POR QUE OS HOMENS FAZEM SEXO QUANDO NÃO QUEREM?

304_saude_3_1“Aceitar todas as oportunidades de atividade sexual é a maneira amplamente aceita de praticar a masculinidade,” disse Jessie Ford, da NYU.


Não quero, mas vá lá

“Embora as mulheres vivenciem uma carga maior de agressão sexual e assédio, homens heterossexuais também relatam sexo indesejável,” conta a professora Jessie Ford, do departamento de sociologia da Universidade de Nova York (EUA).

Ela se interessou pelo assunto e saiu em busca de explicações para essa prática.

Sua pesquisa indica que os homens têm sexo indesejável com mulheres por duas razões: para se adequar às expectativas de gênero e para evitar “interações incômodas”.

“Meus resultados indicam que os homens são motivados a ter sexo indesejável através de um processo no qual eles tentam evitar embaraçar a si mesmos ou suas parceiras e procuram se comportar de maneiras explicáveis. Em particular, os homens concordam com sexo indesejado porque aceitar todas as oportunidades de atividade sexual é a maneira amplamente aceita de praticar a masculinidade,” disse a pesquisadora.

O que os homens disseram

Em seu estudo, Jessie entrevistou detalhadamente 39 universitários racialmente diversos que inicialmente relataram ter tido uma relação íntima indesejável com uma mulher.

Suas explicações para a razão pela qual fizeram isso centraram-se em suas ideias mais amplas sobre gênero: como se supõe que os homens deveriam agir; o que os homens deveriam querer; e quais ações podem fazer os homens menos respeitáveis por sua parceira ou por outras pessoas.

De forma mais ampla, diz a pesquisadora, os homens simplesmente pretendem manter as interações sem traumas e evitar “causar estranheza”.

Os resultados foram publicados na revista científica Social Forces.

Ver mais notícias sobre os temas:

Sexualidade

Relacionamentos

Comportamento


Fonte: www.diariodasaude.com.br – Imagem: NYU

20
20