SINAL VERDE OU VERMELHO – RABINO ARIEH RAICHMAN

295_história_5_1Hoje, podemos não ouvir um som do céu ou ver a nuvem em movimento, mas usando a nossa nuvem espiritual, o código da lei judaica, sabemos que temos uma luz verde.


Quando era para a nação judaica viajar de um local para outro no deserto, havia três sinais. Tinha a nuvem celestial que se dobrava na forma de uma viga em cima da tribo de Judá. Moshe anunciava para viajar. E houve o sopro das trombetas. Por que era necessário haver três sinais e por que esses três especificamente?

Sinais orientadores

Na vida, quando queremos tomar uma decisão importante, fazer uma mudança, procuramos o conselho de um guia ou amigo. Normalmente, é alguém que respeitamos e gostamos de ouvir. No entanto, obter o conselho muitas vezes não é suficiente para que possamos fazer um movimento proativo, pois a pessoa precisa sentir que a decisão é dela e não de outro. Esta fase da decisão é como ouvir a diretriz de Moshe para levantar acampamento.

A próxima fase é fazer os preparativos para a decisão final. Uma pessoa não pode decidir se casar com alguém sem falar primeiro com a pessoa. Há “chamadas”, arranjos, discussões que precisam ser feitas de antemão. Essas chamadas são representadas pelas trombetas que advertiram a nação: a viagem está chegando.

Depois de ouvir conselhos, fazer os preparativos para agir sobre a decisão, ainda permanece um vago sentimento no coração da pessoa de que talvez a decisão esteja incorreta. Talvez não deva mover tão rápido, ou trabalhar com tal pessoa, ou fazer dessa maneira. Para ter a sensação de tranquilidade, ela procura um sinal de D’us, como uma luz verde para avançar ou uma luz vermelha para recuar.

Sinal de D’us Hoje

A nuvem representava a presença divina que protegia o povo judeu. Hoje, a nuvem é representada pela halacha, o Código da Lei Judaica. Como o rabino Chiya bar Ami disse em nome de Ula “Desde o dia em que o Templo foi destruído, O Santo Bendito seja só tem neste mundo quatro Amot (cúbitos) de Halacha”. Portanto, antes de tomar uma decisão importante, deve-se analisar se está em conformidade com halacha.

Por exemplo, quem quer abrir um negócio, precisa analisar se este é um negócio kasher; ou seja, aquele que está em conformidade com os regulamentos locais, bem como os mandamentos de D’us (Shabat, sem juros para judeus, etc.).

Outro exemplo está na decisão de mudar de bairros ou cidades. Um jovem recentemente se mudou para o interior da Amazônia e está tendo dificuldade em manter as leis dietéticas judaicas. Está pensando em seu futuro, se deve ficar lá. Neste caso, a lei judaica afirma que ele deve se mudar para uma cidade que possa atender a todas as suas necessidades judaicas.

Hoje, podemos não ouvir um som do céu ou ver a nuvem em movimento, mas usando a nossa nuvem espiritual, o código da lei judaica, sabemos que temos uma luz verde.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.
Fonte: Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20