EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE….

E faz acontecer, como Fernando Lottenberg, Ilana Meiches, Debora Heller, Laura Hauser, Daniel Gerstler, Marco Candi, Alberto Diwan, Sebastian Wattenberg, Ilan Cuperstein, Ricardo Kluger, André Lajst, Ariel Krok, Miriam Smelstein, Raquel Coelho Dal Rio Silveira, Tzvi (Henrique) Szajnbrum, Manu Lafer , Nelson Faria de Oliveira, Israel Blajberg e Gabriel Zugman, dentre outros.


CONIB E FISESP PARTICIPAM DE ENCONTRO DO AMERICAN JEWISH COMMITTEE EM WASHINGTON

292_first_5_1

Uma delegação da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), liderada pelo presidente Fernando Lottenberg, participou nesta semana em Washington do Fórum Global do AJC – American Jewish Committee. A organização, fundada em 1906, recebeu em sua convenção os presidentes da Romênia e de Chipre, os ministros de Relações Exteriores da Itália, Áustria, Japão e Cingapura, a ex-ministra de Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, o filósofo francês Bernard Henry-Lévy e especialistas de diversas áreas, ligadas ao judaísmo e Israel.

O presidente da Conib falou sobre a situação política no Brasil e as ações da Conib nestes últimos meses, destacando a Missão Parlamentar que esteve em Israel em fevereiro, a aplicação da Lei Antiterrorismo e a mudança de datas no Enem, entre outros itens.

Na capital norte-americana, Lottenberg encontrou o embaixador do Brasil, Sérgio Amaral, o CEO do AJC, David Harris, e o correspondente do jornal Valor Econômico, Juliano Basile, que participou de um painel de jornalistas sobre a América Latina.

“Mais uma vez, a organização e a qualidade dos conteúdos apresentados durante o Global Fórum impressionaram. Pudemos estar em contato com figuras relevantes da política, do jornalismo e da academia, que apresentaram temas atuais com densidade. Também foi uma oportunidade de apresentarmos nossas questões e trocarmos informações com líderes comunitários de vários países, projetando a comunidade judaica brasileira no cenário internacional”, avaliou o presidente da Conib, Fernando Lottenberg.

Muitos jovens compuseram a delegação brasileira: Ilana Meiches, Debora Heller, Laura Hauser, Daniel Gerstler, Marco Candi, Alberto Diwan, Sebastian Wattenberg, Ilan Cuperstein, Ricardo Kluger, André Lajst, e Ariel Krok.


FAB PRESTA HOMENAGEM PÓSTUMA AO SARGENTO MAURICIO SMELSTEIN

292_first_5_2

O Dia do Especialista foi celebrado nas dependências do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) com a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão a 16 agraciados. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço.

Na foto o Brigadeiro Lourenço entrega a Medalha à Miriam Smelstein (foto), filha do Sargento Mauricio Smelstein, que serviu nas Bases Aéreas de Parnamirim e de Recife durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se apresentou como voluntário, na Escola Técnica de Aviação em SP, formando-se Sargento Especialista em Radio, tendo participado a partir de Natal e Fernando de Noronha de missoes em Zona de Guerra, nas operações conjuntas da FAB com a aviação americana no Atlântico Sul.


ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES FEDERAIS DO BRASIL REALIZA SEMINÁRIO EM ISRAEL

292_first_5_3

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com a organização israelense Voleh, realizou em Israel o seminário “Conhecendo o Sistema Jurídico Israelense”. A programação foi dividida em duas etapas: parte teórica, em Tel Aviv; e visitas oficiais, em Jerusalém. A organização foi de Raquel Coelho Dal Rio Silveira, diretora de Relações Internacionais da Ajufe, e Tzvi (Henrique) Szajnbrum, presidente e fundador da Voleh, entidade que tem como meta a simplificação do processo de imigração e absorção pela sociedade israelense.

Em entrevista ao boletim da Conib, Raquel contou que o interesse pela viagem “foi muito grande, o que tornou necessário um sorteio para definir as 50 vagas entre os 140 inscritos. A Ajufe tem mais de 40 anos e os membros mais antigos disseram que o seminário em Israel foi o melhor de todos os tempos. Israel ganhou novos fãs”.

