37º FESTIVAL DE DANÇA CARMEL – SENTIMENTO NA PONTA DOS PÉS

Belibi (No Coração) é o tema escolhido para o 37º Festival de Dança Carmel que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. Nesse período que antecede o evento, a confirmação da presença de três grupos de Israel, um da Argentina e um do Uruguai enche de ansiedade os organizadores.

299_hebraica_1_1O sucesso do show Chagim Ve Moadim Le Simchá ainda repercute entre os dançarinos

Quem frequenta o Centro de Danças da Hebraica está acostumado à montanha russa de emoções que envolve a organização do calendário de aulas e ensaios, dos acantonamentos e shows e especialmente quando se aproxima mais um Festival Carmel.

“Já começamos as reuniões de produção e cada comissão trabalha no detalhamento das ideias que surgiram desde a defi nição do tema”, comenta Nathália Benadiba, coordenadora geral e diretora artística do evento. A direção geral é de Gaby Milevsky, diretor superintendente da Hebraica.

299_hebraica_1_2O show principal do dia terá Jerusalém como tema

Coreógrafos e dançarinos tiveram o mês de julho para recarregar as baterias depois da maratona de ensaios para as apresentações do show “Chaguim ve Moadim Le Simchá” com o qual os grupos de dança do clube encerraram o primeiro semestre.

Em meados de agosto, os encarregados das áreas de produção e shows desenvolviam propostas de atividades e surpresas a partir do tema do festival. “Esta edição será calorosa e cheia de afetividade. Pensamos em um show exclusivo para dança de pares e convidamos coreógrafos e dançarinos a desenvolverem danças para apresentar nesse dia. Também teremos novidades no show das tnuot que agradarão os movimentos juvenis”, antecipa a coordenadora.

299_hebraica_1_3Grupos de dança começam ensaiar novas coreografias para o 37º Festival Carmel

Na programação, já está acertado que a noite de abertura será dedicada às danças massivas e que haverá um show em homenagem aos cinquenta anos de unificação de Jerusalém, no dia 9. “A cidade é o centro da tradição judaica, então será um espetáculo que tocará a todos, no palco e na arquibancada do Centro Cívico”, garante Nathália.

Os organizadores do Festival começam o mês de setembro com uma boa noção dos participantes da 37a edição. A lista de grupos participantes está quase completa. “Lehakot do Rio de Janeiro, Curitiba, Minas Gerais e Porto Alegre, das escolas, movimentos juvenis e sinagogas de São Paulo inscreveram os dançarinos e este ano teremos três grupos de Israel, um da Argentina e um do Uruguai. A possível participação de um grupo mexicano ainda é uma incógnita”, anuncia Nathália.

De Israel, vem o grupo Misgav, que já participou de três edições do Festival Carmel, assim como o markid (professor de dança) Sagi Azran, uma das estrelas no Carmel 360o. “O público pode contar com muitas novidades, já que o Misgav vai trazer, pela primeira vez, seu grupo sênior, com dançarinos entre 30 e 60 anos. Outra estreia será a do coreógrafo Lior Tavori que trará duas lehakot, uma que dirige em Holon, um bairro de Haifa, e outro de Natanya”, comemora a coreógrafa. (M. B.)

299_hebraica_1_3


Fonte: Revista A Hebraica – setembro/2017

20
20