EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE….

E faz acontecer, como Leila Sterenberg, Marcelo Schapo, Dra. Carmem Barbas Valente, Thalyta Ern, Ester Proveller, Manu Lafer, Daniel Zajfman, Dany Schmit, Celso Lafer, Dr. Simão Pecher, Dr. Mário Grimblat, Luís Ernesto Lacombe, Rony Meisler, Marcelo Szpilman, David Hertz, Débora Bloch e Cláudia Costin, dentre outros.


LEILA STERENBERG APRESENTA EM SP O DOCUMENTÁRIO “CARTAS DA BESSARÁBIA”

281_FIQUE_3_1A jornalista Leila Sterenberg, da Globo News, veio a São Paulo para apresentar na A Hebraica o documentário “Cartas da Bessarábia”, uma produção dos canais Philos e GloboNews, que está disponível desde 4 de novembro, para assinantes da NET, Vivo, Globosat e Globo.com.Ela viajou à antiga Bessarábia – hoje República Moldova, terra de seus avós paternos, para realizá-lo. “Fui a primeira pessoa da família a voltar àquelas bandas, desde que meus avós saíram de lá nos anos 1930. Muitos judeus brasileiros vieram da tal Bessarábia, mas poucos são os descendentes que sabem onde fica e o que aconteceu com o lugar”, comentou Leila.

Durante o percurso de quase 2.500km de estrada e seis línguas diferentes, Leila conversou com os mais diversos personagens: tecelã, artista plástico, ciganos, filósofo, historiador, cientista político, jornalista e diplomata. Foram 18 dias percorrendo a Romênia e a Moldova. O documentário mostra ainda a região da Transnístria, local que dificilmente permite filmagens de estrangeiros. Pela relação de Leila com o lugar – sua avó paterna morreu lá – ela conseguiu entrar com sua equipe. Tecnicamente, a Transnístria é um país que não existe, pois se declarou independente em 1990, mas não é reconhecido pela comunidade internacional.


ALUNOS DA ESCOLA ALEF PRATICAM A TZEDAKÁ E FAZEM DOAÇÕES PARA A REVITALIZAÇÃO DAS FLORESTAS DE ISRAEL

281_FIQUE_3_2Durante todo o ano letivo, os alunos da Escola Alef puderam colocar em prática o importante preceito judaico da Justiça Social, sendo incentivados a colocar dinheiro na caixa de tzedaká de suas classes a cada Kabalat Shabat, às sextas- feiras. Impactados com os incêndios no final do mês de novembro que causaram o maior desastre ambiental da história de Israel, os alunos dos 4ºs anos, envolvidos no projeto Ichpat li – Eichut Hasvivá, decidiram direcionar o dinheiro arrecadado para contribuir com uma ação vinculada a este tema: a qualidade do meio – ambiente.O projeto escolhido foi a Campanha do KKL Brasil – Das Cinzas Ao Verde, criada como objetivo de colaborar no combate aos incêndios e no longo trabalho de revitalização das Florestas de Israel.

“Em menos de um mês tive a oportunidade de estar com esta turma por duas vezes. Foi um grande orgulho saber que todos estavam cientes de nossa Campanha, conheciam nossa mensagem e compreenderam seu significado”, declarou o diretor executivo do KKL Brasil”, Marcelo Schapo.


XXIII SIMPÓSIO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA DO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN

281_FIQUE_3_3Presidido pela pneumologista Dra. Carmem Barbas Valente, o XXIII Simpósio de Ventilação Mecânica reuniu no Auditório Moisés Safra 300 pessoas, dentre as quais o Dr. Marcelo Gama de Abreu, vindo da Alemanha especialmente para o evento.


THALYTA ERN CELEBRA SEU B-DAY COM UM GLAMOUROSO CHÁ DAS CINCO

281_FIQUE_3_4A elegante Thalyta Ern, empresária e administradora da Clínica Andy Ern, reuniu as amigas mais próximas para celebrar seu aniversário ao melhor estilo britânico, com um glamoroso chá das cinco, em Balneário Camboriú –SC. A bela antecipou a comemoração do seu b-day por motivo de viagem. A tarde sofisticada, contou com muitas delícias, música ao vivo, day spa com massagem relaxante para as convidadas e um bar com drinques personalizados. Créditos: Lu JP/ Xs Excess Comunicação


B’NAI B’RITH PARANÁ É HOMENAGEADA POR ATUAR CONTRA PRECONCEITO RACIAL

281_FIQUE_3_5A presidente Ester Proveller (terceira a partir da esquerda) entre as mulheres homenageadas com o diploma em memória de Zumbi dos Palmares por atuarem contra a intolerância racial e religiosa

A presidente da B’nai B’rith Paraná – Loja Chaim Weizmann – Ester Proveller, foi uma das homenageadas em memória de Zumbi dos Palmares, recebendo diploma do Instituto Luigi Barindelli (ILB), do Movimento MBEA – Mais Brasil Eu Acredito, com apoio da BPW Brasil e do Lions Clube Internacional. O evento aconteceu dia 1º/12, em Curitiba, no Auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias. Também agraciados com a mesma homenagem personalidades, formadores de opinião e Instituições, que trabalham contra a intolerância racial e religiosa. São eles:Fernanda Richa, secretária da Família do Paraná; Wagner Mesquita de Oliveira, secretário de Segurança Pública do Paraná; a desembargadora Maria Mercis Gomes Aniceto; José Augusto de Noronha, presidente da OAB/PR; Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, presidente da Comissão da Igualdade Racial e de Gênero da OAB/PR; os jornalistas Dulcinéia Novaes, Herivelto Oliveira e Maria Luiza Zill; o publicitário Marcelo Romaniewicz; Algacir Mikalowski, delegado da Polícia Federal; Eduardo Oliveira, gerente administrativo da Maternidade Materdei; Lutero Couto, empresário; Ozeil Moura Santos, cônsul honorário de Senegal; a yalorixá Dauzira Yagunã; a cantora Michele Mara Domingos, o refugiado haitiano Elisio Francisco Mendes e o refugiado africano Daniel Felice.


