ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “HOLOCAUSTO – TREVAS E LUZ” NO MUSEU DO AMANHÃ

A exposição “Holocausto – Trevas e Luz”, realizada no Rio de Janeiro pelo Museu do Amanhã, em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba, poderá ser visitada até o dia 15 de outubro. Inaugurada pelo prefeito Marcelo Crivella, a mostra tem o objetivo de reforçar a necessidade de que aprender e recordar são ações fundamentais para que o Holocausto sirva como um alerta e um ensinamento para a atual e as futuras gerações.

“São imagens de quando os judeus, muito integrados à comunidade europeia, tinham suas lojas, frequentavam escolas. Outras, durante do Holocausto, quando eles perderam o direito de ir e vir e passaram a ser sistematicamente enviados para campos de concentração e eram assassinados”, explica Leonardo Menezes, gerente de exposições do Museu do Amanhã.

“Esta é parte da história da maior tragédia da história da humanidade. Milhões de pessoas exterminadas por puro ódio e preconceito. E é assustador pensar que hoje vemos discursos que incitam o mesmo tipo de pensamento”, destacou Alfredo Tolmasquim, diretor de Conteúdo do Museu do Amanhã durante a solenidade de abertura.

Também discursaram o prefeito Marcelo Crivella, Teresa Bergher, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilcemar Nogueira, secretária municipal de Cultura, Abraham Goldstein, presidente da Bnai Brith Brasil, Carlos Reiss, diretor do Museu do Holocausto de Curitiba, a sobrevivente do Holocausto Mira Gutfilen e o arquiteto André Orioli Parreiras, que detalhou o projeto do Memorial do Holocausto, em construção no Morro do Pasmado, em Botafogo/RJ.

Durante o evento, também houve homenagem a Freddy Glatt, presidente da Associação dos Sobreviventes do Holocausto/RJ. Recentemente, o Museu do Amanhã ultrapassou a marca dos 2 milhões de visitantes. Mais informações: acesse.

295_first_1_1Carlos Reiss, Freddy Glat, prefeito Marcelo Crivella, Herry Rosemberg e convidados

295_first_1_2Alfredo Tolmasquim, Carlos Reiss, Mauro Wainstock, Herry Rosemberg e Abraham Goldstein

295_first_1_3Osias Wurman, Teresa Bergher, Nilcemar Nogueira, prefeito Marcelo Crivella e Herry Rosemberg

295_first_1_4Freddy Glat e o prefeito Marcelo Crivella

295_first_1_5Abraham Goldstein sendo cumprimentado pelo prefeito Marcelo Crivella

295_first_1_6Freddy Glat usando da palavra


ASSISTA NO LINK ABAIXO A CVOBERTURA FEITA PELA TV GLOBO:

295_first_1_7

295_first_1_8

295_first_1_9

https://globoplay.globo.com/v/6032202/programa/

Fontes: Rua Judaica e ALEF NEWS


SOBRE A EXPOSIÇÃO “HOLOCAUSTO – TREVAS E LUZ”

295_first_1_10

A mostra ‘Holocausto – Trevas e Luz’ é dividida em três módulos, no espaço Galeria do Tempo, do Museu do Amanhã. No primeiro deles, o visitante é convidado a refletir sobre a tragédia por meio de uma cenografia temática, reproduzindo desde a típica câmara de gás dos campos de concentração a fotos de época marcantes e frases de impacto. Em seu segundo módulo, a exposição homenageia os chamados ‘justos entre as nações’, nome dado aos que correram riscos para salvar judeus perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial. O circuito termina com a exibição de trabalhos e redações feitos por alunos de escolas públicas sobre o tema “Museu do Amanhã”, que trata o Holocausto com ações de alerta para que evitar que a tragédia se repita.

Apresentação do PowerPointO Holocausto foi um triste capítulo na história da humanidade. Não muito distante. Iniciado com a ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha, em 1933, e intensificado durante a Segunda Guerra Mundial, consistiu na perseguição e no aniquilamento de cerca de 6 milhões de judeus pelos nazistas e seus colaboradores.

Um projeto de extermínio de um povo, amparado em sistemas burocráticos. Ciganos, pessoas com deficiência, homossexuais, negros, testemunhas de Jeová e dissidentes políticos também foram perseguidos por razões étnicas ou nacionais.

Mas mesmo em condições extremamente adversas, muitos conseguiram se refugiar em outros países, outros se rebelaram e pegaram em armas para lutar, e vários conseguiram simplesmente resistir e sobreviver.

295_first_1_12Foto Tomaz Silva/Agência Brasil

Na exposição, o público encontrará peças como o uniforme usado por Hercz Rosenberg em um campo de concentração. Ele veio para o Brasil após a Segunda Guerra. A mostra conta também com obras da premiada artista plástica Fayga Ostrower. São ainda exibidos trechos de depoimentos de sobreviventes do Holocausto coletados pela Fundação Shoah, criada pelo cineasta Steven Spielberg.

A exposição Holocausto – Trevas e Luz, realizada pelo Museu do Amanhã em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba, convida à reflexão sobre a importância da convivência, e sobre como queremos viver uns com os outros, hoje e amanhã.

295_first_1_13

Seu objetivo é reforçar a necessidade de que aprender e recordar são ações fundamentais para que o Holocausto sirva como um alerta e um ensinamento para a nossa e futuras gerações. Com isso, poderemos evitar e combater inúmeros genocídios e graves violações dos direitos humanos que continuam ocorrendo em várias partes do planeta, incluindo o Brasil.

É preciso promover a convivência e lidar com a diferença para que possamos seguir rumo a Amanhãs mais plurais.

Serviço:

Período: até 15 de outubro de 2017 – Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria fecha às 17h)
Ingressos: A mostra está incluída no valor do ingresso do Museu (inteira a R$ 20,00 e meia-entrada a R$ 10,00)
Museu do Amanhã: Praça Mauá 1, Centro – Lounge (2º andar) – Rio de Janeiro – Telefone: (21) 3812-1800


Fonte: www.museudoamanha.org.br

20
20