“Ficamos muito impressionados com o sistema jurídico: um país recente, sem Constituição escrita, que consegue garantir muito mais direitos que o Brasil. O contato com o controlador-geral do Estado, cargo que não tem no Brasil, também foi muito importante”, afirmou. Ela também destacou o sistema prisional israelense: “Um espanto! Os detentos são reinseridos na sociedade!”, e o sistema de saúde: “Há transplantes de órgãos entre judeus e árabes, o que mostra que a paz é possível. Mas isso não é divulgado na mídia internacional”.

Na volta ao Brasil, os juízes pretendem aplicar no dia a dia as boas práticas que viram. “Nem tudo precisa estar escrito, não há cartórios em Israel. As bases são a confiança e os valores. É um país que serve de exemplo, tudo é recente e dando certo”, afirmou.


ESTREIA EM CURITIBA DO DOCUMENTÁRIO ESTRELA DE DAVID NO CRUZEIRO DO SUL

292_first_5_4Israel Blajberg e Gabriel Zugman

Aconteceu em Curitiba em 28 de maio mais um evento do CALENDÁRIO DE LANÇAMENTOS ESTADUAIS 2017, no âmbito do Projeto Estrela de David no Cruzeiro do Sul – Livro e DVD. O filme, apoiado pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil (AHIMTB) – uma ONG civil fundada em 1996 e sediada em Resende-RJ – é um projeto sem fins lucrativos e teve seu lançamento em 28 de novembro de 2016 no Forte de Copacabana – Rio de Janeiro.

A estréia em Curitiba realizou-se no Centro Israelita do Paraná, com a mesa composta pelo Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Alvaro Wolney Guimarães, Ten. Flores; Presidente da Federação Israelita, Isac Baril; Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército, Tenente Marcos Antonio Martins de Lima; Charles London, Presidente da Comunidade e os autores do livro e do DVD. Estavam presentes Israel Blajberg, Gabriel Zugman, o Tenente Marco Antonio Piloto Lopes, Diretor Cultural da AORE, Dra. Janaina Chudzik, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Profa. Vania Ergus, da Secretaria de Educação de Araucária e Coordenadora do Projeto Shoá, Dr. Ruben Formighieri, Presidente da Editora Positivo e membro da AORE, entre outros.

Foto: Daniel Mata Roque


MANU LAFER APRESENTA SEU NOVO DVD THE WORD, NA HEBRAICA DE SP

292_first_5_5

O cantor e compositor Manu Lafer lançou o seu novo dvd The Word, na Hebraica de São Paulo. O álbum, o 14º de sua carreira, foi acompanhado de um dvd. A maior parte do repertório consiste em versões em inglês feitas pelo próprio artista de obras de sua discografia. Existem também faixas inéditas, como a que dá nome ao dvd. A direção musical é de Howard Alden, guitarra de 7 cordas e banjo, autor da trilha de Sweet And Lowdown, de Woody Allen, acompanhado pelo piano de Ehud Asherie. No final do evento houve sessão de perguntas e respostas com a presença de Lafer e dos diretores do dvd Stefano e Filippo Capuzzi. (foto).


NELSON FARIA DE OLIVEIRA É O NOVO EMBAIXADOR EMPRESARIAL DO RIBATEJO NO BRASIL

292_first_5_6Presidente da Nersant Dra. Maria Salomé Rafael, Dr. Nelson Faria de Oliveira e o Secretário de Estado da Internacionalização Dr. Jorge Costa Oliveira

A Nersant organizou nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2017, em Santarém, o Encontro dos Negócios em Português que visou promover a realização de encontros de negócio entre empresários portugueses da Diáspora, empresários da CPLP e empresários portugueses.

O objetivo do evento passou por trazer empresários de vários mercados que visem encontrar parceiros de negócio na região ou analisar eventuais oportunidades de investimento/entrada no capital em empresas da região.

No âmbito deste Encontro, realizou-se um seminário sobre “O potencial da língua portuguesa no mundo dos negócios”, onde esteve presente o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

O potencial da língua portuguesa no mundo dos negócios, tema que dá mote ao seminário, foi debatido numa mesa redonda, onde estiveram presentes empresários de diversos países, nomeadamente Mário Nunes, do Canadá, Zito Ferreira, de Moçambique, Nelson Faria de Oliveira, do Brasil, Patrícia Marcelino, do Reino Unido e Alexandre Bray, do Luxemburgo.

Fonte: CIC – Centro Internacional de Cultura

20
20