EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Fernando Lottenberg, Bruno Laskowsky, Yossi Shelley, Jayme Blay, Leonor Szymonowicz, Sara Wulkan,Myrian Mau Roth Z’L, Mariangela Nigro Vanzin , Wilton City Vasconcellos Jr. , Clarice S Jozsef, Flora Sheila Grinspan, Richard Rytenband, Nirlando Beirão, Ricardo Kotscho, Herodoto Barbeiro, Ayoub Kara, Rosana Hermann, Rabino David Weitman, Ricardo Berkiensztat, Edith Nekrycz, Ana Laura Brose Leyser, Sérgio Mamberti e Syvio Band, dentre outros.


EMBAIXADOR DE ISRAEL YOSSI SHELLEY PARTICIPA DE ALMOÇO ORGANIZADO PELA CÂMARA BRASIL-ISRAEL

298_first_5_1Fernando Lottenberg, Bruno Laskowsky, Yossi Shelley e Jayme Blay

Mais de 40 pessoas entre empresários brasileiros e israelenses, investidores, diretores da Câmara e lideranças da comunidade participaram de um almoço com o Embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, realizado pela Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria, no Restaurante Cantaloup.

O Embaixador fez uma pequena apresentação sobre o Estado de Israel, com dados sobre geografia, população e religião, destacando o milagre da água e os avanços em inovação. “Israel é um país pequeno, mas que investe em educação e em Pesquisa & Desenvolvimento, por isso vem se destacando no cenário mundial. Em relação ao Brasil, as economias são complementares, e um país pode ganhar muito com o outro. Priorizamos a exportação de tecnologia e fertilização e compramos carne, soja, café e açúcar, mas estamos trabalhando para equilibrar e essas trocas têm aumentado cada vez mais”, disse.

“O Embaixador Yossi Shelley é uma figura diferenciada. Ele tem uma verve, gosta de se comunicar com as pessoas e o que é mais importante, quer ajudar todo mundo a fazer negócios, destacou o presidente da Câmara Brasil- Israel, Jayme Blay.


A PIONEIRA MYRIAN MAU ROTH É HOMENAGEADA COM CERIMÔNIA DE HASKARÁ

298_first_5_2A família da saudosa Myrian Mau Roth Z’L realizou no último dia 05 de setembro uma cerimônia de Haskará em sua homenagem, na Sinagoga da Congregação Israelita Paulista. Considerada uma das maiores sionistas do ishuv paulista, ela faleceu no dia 20 de julho.

298_first_5_3Chaverot da Na’amat com Fernando Lottenberg

A cerimônia conduzida pelo Rabino Michel Schlesinger contou com homenagens do presidente da Conib, Fernando Lottenberg, e de Miriam Doris Lilienfeld e Rosa Helena Roizen, representando a Na’amat Pioneiras São Paulo e a Na’amat Brasil. Em suas falas, todos destacaram como Myrian sempre primou por ajudar o próximo, tanto em seu trabalho como assistente social, como em sua vida comunitária, mostrando a face mais bonita do judaísmo e sua conexão com Israel e agindo de maneira ética, justa e honesta.

Presidente honorária da Na’amat Brasil e chaverá das Pioneiras desde 1960, Myrian foi membro honorário do Congresso Sionista Mundial e representante da Na’amat em diversas instituições como Congresso Judaico Latino Americano, Conib, Fisesp e Organização Sionista de São Paulo e do Brasil. Entre os anos de 1992 e 1996 foi presidente de Na’amat São Paulo e entre 2000 e 2005 de Na’amat Brasil. De 1992 a 2005, Myrian representou as Pioneiras no Congresso Mundial da Na’amat Israel, no Congresso Mundial do Partido Avodá e no Congresso Sionista Mundial. Myrian idealizou e realizou grandes projetos em defesa do sionismo, das mulheres e do Povo Judeu. Figura inspiradora, esta grande ativista deixará saudades imensas e um vácuo que jamais será preenchido.


16º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO DE OTORRINOLARINGOLOGIA

298_first_5_4Mais de 3.000 pessoas e diversas empresas trazendo novidades tecnológicas estiveram no Congresso da Fundação de Otorrinolaringologia que aconteceu recentemente em São Paulo, dentre as quais o Centro Auditivo Viver representado pela fonoaudióloga Mariangela Nigro Vanzin e pelo seu diretor Wilton City Vasconcellos Jr. (foto). Em parceria com a Phonak, marca líder no mercado de aparelhos auditivos, eles apresentaram o novo aparelho auditivo recarregável, único no mercado, pois é isento de baterias.

“Ficamos muito felizes em poder trazer esta novidade para o mercado no Brasil como representantes da marca, exclusivos em São Paulo. Com certeza nossos pacientes terão inúmeros benefícios com a nova plataforma Belong e com os aparelhos recarregáveis, que além de práticos farão muito bem ao meio ambiente. “


O QUE FALTA PARA O BRASIL DECOLAR?

