DENISE MAZAFERRO ENCANTOU O PÚBLICO NA B’NAI B’RITH SP

A B’nai B’rith São Paulo recebeu Denise Morante Mazaferro para uma interessante palestra mobilizando o público que participou ativamente. Denise é autora do livro Longevidade – Os desafios e as oportunidades de se reinventar.
Em 2013 realizou uma pesquisa sobre como a mídia retrata o público idoso em suas campanhas. Constatou que, de modo geral, o idoso aparece como uma pessoa que olha para o passado, sem um presente e sem um futuro. E não era o protagonista da ação. Fatos que, como lembrou, não correspondem à realidade.
Aliás, não há nem mesmo consenso de como chamar esta fase da vida, destacou. Melhor idade? Cada um tem a sua. Velho? Ninguém gosta. Mas, de fato, a velhice começa aos 60 anos. Existe uma imposição de parecer jovem, na aparência, no uso das novas tecnologias, no dia a dia. “Na verdade, a opção é individual”.
Pela primeira vez em sua história a humanidade enfrentará uma situação com mais idosos do que nascimentos. Em 2060, 39% da população mundial terá mais de 60 anos.
Para Denise, a boa notícia, é que dessa forma os conceitos sobre velhice deverão mudar. Um novo olhar vai prevalecer.
O idoso tem desejos, tem opções. À medida que encontra limitações pela idade, pode buscar novas atividades.
O último filme que trouxe é da Alemanha, mostrando que a filha busca o pai em um Lar de Idosos para passar o Natal com a família e percebe que ele fica o tempo todo no celular. Descobre que seu pai tem uma namorada que ficou naquele Lar e por isso está triste e em contato com ela todo o tempo. Então vai buscá-la e este é o seu presente de Natal para o pai.
Qual era o produto, não lembro, mas a ideia é muito bonita e extremamente atual.
A mensagem de Denise é que o idoso não precisa aceitar as imposições da sociedade, pode escolher. Tem e terá cada vez mais voz ativa. Prêmios Nobel, governantes, escritores, cientistas, artistas, quantos não tem mais de 60 anos?

288_fique_2_1Denise Mazaferro e parte do público que assistiu à palestra na B’nai B’rith São Paulo

288_fique_2_2Henrique Goldberg, da Loja David Ben Gurion, Luis Gaj e Hans Bergmann ( presidente),
da Loja Bandeirantes, da B’nai B’rith Sâo Paulo, durante o evento

20
20