BIBI E TRUMP NO HISTÓRICO ENCONTRO EM WASHINGTON

284_fique_3_1Trump elogia Israel e encoraja os lados a buscar a paz

Eles falaram de relações calorosas entre os dois países e do tratamento injusto de Israel pelas organizações internacionais e um “mau” acordo nuclear iraniano; Netanyahu critica o “islamismo radical”; Trump pede ao PM para “reduzir os novos assentamentos”.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se reuniram recentemente na Casa Branca, pela primeira vez desde que o primeiro tomou posse.

Trump abriu a conferência de imprensa conjunta com um voto de incentivar um acordo de paz entre Israel e os palestinos. Mas o presidente disse que os dois partidos “devem negociar diretamente tal acordo”. Netanyahu acrescentou, “ambos os lados.”

“Os Estados Unidos vão encorajar uma paz e realmente um grande acordo de paz”, explicou Trump. “Vamos trabalhar muito nisto, muito diligentemente, mas são as próprias partes que devem negociar diretamente esse acordo”, acrescentou.

Trump reafirmou o “laço inquebrável” dos Estados Unidos com Israel. Ele chamou Israel de símbolo de resiliência. Ele disse que Israel enfrenta enormes desafios de segurança e está chamando o acordo nuclear do Irã, negociado sob o ex-presidente Barack Obama, “um dos piores negócios que já vi”.

O líder americano rompeu com seus predecessores sobre a ideia de um acordo de dois estados. Enquanto tal acordo pode ter parecido uma vez a “mais fácil das duas” opções, Trump disse que ele estaria aberto a alternativas se os dois lados propuserem algo melhor.

284_fique_3_2Questionado sobre dois estados ou outra solução para a paz no Oriente Médio, Trump respondeu: “Estou feliz com o que eles preferirem”.

Netanyahu disse que queria se concentrar em “substância” e não “rótulos”, quando questionado sobre o apoio a uma solução de dois estados para a paz entre israelenses e palestinos.

“Em vez de lidar com rótulos, quero lidar com a substância”, disse Netanyahu.

“Há dois pré-requisitos para a paz: primeiro, os palestinos devem reconhecer o Estado judeu … Segundo, em qualquer acordo de paz, Israel deve manter o controle de segurança primordial sobre toda a área a oeste do rio Jordão”, disse ele.

Trump também disse que gostaria de ver a Embaixada dos EUA em Israel se mudar de Tel Aviv para Jerusalém, mas observou que “estamos olhando para isto com muito cuidado”.

Netanyahu disse que não há “maior partidário do povo judeu e do Estado judeu do que o presidente Donald Trump”. O primeiro-ministro estava respondendo a uma pergunta da mídia israelense sobre os temores de que a administração “está brincando com a xenofobia e talvez com tons racistas”.

Netanyahu disse que conheceu Trump, membros da equipe de Trump e sua família por muitos anos. Isso inclui o genro de Trump e conselheiro sênior, Jared Kushner, a quem Netanyahu conheceu desde que Kushner era jovem. Netanyahu disse que ele acha que qualquer insinuação, caso contrário, deveria ser posta “para descansar”.

Trump também teve um momento para chamar e elogiar Sara Netanyahu. Ele também referenciou sua filha, Ivanka, que estava presente, ao abordar uma pergunta sobre o aumento do antissemitismo nos Estados Unidos. Ele disse que iria fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para parar o racismo.

Fonte: [http://www.ruajudaica.com%20]www.ruajudaica.com

20
20