VOCÊ REALMENTE ACREDITA QUE A TORÁ É HISTÓRICA? – POR ARON MOSS

296_história_1_1Quando os especialistas acham que a Torá está muito avançada para a sua época, concluem que deve ter sido escrita mais tarde do que foi alegado. Quando estudo a Torá, concluo que ainda está à frente de seu tempo, porque foi escrita por D’us para todos os tempos e todos os lugares.


296_história_1_2

Pergunta:

Você ainda se apega à crença de que a Torá é Divina? Especialistas literários e historiadores compararam a Torá com outros escritos de 3.000 anos atrás (quando a Torá foi supostamente dada por D’us) e dizem que seu estilo não se encaixa na literatura desse período e deve ter sido escrita muito mais tarde. Como você pode ignorar um fato que foi cientificamente comprovado?

Resposta:

Você ouviu a piada sobre o recente estudo sobre sapos? Os cientistas tomaram uma amostra de mais de 100 sapos de várias espécies e fizeram o seguinte teste:

Eles colocaram um deles sobre uma mesa, posicionaram-se atrás e gritaram: “Salte!” O sapo saltou. Em seguida, eles cortaram uma perna, e novamente gritaram para ele saltar . Ele saltou, embora não tão longe. Eles então cortaram uma segunda perna e disseram para pular, e depois uma terceira, observando o sapo respondia, mas pulava distâncias menores. Finalmente eles cortaram a quarta perna e novamente griaram “Pule!”. Ficaram surpresos ao descobrir que em todos os casos o resultado era o mesmo. Mas dessa vez, o sapo não se moveu.

Conclusão: Quando você corta as pernas de um sapo, ele fica surdo. Está cientificamente comprovado.

Todos nós chegamos às conclusões as quais queremos acreditar. Quando os especialistas acham que a Torá está muito avançada para a sua época, concluem que deve ter sido escrita mais tarde do que foi alegado. Quando estudo a Torá, concluo que ainda está à frente de seu tempo, porque foi escrita por D’us para todos os tempos e todos os lugares. Mesmo as partes que parecem arcaicas e desatualizadas, quando explicadas em um nível mais profundo, possuem poderosas mensagens que muitas vezes sinto que estão falando diretamente para mim. São relevantes e inspiradoras, aqui e agora mesmo.

Muitos tentaram provar ou refutar a divindade da Torá. Nenhuma tentativa terá sucesso. D’us deseja que tenhamos liberdade de escolha. Se ouvimos a Sua palavra, não é pela força. Para manter o equilíbrio, sempre haverá argumentos válidos para desacreditar a Ele e a Sua Torá. Podemos escolher comprar esses argumentos, ou ver além deles. Então, quando nos abrimos para a mensagem da Torá, a escolha para fazê-lo está vindo de dentro.

D’us lhe deu uma missão. Como você responde a ela cabe apenas a você. Pode tornar-se surdo como um sapo sem pernas, ou dar um salto enorme em resposta ao seu chamado mais elevado.

http://www.beitchabad.org.br


RABI ARON MOSS ensina Cabalá, Talmud e Judaísmo prático em Sydney, Austrália, e contribui frequentemente com Chabad.org.

20
20