298_first_5_5Clarice S Jozsef e Flora Sheila Grinspan recebem Richard Rytenband, Nirlando Beirão, Ricardo Kotscho e Herodoto Barbeiro

“O que falta para o Brasil decolar? Esse foi o tema do Talk Show Beneficente realizado pela Na´amat Pioneiras e a Sinagoga Mishcan Menachem, que reuniu Heródoto Barbeiro (âncora e editor –chefe do JR News) e os jornalistas da Rede Record, Nirlando Beirão, Ricardo Kotscho e Richard Rytenband em um esclarecedor debate, no dia 03 de setembro, no Auditório do Colégio Renascença.

Durante quase duas horas, os jornalistas falaram sobre temas recorrentes em todos os debates Brasil afora, tais como o cenário político e as eleições em 2018, bem como o momento econômico e os impactos da atual crise.

“Assim como no Jornal Record News, reunimos uma equipe que representa a diversidade para discutir esse tema polêmico sobre “O que falta para o Brasil decolar?”. Acho que o debate foi muito rico e contribuímos para as pessoas saírem com uma visão mais crítica diante da diferença cultural que nos une aqui”, destacou Heródoto Barbeiro.

Já o economista Richard Rytenband procurou mostrar uma visão construtiva do país, destacando onde estão as fragilidades atuais da nossa economia, bem como as propostas para reverter essa crise, que segundo ele são: cortar gastos, encarar as despesas obrigatórias, resolver o problema previdenciário, descentralizar recursos e os principais pontos: diversificar a produção, investir em educação de base e aprender a trabalhar em equipe, em uma aliança entre pessoas, empresas e governos.

“A meu ver, há dois propulsores para fazer o Brasil decolar: confiança e credibilidade. Há um clima generalizado de desconfiança entre os agentes públicos e privados, e entre os representantes dos três poderes. Precisamos esperar menos dos governos e mais da mobilização da sociedade civil, com cada um fazendo a sua parte, para assegurar um futuro melhor para nossos filhos e netos. Eventos como o de hoje podem nos ajudar a encontrar as respostas”, destacou Ricardo Kotscho.

“Precisamos sair deste tom de lamuria que tomou conta do país e tentar apresentar propostas concretas, principalmente a partir de uma melhora na economia, e ver se a partir dessa melhora o país pode se reconstruir politicamente”, finalizou Nirlando Beirão.

“Idealizamos esse Talk Show com a proposta de que as pessoas saiam mais informadas e preparadas para enfrentar o cenário atual, em um evento onde tiveram a rica oportunidade de debater e compartilhar das informações de jornalistas que realmente entendem do assunto”, destacaram as organizadoras do evento, Clarice S. Jozsef, presidente da Na’amat Brasil e Flora Sheila Grinspan, da Sinagoga Mishcan Menachem


SUCESSO DO CHÁ BENEFICENTE DA NA’AMAT PIONEIRAS SÃO PAULO NO TERRAÇO ITÁLIA

298_first_5_6Leonor Szymonowicz e Sara Wulkan

Uma animada tarde regada a muito bate papo e com o sorteio de brindes maravilhosos. Assim foi o delicioso Chá da Tarde Beneficente realizado pela Na’amat Pioneiras São Paulo, no dia 14 de agosto, no Terraço Itália.

“Tivemos uma tarde maravilhosa com o propósito de poder suprir nossos projetos sociais e alcançar um público cada vez maior. O evento reuniu cerca de 150 chaverot e convidadas que elogiaram a organização, a qualidade do serviço, além dos mais de 100 prêmios sorteados”, comemorou a presidente da Na’amat Pioneiras São Paulo, Leonor Szymonowicz.


BRIT MILÁ DE AARON, FILHO DE RENATA E SAMUEL KOIFMAN

298_first_5_7

No último domingo, dia 27 de agosto, foi realizado em Manaus/Amazonas, o Brit-Milá do filho de Samuel (Sassá) Koifman Carneiro da Cunha e Renata Latife Abugoche Levy. O bebê recebeu o nome de Aaron e é neto dos chaverim Myrian Israel Koifman e Sérgio Milititski Levy. O Brit- Milá é a marca por excelência que indica um sinal que liga este ser com a comunidade de Israel, como uma introdução ao pacto de Abraham com D’us. O menino é declarado oficialmente judeu no ato do Brith-Milá. Fonte: CIAM


PARLAMENTARES BRASILEIROS DEMONSTRAM APOIO A ISRAEL

298_first_5_8Aconteceu em Jerusalém a cerimônia de troca de bandeiras entre Brasil e Israel. O objetivo foi estreitar os laços de amizade entre os dois países. O ministro da Comunicação de Israel, Ayoub Kara, representou o governo na cerimônia.

O evento contou com a participação de um grupo composto por autoridades políticas, que também plantaram árvores pela paz de Israel e do Brasil. A delegação foi formada pelos deputados Carlos Gomes (RS), Rosângela Gomes (RJ), George Hilton (MG), Deputado Rocha (AC), João Henrique Caldas (AL), Rafael Motta (RN) e Mariana Carvalho (RO). O evento foi organizado pela Comunidade Internacional Brasil e Israel, em parceria com a Embaixada de Israel no Brasil.


