a Editora João Pereira, em São Paulo, com Feres Lourenço Khoury, Luise Weiss e Rosely Nakagawa. Escreveu e ilustrou uma série de livros infantis, como O Cerrado, O Pantanal, A Amazônia, série de 1987; Tudo É Semente, 1993, com Carlos Matuck; Plantando uma Amizade, 1996; Aldemir Martins, 1999, com Nilson Moulin. Em 1993, recebeu o Prêmio Jabuti pela ilustração do livro infantil O Sapato Furado, de Mario Quintana.

Sobre o Instituto Olga Kos

www.institutoolgakos.org.br

Fundado em 2007, o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK) é uma associação sem fins econômicos, com qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve projetos artísticos e esportivos, aprovados em leis de incentivo fiscal, para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Além disso, parte das vagas dos projetos é destinada a pessoas sem deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e residem em regiões próximas aos locais onde as oficinas são realizadas. O Instituto Olga Kos conta com uma equipe multidisciplinar formada por artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, mestres em Karate-Do e Taekwondo, profissionais multimídia e pedagogos. As oficinas de esportes buscam incentivar a prática esportiva (Karate-Do e Taekwondo), estimular o desenvolvimento mo­tor e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Já as oficinas de artes buscam divulgar a diversidade cultural e artística de nosso país, expandir o acesso à cultura, incentivar o exercício da arte e desenvolver os canais de comunicação e expressão dos participantes, por meio dos programas: “Pintou a Síndrome do Respeito” e “Resgatando Cultura”. Todas estas atividades procuram garantir que a pessoa com deficiência intelectual reúna condições de participar de forma mais efetiva da sociedade da qual ela faz parte. Além disso, o IOK desenvolve a articulação de redes de apoio para geração de renda e inclusão no mercado de trabalho, por meio de parcerias com instituições que promovem o aprendizado de habilidades profissionais.

Fotos: Marina Arruda

278_first_2_1

278_first_2_2

278_first_2_3

278_first_2_4

278_first_2_5

278_first_2_6

278_first_2_7

278_first_2_8

278_first_2_9

278_first_2_10

278_first_2_11

278_first_2_12

278_first_2_13

278_first_2_14

278_first_2_15

278_first_2_16

278_first_2_17

 278_first_2_18

278_first_2_19

278_first_2_20

20
20