PRESIDENTE DO INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS DE ISRAEL PARTICIPA DO “THE BAR – SCIENCE ON TAP” NA A HEBRAICA

281_FIQUE_3_6Manu Lafer, Daniel Zajfman, Dany Schmit e Celso Lafer

Podemos adivinhar o futuro que a ciência nos proverá? “Atraímos cientistas jovens e notáveis, e depois os deixamos seguir a sua curiosidade, não lhes dizemos o que pesquisar. Mas garantimos que tenham todas as condições e recursos necessários para colocar em pratica todo seu potencial como cientistas de primeira linha”.

Assim falou o professor Daniel Zajfman, presidente do Instituto Weizmann de Ciências, um dos dez centros de pesquisa de maior impacto no mundo segundo rankings internacionais, durante o evento The Bar- “Science on Tap”, na A Hebraica paulista. A segunda edição deste inovador projeto consagrado em Israel, e que busca levar a ciência ao público em geral de forma envolvente e criativa em bares e pubs, contou com a participação especial do compositor e médico Manu Lafer, que já lançou 13 cds e um dvd e trabalhou com grandes nomes da música. Foto: Liane G. Zaidler


X CONGRESSO BRASILEIRO DE LASER

281_FIQUE_3_7Vindo especialmente de Manaus (Amazonas), o médico Simão Pecher participou do X Congresso Brasileiro de Laser realizado pela Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia em São Paulo, no Bourbon Convention Ibirapuera Hotel. Também estiveram presentes os Drs. Mário Grimblat, de São Paulo, e Haim Maitentag, de Israel. Todos na foto acima.


JORNALISTA DA REDE GLOBO LANÇA LIVRO SOBRE RAMO JUDAICO DE SUA FAMÍLIA

281_FIQUE_3_8Luís Ernesto Lacombe, jornalista da Rede Globo, lançou no dia 09 de dezembro, na Livraria Argumento (Leblon/RJ), o livro, “Carta de Elise – Uma história brasileira sobre o nazismo”. Na obra, ele conta a história de sua família pelo lado paterno: judeus alemães de sobrenome Heilborn. Lacombe escreveu a partir das cartas trocadas entre seu avô, Ernst, e os tios, primos, irmão e amigos que ficaram na Alemanha, mas principalmente com a mãe dele, Elise, bisavó de Luís Ernesto. Curiosamente, ele só veio a conhecer essa parte da história da família depois da morte, em 2006, da sua avó Lisette, carioca que foi casada com Ernst. Foram descobertas mais de 200 cartas do marido. O jornalista explica porque não usa o sobrenome paterno profissionalmente: “Quando cheguei à Rede Globo, em 1997, acharam que, já que eu tinha prenome composto, Luís Ernesto, um sobrenome alemão seria demais. Virei o Lacombe. Agora, volto com tudo ao Heilborn, no meu quarto livro”.


CLÁUDIA COSTIN VAI PRESIDIR CENTRO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

281_FIQUE_3_9

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas inaugurou o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais, que será presidido por Cláudia Costin (na foto com Ricardo Birenbaum), ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial. “Esse é um sonho antigo meu. O centro vai ajudar na idealização, no planejamento de políticas educacionais inovadoras, como formação de docentes e gestores, além de aconselhar prefeitos e governadores em política educacional”, destacou. O centro está associado ao Programa de Política Educacional Internacional da Universidade de Harvard e é o primeiro “think tank” brasileiro – organização que produz conhecimento para um determinado campo de atuação – para realização de pesquisas aplicadas e implementação de políticas educacionais inovadoras.


PRÊMIO “CARIOCAS DO ANO/VEJA-RIO” – Vários judeus receberam o prêmio “Cariocas do ano / Veja-Rio”: Rony Meisler, Marcelo Szpilman, David Hertz e Débora Bloch:

Negócios: Rony Meisler – Muito marketing, ações de impacto e um irresistível apelo carioca transformaram as roupas criadas por este engenheiro de produção em objeto de desejo entre jovens de todo o país.

Ciência: Marcelo Szpilman – Visionário e obstinado, o biólogo e especialista em tubarões levou dez anos para realizar o sonho de construir o Aquário Marinho do Rio, atração que é puro deslumbre na área portuária.

Filantropia: David Hertz – Criador da ONG “Gastromotiva”, projeto de transformação social através da formação para o mercado de alimentação, o cozinheiro que mobilizou os maiores chefs do mundo vai atuar no Rio pelos próximos dez anos.

Teatro: Débora Bloch – Ao comemorar 35 anos de carreira, a atriz brilha na peça “Os Realistas”, um pungente retrato das fragilidades e dos medos comuns a todos os seres humanos.

20
20