AS ATUAIS AMEAÇAS NUCLEARES NO MUNDO – POR FLORIANO PESARO

301_ESPECIAL_3_1

O discurso veemente de ódio a Israel e o patrocínio dos grupos terroristas que atacam constantemente a nação judaica servem também para desconfiar do compromisso iraniano de não fabricar mísseis nucleares.


Num passado não muito distante de nossos tempos, o mundo foi submetido a uma iminente ameaça nuclear com a crise dos mísseis em 1962. Na época Cuba era totalmente dependente da antiga União Soviética.

Como consequência de uma infeliz tentativa de invadir Cuba por parte dos Estados Unidos, em 1961, na operação conhecida como Crise da Bahia dos Porcos, a União Soviética enviou mísseis nucleares para Cuba.

Então os Estados Unidos criaram um bloqueio naval ao redor de Cuba.

Com uma retórica beligerante de todos os lados, a ameaça nuclear alcançou níveis alarmantes e o mundo acompanhou perplexo e temeroso de que uma guerra nuclear estava próxima.

Ao final, um acordo foi conseguido entre o Presidente americano John Kennedy e o Presidente da União Soviética Nikita Kruchev e o perigo foi contornado.

Atualmente, no entanto, dois países, liderados por governantes assumidamente belicosos, Coréia do Norte e Irã, trazem de novo preocupantes e iminentes ameaças nucleares.

O líder absoluto e ditatorial da Coréia do Norte, Kim Jong Um, consolidou uma política completamente dissociada das outras nações do mundo. Seu regime autoritário, seu discurso raivoso e seu programa nuclear desafiam o bom senso e criam um temor mundial de que a Coréia do Norte possa precipitar uma guerra nuclear, de onde não se tem mais volta.

Sua insistência em realizar lançamentos de mísseis nucleares, apesar dos avisos contrários do resto do mundo, ratificam o perigo.

Especificamente o Japão, a Coréia do Sul, os Estados Unidos e Israel assistem perplexos a escalada dos riscos que o monólogo de Kim Jong Um cria.

De outro lado, o clima beligerante é alimentado pela retórica também agressiva do inconstante presidente Donald Trump. Com seu raciocínio desafiador e sua pouca disposição de diálogo com qualquer líder que ameaça verbalmente os Estados Unidos, o caminho para um acordo torna-se mais inviável.

Com o exemplo da crise dos mísseis de 1962, sabemos bem como a falta de uma ponte de conversações pode aumentar consideravelmente os riscos de uma guerra.

Assim como a Coréia do Norte, o Irã também apresenta sua face quando discutimos os perigos nucleares.

A administração de Trump, há poucos meses, conforme exigido pelo Congresso, afirmou que o Irã está em conformidade técnica com os termos do acordo feito em 2015 entre o Irã e os Estados Unidos, França, Rússia, Inglaterra, China e a Alemanha . Muitos democratas e alguns meios de comunicação, sem dúvida, analisaram isso como uma validação do acordo e uma repreensão de seus críticos – o presidente Trump incluído.

Mas a preocupação daqueles que se opuseram ao acordo nunca foi que o regime não cumprisse. A preocupação reside nas falhas fundamentais do negócio. O escopo do acordo é tão limitado e seus mandatos são tão diluídos que a conformidade iraniana não impõe um ônus real ao regime.

Assim, em vez de terminar com o programa nuclear do Irã, os mulás simplesmente reduziram o escopo. O direito de Teerã de enriquecer urânio é protegido e preserva centrífugas suficientes para construir uma arma nuclear. As exigências feitas pelos Estados Unidos para inspeções “em qualquer momento e em qualquer lugar” foram tolamente abandonadas. E para selar o acordo, no meio da noite, a administração Obama entregou US $ 1,7 bilhão em dinheiro como um pagamento de resgate ao regime iraniano.

O acordo fornece essencialmente a Teerã o tempo necessário para aperfeiçoar seu mecanismo de desenvolvimento de uma arma nuclear. E todos sabemos para onde tal arma será apontada uma vez que o regime aperfeiçoe essa capacidade – primeiro em Israel, depois nos Estados Unidos.

Mas o legado prejudicial do acordo do Irã é sentido mais agudamente hoje por causa do que foi deixado fora da mesa inteiramente. O Irã continua a desenvolver mísseis balísticos avançados. Ele apóia rebeldes no Iêmen e Bashar Assad na Síria, dando ao regime uma linha de vida crucial de homens e material responsável pela morte de centenas de milhares de inocentes. O país continua a ser o principal patrocinador estadual do terrorismo, apoiando grupos como o Hezbollah e até mesmo o grupo terrorista sunita Hamas. Para adicionar insulto à injúria, o financiamento do terrorismo pelo Irã continuou sem cessar, enquanto ainda deve bilhões de dólares norte-americanos por ataques a nossos cidadãos.

Livre de sanções, o petróleo iraniano está fluindo assim como o fluxo de moeda estrangeira. Os militares iranianos estão aumentando a compra de sofisticados sistemas de defesa aérea e outros equipamentos da Rússia. Há informações da inteligência alemã segundo as quais o Irã vem usando seu influxo de caixa para comprar tecnologia nuclear e de mísseis, desafiando as sanções e as resoluções da ONU. O acordo do Irã deu ao regime dos mulás o que mais precisava: dinheiro, tempo e espaço para respirar.

Os Estados Unidos, por outro lado, encontra-se preso em um acordo muito fraco para ser efetivo, mas suficientemente forte para amarrar nossas próprias mãos em negociações com Teerã. As sanções incapacitantes tão eficazes para levar os iranianos à mesa em primeiro lugar já não são uma ferramenta à nossa disposição, desde que o Irã permaneça em conformidade “técnica” com o acordo.

Uma rodada de sanções mais restritas impostas pela administração do Trump após testes de mísseis balísticos em fevereiro, foi um ponto de virada: mostrou que já não haveria um governo dos EUA comprometido a acomodar o regime e preservar o acordo. O Congresso também está trabalhando na aprovação de uma lei de sanções como consequência do desenvolvimento do míssil balístico do Irã, o apoio ao terrorismo, as transferências de armas e as violações dos direitos humanos. Estes são passos encorajadores, mas é preciso fazer mais. O discurso veemente de ódio a Israel e o patrocínio dos grupos terroristas que atacam constantemente a nação judaica servem também para desconfiar do compromisso iraniano de não fabricar mísseis nucleares.

Sabemos que o governo israelense foi enfático na denúncia do acordo e hoje estamos vendo quão profética foi sua posição.

Em um mundo livre que espera algum tipo de paz, estas duas ameaças devem ser consideradas como extremamente preocupantes e, como tal, devem ser veementemente combatidas.


Floriano Pesaro – Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Deputado Federal.

20
20