LÍDERES RELIGIOSAS DEBATEM A VISÃO FEMININA SOBRE A PAZ

298_first_5_9A jornalista Rosana Hermann (ao centro) com as representantes das diversas religiões

O evento “Unidas Pela Paz – Um Diálogo Inter–Religioso”, organizado pela Na’amat Pioneiras São Paulo, reuniu em 27 de agosto seis mulheres de diferentes religiões para debater diferentes visões sobre a paz, com mediação da jornalista Rosana Hermann. Participaram a Rabina Fernanda Tomchinsky Galanternik (comunidade judaica), Monja Cohen (comunidade budista), Monica Buonfiglio (comunidade espiritualista), Nelly Boonen (comunidade católica) Pastora Merly Christina S. do Nascimento (comunidade evangélica) e Paloma Awada (comunidade muçulmana).

O debate levantou temas como o papel da mulher nas suas comunidades, como reagir às diferentes formas de violência e provocação, os “haters” e o novo discurso de ódio na internet, o exercício diário em busca da paz, e as responsabilidades de uma líder religiosa, entre outros.

“O papel da mulher nas religiões está mudando. Não é apenas aquela que serve aos pastores, rabinos e monges, mas têm um papel efetivo na transformação, no estudo e na divulgação dos ensinamentos. Já houve épocas em que as religiões brigavam muito por seus dogmas, mas hoje estamos todos interligados e acreditando que é muito melhor cooperar na construção da paz”, destacou a Monja Cohen.

Para a rabina Fernanda, “estamos vivendo um momento em que as mulheres vêm conquistando novos espaços dentro da sociedade e do mundo religioso. A mulher consegue enxergar por vários ângulos e é muito importante que a voz feminina comece a se destacar nos diálogos pela paz”.


SHERIT HAPLEITÁ DE SP É INTEGRADA AO MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA

298_first_5_10Rabino David Weitman, Ricardo Berkiensztat e Edith Nekrycz, filha de Ben Abraham. Foto: Fisesp.

A Sherit Hapleitá, Associação Cultural e Beneficente dos Sobreviventes do Nazismo, entidade dedicada ao amparo dos sobreviventes do Holocausto e à divulgação das atrocidades da guerra, foi integrada ao Memorial da Imigração Judaica, com o apoio da Fisesp. A entidade, que foi liderada por Manfred Freifeld e posteriormente por Ben Abraham, estava em dificuldade após o falecimento deste último.

O Memorial da Imigração Judaica, criado em 2016, tem parte de seu acervo dedicada ao tema do Holocausto.


KKL BRASIL ANUNCIA VENCEDORES DE CONCURSO DE DESENHOS “50 TONS DE VERDE”

298_first_5_11Ana Laura Brose Leyser, do Colégio A. Liessin do Rio de Janeiro, Isabella Copelman, do Colégio Iavne de São Paulo e Voltaire Augusto Borges, do Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre, foram os três primeiros colocados do Concurso de Desenhos realizado pela entidade ecológica judaica KKL Brasil. Destinado a alunos de escolas judaicas, o concurso teve este ano como tema “50 tons de verde”. Os desenhos vencedores serão publicados no Luach 5778, o calendário do KKL Brasil.

“Foi extremamente gratificante recebermos tantos trabalhos maravilhosos, nos quais cada aluno expressou o cuidado do KKL com a terra, justamente no ano em que se comemora 50 anos de reunificação de Jerusalém. Este desafio foi pano de fundo da conscientização para a construção de um mundo melhor. A educação é sempre a melhor opção, e não há como falar em educação, sem render uma homenagem às escolas e aos professores”, destacou o diretor do KKL Brasil, Marcelo Schapo.


EVENTO DISCUTE IMIGRAÇÃO E LITERATURA JUDAICA EM SP

298_first_5_12O Memorial da Imigração Judaica realizou um seminário que discutiu a importância da imigração e da cultura judaica para o Brasil. Com o tema “A expressão da Literatura iídiche na imigração judaica para o Brasil”, o evento contou com participação do ator e diretor Sérgio Mamberti e foi mediado pelo professor Syvio Band.

Utilizada por comunidades judaicas na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Bélgica, Israel, Brasil e diversos outros países, a literatura iídiche foi desenvolvida no século 19 e hoje é considerada parte do patrimônio cultural dos judeus brasileiros. Os judeus ultra-ortodoxos, que em sua maioria vivem em Nova Iorque e Israel, são os que mais fazem uso desse idioma, que nasceu do dialeto utilizado por uma família indo-europeia. Ela é escrita com caracteres do alfabeto hebraico moderno e em sentido oposto ao da escrita ocidental, sendo lida da direita para a esquerda. Calcula-se que um grupo de 1 milhão a 3,2 milhões de judeus fala o iídiche.

O Memorial da Imigração Judaica está localizado na Rua da Graça, 160, no Bom Retiro, região central de São Paulo.
Fonte: g1/globo.com

20
20