PALAVRA DO PRESIDENTE AVI GELBERG

295_hebraica_2_1Teremos netos macabeus?

A XX Macabíada, em Israel, chegou ao fim e eu ainda vivo uma turbulência de emoções. É grande a vontade de expressar os sentimentos vividos nestas duas semanas de competições em que afloraram com mais força a consciência sionista e o orgulho judaico.

A cerimônia de encerramento foi em Latrun, um local histórico de papel fundamental na reconquista de Jerusalém. Foi uma festa de cor e som, com o desfile dos milhares de atletas e muita alegria. Uma cerimônia final digna dos quinze dias da melhor e maior Macabíada de todos os tempos, durante a qual vivemos intensamente alguns dos mais caros valores judaicos como ledor vador, pais e filhos compartilhando momentos nas competições a satisfação da vitória se misturando à frustração da derrota em abraços fraternais e solidários que parecem brotar do fundo da alma.

É difícil descrever em palavras o Shabat realizado no Kotel com a presença dos cerca de quinhentos brasileiros envolvidos em uma comoção coletiva que somente um lugar como este é capaz de proporcionar. Como se fosse uma fotografia, ficou registrada na minha memória a imagem de Fernando Rosenthal, cuja emoção confirma e justifica que valem todos os nossos esforços.

Israel é um país maravilhoso, sempre em crescimento e vibrante, que nos ensina a acreditar sempre no possível: plantar no deserto, dessalinizar a água do mar, inventar e criar em todos os segmentos e áreas, manter uma conexão direta com D’us para todos, indistintamente.

Foi a grande oportunidade de conviver com milhares de judeus de cerca de oitenta países, principalmente em Haifa, para onde as delegações confluíram. Nossos jovens da Hebraica e de entidades do resto do Brasil vão levar Israel em seus corações para o resto das suas vidas e, com certeza, criar as novas gerações de macabeus.

Como nossos professores, técnicos e colaboradores viveram as mesmas situações, agora, com certeza, para eles tem ainda mais sentido trabalhar em uma entidade judaica e entender a história e os valores que carregamos.

Agradeço – e agradeço muito – a sensacional equipe que trabalhou de maneira incansável e com dedicação e competência inigualáveis, provando, mais uma vez, que juntos podemos fazer tudo. Não há limites. Agradeço ao Dório e ao Binho e, por intermédio deles, a todos os profissionais. Vocês são verdadeiros leões. Agradeço ao Sami, Fernando, Heitor, Sílvia, Bin, Saul, Alan, Frima, Ricardo, Schapo. Que time! Todá Rabá pelo privilégio de trabalhar com vocês.

Am Israel Chai

Chazak Ve’ematz

Shalom.


Fonte: Revista A Hebraica – agosto 2017

20
20