UMA MEDIDA DE CAROÇOS – RABINO NISSIM KATRI

302_história_4_1Quando compramos tâmaras nós nem pensamos sobre os caroços. Nós pensamos apenas no seu gosto doce. Assim deveríamos nos relacionar com as pessoas.


Existe um dito popular no Talmud que diz: “em duas medidas de tâmaras, há mais de uma medida de caroços”. Sim, nós compramos tâmaras com conhecimento pleno que há muito do que nós vamos rejeitar. De fato já que compramo-las pelo peso, nós estamos realmente pagando pelos caroços que nós vamos descartar. Por que fazemos isto? Porque nós gostamos das tâmaras suficientemente para aceitar os dejetos que vem junto com elas.

Infelizmente, nós não aplicamos este tipo de pensamento nos nossos relacionamentos com as pessoas. Podemos evitar algumas pessoas simplesmente porque elas têm um caráter particular que nós não gostamos. Estas pessoas podem ter muitas qualidades admiráveis que nos fizessem gostar delas, mas rejeitamos a pessoa toda por causa de algo que ela tem que pode nos aborrecer.

Sejamos sinceros. Quando compramos tâmaras nós nem pensamos sobre os caroços. Nós pensamos apenas no seu gosto doce. Assim deveríamos nos relacionar com as pessoas. O mestre chassídico Rabi Elimelech de Lizhensk compôs uma prece introdutória para a reza da manhã na qual ele ora para D’s: “ajude-me a ver as virtudes nas pessoas e não seus defeitos”.

Algumas vezes, somos motivados a ver defeitos nas pessoas porque isto inflama nosso ego. Podemos pensar que somos melhores que elas por causa de suas falhas. Podemos evitar isto construindo nossa autoestima.

Não temos necessidade de denegrir os outros para pensar melhor de nós mesmos.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20